Informação, estudo, network e persistência são algumas palavras que definem o sucesso de um empreendedor em seus negócios. Veja algumas dicas que vão fazer toda a diferença!
- Tenha uma ideia corra atrás dela
- Estude
- Tenha um plano de negócio
- Encontre parceiros
- Cuide da experiência do cliente
- Se adapte
- Imóveis para locação como opção de negócios
A pandemia trouxe algumas mudanças para empreendedores no mundo todo, seja para os que já estão na ativa ou para quem ainda deseja abrir o seu negócio próprio.
Os iniciantes devem ficar atentos a alguns pontos na hora de começar um novo negócio. Já no caso dos mais experientes, é necessário pensar em alternativas a fim de se reinventar constantemente.
Quem já empreende e tem negócios formados, deve ter sentido o impacto das mudanças que ocorreram nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia. Muitos negócios não superaram a crise e se renderam ao fracasso.
Outros, conseguiram uma gestão eficiente e superaram todas as barreiras. Aqui na Silveira mesmo temos ótimos exemplos de negócios prósperos, que continuam crescendo em meio a tantas dificuldades. Um deles, que podemos citar, é a Drogaria Brasil, que somente em 2021 abriu uma nova loja por mês.
Agora, quem está iniciando o caminho empreendedor no momento, precisa necessariamente aplicar em seus planos de negócio um modelo totalmente novo, para que consiga prosperar a longo prazo.
Pensando nisso, é importante ouvir as dicas de quem entende do assunto, para ter sucesso e evitar o temido fim do negócio. Nós reunimos o que dizem alguns portais de empreendedorismo, para trazer até você um apanhado das melhores dicas, e com isso nunca ficar com seus negócios defasados ou parados no tempo.
O sucesso dos negócios depende exclusivamente de como ele é comandado. Direcionar os esforços das equipes – ou os seus – para ações que vão trazer melhores resultados é sempre o objetivo principal dos empreendedores.
Para conquistar um negócio próspero e sustentável, tenha sempre em mente essas 7 dicas:
1 – Tenha uma ideia e corra atrás dela
Uma das dicas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios é começar pela primeira etapa do processo de abrir um negócio, que é ter a ideia e na sequência, tomar a iniciativa. Parece muito simples e óbvio, mas muitas empresas vão à falência nos primeiros anos pela falta de prática das ideias que os empreendedores têm.
Pelo medo do fracasso, acabamos deixando de lado algumas ideias e as achando inúteis ou bobas. E na verdade, muitas vezes só podemos ter uma resposta colocando em prática aquilo que imaginamos.
A principal dica aqui é não ter medo de arriscar, e sempre planejar muito bem como seria a prática de suas ideias. Pode ser que algumas delas não deem certo, em contrapartida, o resultado de outras pode te surpreender.
Depois de planejar, tente arranjar algum meio de colocar em prática em pequena escala para fazer um teste e entender a receptividade do público frente à sua ideia. Nesta etapa já é possível entender se vai dar certo ou não.
Se você se surpreender com os resultados do seu teste, ou se ao menos este resultado trouxer o mínimo de lucro – e isso só você pode medir com sabedoria, invista seus esforços, corra atrás e faça acontecer!
Leia também: Conheça todos os tipos de imóveis comerciais e invista com confiança
2 – Estude
Como trouxe o portal iDinheiro, o conhecimento é fundamental para garantir a abertura e sustentabilidade de um negócio.
Portanto, a dica é que os empreendedores em potencial busquem leituras, cursos sobre empreendedorismo e gestão, munindo-se com o máximo de informações possíveis. Quanto maior a capacidade para gerir um negócio, mais segurança você terá para minimizar obstáculos.
E além dos pontos iniciais de um negócio, também temos que pensar em sua sustentabilidade, para que ele se firme no mercado e traga lucro a longo prazo. Estudar o mercado, o produto e os serviços que você pretende prestar também é de extrema importância.
3 – Tenha um plano de negócio
Segundo a revista Exame, outro passo fundamental é ter um plano de negócios bem definido. Que basicamente é um grande roteiro com informações desde a realização do pré-operacional até o dia a dia do empreendimento.
É importante que nele contenha todos os detalhes e metas a curto e longo prazo. Desde o produto/ serviço que você pretende oferecer ao mercado, planejamento de receitas e despesas, quantidade de funcionários, estratégia de vendas e previsão para alcançar o ponto de equilíbrio financeiro, por exemplo.
Leia também: Melhores bairros de Brasília para abrir um negócio
4 – Encontre parceiros
A dica do portal Siteware é encontrar e se aliar a pessoas que tenham o mesmo objetivo que você para fazer uma parceria.
Muitos empreendedores encontram dificuldades no mercado por tentarem atuar sozinhos. A questão é que, na maioria das vezes, sempre há parceiros que possam colaborar e impulsionar o crescimento. Trazendo benefícios para as duas partes.
A primeira dica aqui é encontrar negócios que possam ser aliados ao seu, complementando o que você oferece ao mercado, e fazendo com que a entrega final para o cliente seja ainda mais completa. Com isso, os negócios tendem a prosperar ainda mais.
Afinal, como iremos falar no próximo tópico, cuidar da experiência do cliente é sempre um ponto de atenção máxima. Afinal, são estas pessoas que vão definir o sucesso ou não dos seus negócios.
Fazer parcerias e aliados para melhorar essa experiência é sempre algo positivo.
A segunda dica deste tópico é, procure sempre por parceiros de negócios que sejam complementares e parecidos com você (e com sua empresa). Você precisa selecionar negócios que tenham os mesmos princípios e objetivos para que a parceria dê certo.
Não adianta nada você trabalhar em parceria com uma empresa que busca apenas o lucro e não pensa no cliente, se você entende a importância em pensar SEMPRE no cliente. Ou ainda, se um dos seus valores é respeitar a vida pessoal dos funcionários, e o seu parceiro nem sequer pensa nisso. Provavelmente a tratativa de vocês será muito diferente.
Você sempre vai respeitar o espaço dele, pois é um princípio que já coloca em prática. E ele não irá fazer o mesmo por você. Qual a probabilidade de essa parceria prosperar?
5 – Cuide da experiência do cliente
A Exame também listou algumas dicas para quem deseja ter sucesso nas vendas. Independente do online ou físico, é imprescindível que o cliente tenha uma boa experiência de compra, portanto, é fundamental torná-la o mais simples possível, além de dar atenção a fatores como tempo de espera.
Em qualquer área de atuação, a opinião do cliente sobre o seu produto ou serviço vai influenciar diretamente no consumo sobre ele. Por exemplo, se um consumidor tem uma experiência ruim com uma empresa, além de não voltar a consumir com ela, ele vai deixar de indicar a marca para outros consumidores. Ou pior, pode contribuir significativamente para a difamação desta.
Com os artifícios que temos no meio digital, como por exemplo o ReclameAqui, é muito fácil ter uma marca/ empresa difamada. E esse é um caminho sem volta!
Por isso, pensar na experiência do cliente é sempre de suma importância. Pesquise sobre o assunto e construa um relacionamento saudável com os consumidores.
6 – Se adapte
No GazzConecta, a líder no desenvolvimento de novos negócios e no apoio ao relacionamento humano da Sevensete, Rochane Soubhie, reuniu alguns passos a serem seguidos por empreendedores que desejam prosperar em 2021.
Para ela, em momentos de crise, é fundamental a rápida adaptação às mudanças. Sempre que possível, tenha um plano de crise, seja para momentos de possíveis falhas no planejamento ou até mesmo para situações extremas como uma pandemia. Não deixe para pensar no problema quando ele já aconteceu.
É importante fazer constantemente uma reavaliação das premissas de qualquer negócio e, se necessário, corrigi-las para manter-se em movimento. Equipes flexíveis se adequam melhores a novos cenários.
Alguns pontos comportamentais também podem ser muito positivos, como senso de prioridade, identificação e engajamento, já que possibilitam o sucesso nos resultados mesmo em momentos difíceis.
7 – Imóveis para locação como opção de negócios
Nós tratamos deste assunto constantemente aqui no blog, e não podemos deixar de colocar como uma dica de ouro para ter sucesso nos negócios em 2021.
Leia também: Investir em imóveis é mais vantajoso do que aplicações na renda fixa
Ter como uma fonte de renda o investimento em imóveis, virou uma opção para muitos empreendedores e investidores por diversos motivos. Mas, colocamos como uma dica para ter sucesso nos negócios este ano, pois além de todos os benefícios do crescimento no setor, esta é uma opção de renda que nunca desvaloriza e pode gerar um grande conforto em seu caixa.
O imóvel tende sempre a valorizar se for administrado com sabedoria. E para você que é empreendedor em outros setores, investir no setor imobiliário pode ser mais uma fonte de renda para colaborar nos planos do seu negócio:
- Você sempre terá uma fonte previsível de caixa;
- E para garantir ainda mais essa previsibilidade de caixa, a administração da imobiliária oferece uma garantia muito satisfatória, que é a opção de “aluguel garantido”. Você paga um pouco a mais na sua taxa administrativa, e independente se o inquilino pagou ou não o aluguel, você recebe o repasse no dia corretamente;
- Investimento que vai gerar segurança a longo prazo;
- Lucro em um setor que não exige muitos esforços. Você apenas recebe o faturamento, sem investir tempo diariamente para esta administração.
Por fim, a dica é: Fazer com que sua empresa seja uma investidora em imóveis pode proporcionar muito conforto financeiro. Todas essas instabilidades dos mercados geram preocupação aos empresários, e esta é uma ótima saída para ter uma renda garantida sem depender somente do setor em que você atua.
Aqui na Silveira Imóveis contamos com profissionais em constante capacitação, para te ajudar a explorar ao máximo os benefícios de locação de imóveis. Se gostou da ideia, entre em contato com a gente!