Alugar imóveis é uma ótima forma de garantir bons rendimentos para o seu investimento: você recebe valores mensais e não precisará se responsabilizar por despesas como água, luz ou condomínio. É comum que o contrato sofra reajustes com o passar dos anos, informar o inquilino sobre o aumento do aluguel não é uma tarefa muito fácil.
Como isso afeta o orçamento familiar, nem sempre o inquilino recebe bem essa notícia. Em alguns casos, o proprietário precisa saber como negociar da melhor forma para garantir o reajuste.
Pensando nisso, separamos as principais dicas para negociar o aumento no valor da locação e evitar problemas. Confira!
Estipule o reajuste do aumento do aluguel no contrato
A primeira dica é ter atenção ao elaborar o contrato de aluguel, incluindo uma cláusula a respeito do reajuste, com a indicação do índice que será aplicado. O inquilino ficará ciente sobre as regras e estará preparado para o aumento do valor na data indicada.
O índice escolhido é o IGP-M, o proprietário pode optar por outros, como o INPC ou IPCA. A única restrição imposta pela lei do inquilinato é que o reajuste não pode ser vinculado ao salário-mínimo ou à variação cambial de moeda estrangeira.
Observe o mercado imobiliário
Um ponto fundamental na hora de negociar o reajuste do contrato é observar como está o mercado imobiliário na região. É preciso ter em mente que existem diversos fatores que afetam os preços praticados. Avalie como está a demanda do mercado e os valores médios do aluguel de imóveis semelhantes.
Esse é um cuidado importante para o aluguel não fique muito elevado ou abaixo do mercado. Ter esses dados anotados, ajuda na hora de negociar com o inquilino, você poderá indicar quais são os valores praticados e mostrar que o novo aluguel é justo. Para evitar erros na definição do preço , conte com o auxílio de uma imobiliária.
Explique os motivos do aumento do aluguel
Quando o prazo estipulado no contrato termina, é possível ajustar o valor acima do índice indicado. Nesses casos, saber como abordar o inquilino e negociar o aumento é essencial para manutenção de locação.
Para deixar as regras desse reajuste claras desde o início, inclua no próprio contrato de aluguel informações sobre o índice que será utilizado para reajustar o aluguel em caso de renovação da locação. Isso facilitará o processo de negociação.
Caso o inquilino questione o aumento, explique os motivos para o novo valor, como mudanças no mercado, valorização do imóvel, entre outros. O ideal é entrar em um acordo sobre o novo valor, se isso não foi possível, tanto o proprietário quanto o inquilino podem ingressar com uma ação revisional para definir o reajuste judicialmente.
Conte com o apoio de uma imobiliária no aumento do aluguel
Para facilitar essa tarefa, conte com uma imobiliária para administrar a locação e negociar os reajustes. Os profissionais têm conhecimento no mercado e experiência em negociações, o que facilita a conversa e a burocracia desse processo.
Outra vantagem de ter uma imobiliária intermediando o reajuste é que você não precisará se envolver diretamente na negociação. Isso evita atritos com o inquilino e ajuda a manutenção de um bom relacionamento.
Seguindo essas dicas, temos certeza de que você conseguirá garantir o aumento do aluguel sem ter problemas com o inquilino. O importante é valorizar a transparência na locação e estar disposto a negociar, para encontrar as melhores soluções para o seu contrato.
Gostou do conteúdo? Se você ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas sobre como negociar o reajuste do aluguel, deixe o seu comentário!
O post Aprenda como negociar o aumento do aluguel com o inquilino apareceu primeiro em Blog | Silveira Imóveis.
< Post mais antigoPost mais novo >
Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.