Ter um imóvel para alugar é uma ótima alternativa para quem quer investir e obter mais rendimentos. Mas, a inadimplência do inquilino pode se tornar um problema. Nesses casos, é importante saber como fazer a cobrança de aluguel da melhor forma para resolver a situação e evitar prejuízos.
Para ajudar, o ideal é contar com o apoio de uma imobiliária, que auxiliará em todas as etapas da locação, inclusive na cobrança do inquilino inadimplente, se for o caso. Você tem interesse no assunto?
Então, continue a leitura para aprender como cobrar o aluguel em atraso e como uma imobiliária pode ajudar nessas situações!
Como deve ser feita a cobrança de aluguel?
Ao se deparar com o atraso no aluguel, é importante tentar primeiro uma cobrança amigável. A falta de pagamento pode acontecer por diversos motivos, como atrasos no salário, problemas de ordem pessoal ou, até mesmo, simples esquecimento. Assim, em alguns casos, uma simples conversa é o suficiente para que ele efetue o pagamento ou esclareça a situação.
Além disso, também é possível enviar notificações extrajudiciais informando o valor do débito, incluindo juros e multa, e solicitando a quitação. Também vale a pena indicar as possíveis consequências da manutenção do atraso, como inscrição em cadastro de inadimplentes ou a cobrança judicial.
Se a situação não for regularizada, é necessário entrar com uma ação na justiça para cobrar os valores devidos. Entretanto, nesse caso, é necessário contar com apoio profissional para ingressar com o processo. As imobiliárias contam com um departamento jurídico específico para lidar com as cobranças, inclusive por via judicial.
Quais as boas práticas de cobrança?
Para não ter problemas, existem algumas práticas que podem ser adotadas para lidar da melhor forma com a inadimplência, a fim de evitar o desgaste no relacionamento com o inquilino e receber os valores em aberto. Veja só!
Tenha todos os dados do inquilino
Ao fazer o contrato, você precisa de todos os dados do inquilino, como telefones de contato e e-mail. Isso é fundamental para que você consiga conversar com ele sobre o aluguel em atraso. Deixe os dados arquivados junto com os outros documentos da locação, como o contrato e comprovantes de pagamento.
Converse amigavelmente
Quando entrar em contato com o inquilino, seja amigável ao cobrar. Como já dissemos, a inadimplência pode ter diferentes causas, por isso é preciso ter atenção na postura durante a cobrança. Mantenha um tom calmo e atencioso e escute o que o inquilino tem a dizer, assim você evita constrangimentos e atritos desnecessários, que prejudicarão a relação com o inquilino.
Faça a cobrança em horários adequados
A cobrança de aluguel não é uma situação ideal para nenhuma das partes, então, se optar por cobrar por meio de ligações ou mensagens, faça isso em horas adequadas, preferencialmente durante o horário comercial. É preciso ter cuidado para não atrapalhar os momentos de descanso e lazer da pessoa, pois isso pode atrapalhar a comunicação e gerar atritos.
Esteja aberto a negociação
Ao fazer a cobrança, esteja disposto a negociar os prazos ou, até mesmo, oferecer um parcelamento. Em geral, o inquilino também fica incomodado com os atrasos e a disposição do proprietário em oferecer alternativas pode ser a chave para resolver o problema.
Conte com apoio profissional
Contar com uma imobiliária ajuda em todas as etapas da locação, e com a cobrança dos alugueis em atraso não é diferente. A experiência profissional é fundamental para encontrar as melhores formas de cobrar e identificar a melhor hora para tomar às medidas cabíveis em caso de inadimplência.
Como uma imobiliária pode ajudar?
Como vimos, os procedimentos de cobrança exigem alguns cuidados e, em alguns casos, o cumprimento de etapas burocráticas. Porém, uma forma de evitar problemas e facilitar esse processo é contar com o apoio de uma imobiliária.
Os profissionais têm experiência na hora de lidar com os inquilinos e situações como a inadimplência, além de contar com um sistema organizado para identificar todas as pendências e iniciar os procedimentos de cobrança de aluguel no momento ideal.
A grande vantagem para o proprietário é que não é preciso se incomodar com cobranças: as imobiliárias oferecem opções de contrato que garantem o pagamento do aluguel, mesmo diante da inadimplência do inquilino. Assim, ele tem mais segurança em relação à locação.
Outro ponto importante é que, mesmo nos contratos sem essa garantia, a própria imobiliária assume todos os procedimentos, desde o primeiro contato até o ingresso de eventual ação judicial para cobrar os valores devidos.
Procedimento de cobrança pela imobiliária
Cada imobiliária tem um procedimento de cobrança de aluguel próprio, visando receber os valores devidos e a manutenção de uma boa relação com o inquilino. Aqui na Silveira Imóveis, por exemplo, funciona assim: nos 10 primeiros dias após o atraso, o contato é feito diretamente com o inquilino, incluindo os valores da multa sobre o atraso.
Após esse prazo, a cobrança passa a ser feita com o fiador indicado no contrato de locação. Caso não tenha sucesso nesse procedimento, o departamento jurídico é acionado para avaliar as melhores alternativas para cobrar os valores judicialmente, de acordo com cada situação.
Como o procedimento de cobrança é bem estruturado, dificilmente ele chega nas medidas mais extremas, como inclusão do inquilino nos cadastros de inadimplentes ou o ingresso de uma ação judicial.
Além disso, caso seja necessário ingressar com uma ação judicial, a imobiliária conta com departamento jurídico para ingressar com a demanda, sem custos adicionais para o cliente. A única despesa com a ação será o pagamento de honorários de sucumbência (devidos ao advogado da outra parte), se houver.
Viu só? Saber como fazer a cobrança de aluguel é fundamental, mas seguindo essas dicas e contando com apoio profissional ficará bem mais fácil lidar com essa situação, garantindo o recebimento de todos os valores devidos.
Gostou das nossas dicas? Se você tem imóveis para alugar e está em busca de uma imobiliária de confiança, entre em contato com a gente! Contamos com um departamento jurídico que fica à disposição dos nossos clientes, além de garantir o repasse do aluguel!
Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.