5 erros que atrapalham a locação de imóveis comerciais

5 erros que atrapalham a locação de imóveis comerciais

A locação de imóveis comerciais é uma ótima forma de empreender e ter resultados financeiros atrativos. Porém, alguns erros podem te distanciar do projeto, tornando o negócio mais difícil e quase inviável. 

Em seu último levantamento , o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) afirma que mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário segue em alta. Somente no mês de outubro, o valor médio de aluguel para salas comerciais era de R$ 4.540,18. 

Entre as regiões do Distrito Federal que mais se destacaram por sua rentabilidade no mês de outubro foram: Águas Claras com um aumento no rendimento de 0,82%  no aluguel de lojas e 0,78% salas comerciais; e Taguatinga, que se destacou na categoria loja com 0,69% e Brasília com 0,65% nas lojas e 0,49% de faturamento pelas salas comerciais. 

Sem dúvidas, a locação de imóveis comerciais se destaca como um empreendimento rentável e seguro. Com a movimentação do setor, é comum atrair o interesse de novos empreendedores. 

Porém, é importante se atentar a todos os detalhes do processo, para assim, evitar complicações e prejuízos. Por isso, confira agora, cinco erros que podem te impedir de ter sucesso no segmento.

Não estar atento às regras e condições

Para investidores do ramo de locação de imóveis comerciais é imprescindível estar atento às diversas regras e condições atreladas ao empreendimento.

Sendo assim, é necessário se organizar, planejar e, principalmente, estar alinhado às exigências do governo, no que se refere a impostos e declarações fiscais.

São muitos os detalhes que envolvem a gestão fiscal de imóveis comerciais. A Declaração de Informações s/ Atividades Imobiliárias (Dimob), Carnê-Leão e a Retenção de Imposto de Renda se destacam entre essas necessidades.

Por isso, o proprietário de empreendimentos imobiliários precisa conhecer todas as regulamentações, para que a rentabilidade não seja prejudicada pelo pagamento de multas desnecessárias.

No dia a dia, com as ocupações e tantos pormenores, é comum ficar confuso e se atrapalhar. Se for o caso, talvez seja o momento de pensar na contratação de uma imobiliária que preste serviço de gestão de imóveis. 

No geral, as imobiliárias ficam responsáveis por emitir anualmente a Dimob do contratante, mensalmente informações para que o locador possa emitir e pagar o carnê-leão e ainda administrar a Retenção de Imposto de Renda sobre aluguéis.

Essas são soluções que simplificam a locação de imóveis comerciais, já que um imóvel precisa estar muito bem regularizado no momento da locação. 

Não são todas as empresas que costumam fazer isso, pois não é uma obrigação! Aqui na Silveira, realizamos estes processos como um facilitador para nossos clientes. Garantindo que todo o processo ocorrerá corretamente, evitando problemas e surpresas futuras.

Quer saber mais? Gestão fiscal de imóveis: Como uma imobiliária pode te ajudar

Má administração da locação de imóveis comerciais

Há vários motivos que podem levar a problemas na administração de imóveis, mas um dos mais comuns é a inadimplência do aluguel. Segundo uma reportagem do Jornal Opção , um fator que gerou dificuldades na gestão foi a crise econômica por conta da chegada da pandemia do coronavírus.  

Além disso, é comum ter problemas com questões que envolvem a administração de imóveis, como: depredação de imóvel, problemas com vizinhos, problemas no momento de desocupação do imóvel, entre outros.

Ao realizar a negociação entre proprietário e inquilino, todas as cartas devem ser postas à mesa com o objetivo de conseguir o melhor negócio para ambos. 

O erro de muitos proprietários é acreditar que, por ser um imóvel comercial há menos chances de ocorrer esses problemas citados. Mas, dependendo da atividade do inquilino PJ, por exemplo, podem ocorrer problemas com “vizinhos”, ou também a depreciação do imóvel. E tudo isso irá influenciar diretamente em locações futuras.

Para minimizar os problemas de administração de imóveis , recomenda-se sempre ter atenção na produção dos documentos. Seja em relação ao laudo de vistoria, contrato inicial, revogação de contrato ou o fim deste. 

Perceba, muitos problemas que podem vir ocorrer posteriormente, podem ser sanados no momento da locação. Por isso, a administração correta é tão importante.

Realizar um contrato muito raso

O contrato de aluguel é o documento que oficializa o negócio entre inquilino e proprietário. Por isso, vale a pena investir em um tempo de reflexão, análise e negociação.

Desta forma, evitando problemas futuros com termos não bem resolvidos. As cláusulas devem prever todas as possibilidades, que envolvem a ocupação do imóvel: reformas, valores, manutenção, entre outros. 

Normalmente, nessas locações comerciais, os contratos são mais longos, o que de certa forma, traz a garantia de que o locatário permaneça no mesmo endereço por mais tempo. Sendo assim, todas as partes envolvidas na negociação precisam ser bem claras quanto a regras, prazos, carências e valores. 

Atenção para todos os detalhes nesse processo. Afinal, uma negociação mal feita pode levar a vários problemas. Por exemplo, o mau uso da propriedade, problemas com a vizinhança e outros tipos de prejuízos. Podendo causar problemas em uma futura contratação!

Por isso, o ideal nesse momento é contar com profissionais que possam facilitar toda a parte burocrática da negociação. Realizando todos os ajustes necessários antes de fechar o contrato do imóvel comercial. 

Não calcular corretamente o valor do aluguel

Você sabe qual o valor do seu imóvel, e de que forma isso influencia em quanto cobrar de aluguel? Esse é um erro comum e que pode ser responsável por prejuízos na locação de imóveis comerciais. 

Para precificar a mensalidade do aluguel é necessário levar em consideração itens como: quantidade de cômodos, tamanho, localização, etc.

Todas as especificações devem ser avaliadas com cuidado, para assim, atribuir um valor justo à propriedade. Outros fatores também devem ser considerados nesta avaliação, como: características, concorrência e imóveis semelhantes na região.

Para avaliar o imóvel e saber como precificar o ideal é solicitar a ajuda de um especialista. Afinal, é ele quem conhece o mercado, e sabe fazer a avaliação correta do imóvel, apontando qual o valor você deve ser cobrado para que o aluguel seja justo. Além disso, cuidando de toda a parte contratual do aluguel.

Não divulgar o imóvel de maneira correta

A divulgação faz parte do processo de gestão na locação de imóveis comerciais. Sendo assim, é importante divulgar o seu negócio, escolhendo os canais corretos para isso. Muitos serviços imobiliários oferecem esse suporte para te ajudar a alugar mais rapidamente o seu empreendimento. 

São pequenas estratégias: seja por anúncio no jornal ou na internet, que fazem a total diferença no resultado. Afinal, se seu imóvel não é visto, ele dificilmente será alugado. A estratégia de placas na fachada do imóvel também é muito eficaz.

Vale ainda utilizar o meio digital como forma de divulgação, pois, grande parte da população realiza sua pesquisa desta forma. Os portais imobiliários, por exemplo, se popularizaram de maneira muito veloz nos últimos anos e você deve fazer bom uso deles para um marketing imobiliário de alto nível. Alguns oferecem a opção de anúncios gratuitos, mas o mais relevante é caprichar na descrição e disponibilizar fotos com resolução elevada.

Aqui, podemos focar especificamente no público de empreendedores e empresários. Nós da Silveira, por exemplo, divulgamos muitos de nossos imóveis nas redes sociais, segmentando somente para empreendedores. A divulgação se torna muito mais assertiva, não é mesmo?

Neste sentido, há algumas estratégias que podem ser feitas para melhorar a segmentação e garantir que o imóvel seja locado mais facilmente.

Leia mais : Marketing imobiliário: 4 dicas para divulgar melhor seu imóvel

Como uma imobiliária especializada pode te ajudar na Locação de Imóveis Comerciais?

Para evitar sofrer com qualquer um desses erros, a administração e locação de imóveis comerciais necessita ser realizada com eficiência e profissionalismo.

Em especial para os proprietários que têm outras atividades profissionais, ou residem em outras localidades. Recorrer aos serviços de uma imobiliária em Brasília pode ser uma ótima alternativa para garantir performance. 

A imobiliária também pode auxiliar na vistoria do imóvel comercial, que irá apontar as condições que o estabelecimento está no momento de entrega ao inquilino.

O trabalho costuma ser detalhado contendo informações sobre: conservação; benfeitorias; infraestrutura como elétrica, hidráulica; existência de móveis; entre outros, inclusive com a apresentação de fotografias. 

Conclusão

Agora que você já sabe os principais pontos de atenção ao locar seu imóvel comercial, não deixe de conhecer os serviços da Silveira Imóveis. Sem os devidos cuidados, é possível ter sérios problemas judiciais como cair na malha fina, por exemplo.

O aluguel de imóveis comerciais é um ótimo investimento, mas sem os devidos cuidados pode se tornar um pesadelo. São vários os detalhes que devem ser considerados na gestão fiscal

A Silveira pode auxiliar você em todo o processo, com muito conhecimento técnico e jurídico. Ao deixar seu imóvel sob nosso cuidado, a empresa realiza diversos procedimentos para que tudo saia de modo completo e sem burocracias para o contratante.  

Temos uma gestão rigorosa para garantir todos os direitos às duas partes. Assim como, administrar imóveis em Brasília com excelência. Quer saber mais como podemos lhe ajudar?

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp