Conheça os Bairros Mais Seguros de Brasília
Dar um passeio pelas ruas da vizinhança sem ter medo é algo que todo mundo deseja. A capital é uma das cidades do Brasil com melhor infraestrutura, e os bairros mais seguros de Brasília não foram classificados desta forma à toa.
Com certeza, Brasília é uma das cidades mais atraentes para aqueles que procuram boa qualidade de vida. Por conta disso, a cidade continua atraindo moradores de todo o país. Em 2016, uma pesquisa da consultoria Mercer classificou Brasília como uma das cidades com a melhor qualidade de vida no país.
A capital tem uma excelente infraestrutura, alta segurança, visual moderno e integração com a natureza. Por todos esses benefícios, o estilo de vida excepcional da cidade é marca registrada. Se você já mora no DF e quer mudar de bairro, ou ainda, se pensa em criar ou expandir seus negócios, veja as informações sobre os bairros mais seguros de Brasília, e tome a decisão certa ao procurar um imóvel para alugar ou comprar.
Quais São os Bairros Mais Seguros de Brasília?
Brasília é relativamente segura em comparação com outras cidades brasileiras. No entanto, como em qualquer capital, alguns bairros são mais seguros do que outros. Aqui estão alguns dos bairros mais seguros de Brasília:
1. Asa Sul
A Asa Sul é um bairro de Brasília que consegue ser seguro e charmoso ao mesmo tempo. É uma região ótima para quem busca tranquilidade, mas não abre mão de comodidades em fácil acesso. Com suas ruas arborizadas e edifícios icônicos, é fácil entender porque a Asa Sul é um dos bairros mais desejados da capital brasileira.
Alguns dos pré-requisitos que tornam essa região uma das mais seguras da capital:
- Policiamento presente.
- Vigilância eletrônica.
- Iluminação adequada.
- Infraestrutura completa.
- Baixa taxa de criminalidade.
2. Asa Norte
Graças à presença de órgãos de segurança que atuam na região, a Asa Norte é um dos locais mais seguros de Brasília. Com duas delegacias, a sede e depósito do DETRAN, uma unidade especializada em atendimento a crianças e adolescentes e um Corpo de Bombeiros Militar, essa área está sempre pronta para lidar com qualquer situação de emergência.
E, para garantir a tranquilidade dos moradores, o policiamento na região é ativo e constante, assim como na Asa Sul:
- Policiamento constante.
- Vigilância eletrônica.
- Iluminação adequada.
- Infraestrutura completa.
- Baixa taxa de criminalidade.
3. Lago Sul
O Lago Sul é um tesouro em meio a Brasília! Com uma vista deslumbrante para o Lago Paranoá e uma estrutura imobiliária com muita elegância, é um dos lugares mais cobiçados pelos moradores do DF. De acordo com uma matéria do jornal Congresso em Foco, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,945 chegou a aparecer em 2015 no bairro Lago Sul, o que se tornou um orgulho nacional, semelhante ao IDH da Suíça.
Alguns pontos que fazem com que a região permaneça segura são:
- Policiamento presente: uma delegacia de polícia estrategicamente localizada e um patrulhamento constante nas ruas garantem que a paz e a tranquilidade estejam sempre presentes.
- Vigilância eletrônica: com uma extensa rede de câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos, a prevenção de crimes é prioridade.
- Comunidade engajada: os moradores do Lago Sul são engajados em manter a segurança da região, com grupos de vigilância comunitária e ações de conscientização sobre segurança.
- Iluminação adequada: as ruas e áreas públicas são intensamente iluminadas, criando um ambiente seguro e agradável para todos.
Leia também: Vantagens de ter um imóvel para alugar no Lago Norte e Lago Sul em Brasília
4. Lago Norte
O Lago Norte é um lugar único. Com uma população de 20 mil habitantes, é o lar de muitas pessoas que chegam constantemente de outros estados brasileiros para trabalhar em órgãos federais. Assim como nas regiões citadas anteriormente, o Lago Norte é exemplo em:
- Comunidade engajada: engajados em manter a região segura, os moradores criaram grupos de vigilância comunitária e desenvolveram ações de conscientização sobre segurança, para que todos tenham conhecimento dos riscos e possam tomar as medidas necessárias de proteção.
- Policiamento presente: com delegacias na região, os moradores não reclamam de falta de policiais nas ruas.
- Vigilância eletrônica: essa é uma estratégia para afastar possíveis ações criminosas. A fiscalização por câmeras é muito comum em quase todas as regiões citadas neste artigo.
- Iluminação adequada: a Companhia Energética de Brasília (CEB) faz a manutenção da iluminação do Lago Norte com frequência, o que garante iluminação de qualidade e evita situações de perigo durante a noite.
5. Sudoeste
Perto da tão conhecida Asa Sul e do moderno Noroeste, está o Sudoeste. O lugar é repleto de opções culturais e educacionais, como a renomada Faculdade IBMEC, diversos teatros, casas de shows e museus.
Mas não é só isso. O Sudoeste é famoso por ser um local tranquilo e seguro, perfeito para aqueles que buscam uma vida sossegada na Capital Federal:
- Vizinhos amigáveis: Sudoeste é conhecido por ter uma comunidade amigável e acolhedora, onde os vizinhos se conhecem e se ajudam mutuamente, o que contribui para um ambiente seguro e tranquilo.
- Iluminação adequada.
- Policiamento presente.
- Presença de câmeras de segurança.
Leia mais sobre a região em: Regiões do Distrito Federal: Sudoeste
6. Águas Claras
Águas Claras é uma das regiões administrativas com melhor infraestrutura, apesar de não ficar tão próxima à Brasília. Seu horizonte é composto por prédios altos e contemporâneos. Com um ambiente diverso, mistura o estilo de vida moderno e agitado, com a tranquilidade de uma região segura:
- Vigilância eletrônica.
- Baixa taxa de criminalidade: Águas Claras tem uma das taxas mais baixas de criminalidade do Distrito Federal.
- Policiamento constante.
- Iluminação adequada.
Qual o Impacto para o Comércio e para os Moradores?
A segurança é um fator importante para o comércio e para os moradores de um bairro, pois a percepção de estresse pode afetar a qualidade de vida das pessoas que vivem ou trafegam pela região.
No caso do comércio, os bairros mais seguros tendem a atrair mais consumidores, principalmente aqueles que buscam um ambiente tranquilo e seguro para fazer compras e realizar atividades de lazer. Além disso, empresas que se instalam em bairros mais seguros podem se beneficiar da redução dos custos com segurança privada, já que há menos riscos de assaltos e furtos.
Para os moradores, a segurança é um fator que influencia diretamente na qualidade de vida. Em bairros mais seguros, as pessoas se sentem tranquilas para sair de casa, caminhar pela rua e realizar atividades de lazer. Isso contribui para o bem-estar e para a saúde mental dos moradores. Além disso, a segurança é um fator que valoriza os imóveis e pode atrair novos moradores para a região.
Por outro lado, bairros com altos índices de violência e insegurança podem afastar consumidores e investidores, além de contribuir para a desvalorização dos imóveis e para a queda na qualidade de vida.
Conclusão
Um bairro seguro tem medidas que previnem a ocorrência de crimes, por isso, a presença de policiamento frequente, câmeras de segurança, iluminação adequada, ruas bem planejadas e comunidades engajadas na segurança são quesitos essenciais para classificar uma região como segura.
Os bairros mais seguros de Brasília e que apresentam todas essas medidas são:
- Asa Sul
- Asa Norte
- Lago Sul
- Lago Norte
- Sudoeste
- Águas Claras
Para definir qual região é a melhor escolha para seus objetivos, seja na procura por um imóvel comercial ou residencial, fale com profissionais que conhecem
do mercado imobiliário e tome a decisão certa para seus negócios ou família.
Entre em contato e fale com nosso corretor.