Vencer as burocracias do mercado imobiliário é algo que requer um pouco de paciência em um país tão excessivamente regulamentado quanto o Brasil. Sobretudo se você decidir fazer isso sem a ajuda de profissionais do ramo. Sendo assim, aprender a reunir os documentos para compra de imóvel à vista pode ser imprescindível.
Mesmo contando com o auxílio de uma boa imobiliária ou de corretores com expertise no segmento. Esse conhecimento pode ser útil para acelerar todo o processo e até mesmo para ter um pouco mais de segurança ao final da negociação. Confira o conteúdo a seguir e veja o que não pode faltar na papelada!
Documentos do vendedor
A primeira coisa que você deve fazer é reunir os documentos para compra de um imóvel. Que são relacionados com o vendedor e que provam a sua idoneidade. No caso de uma pessoa física, é imprescindível pedir, além do básico de identificação (RG ou CPF), Certidão de Casamento ou Nascimento. Além da Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.
Se quem estiver vendendo for uma empresa, também chamada de pessoa jurídica, ela deve apresentar, além do CNPJ, uma cópia autenticada do contrato ou estatuto social, assim como uma declaração de quitação de tributos e contribuições federais e as demais certidões negativas.
Documentos do imóvel
Existem alguns documentos próprios do imóvel que você também precisa solicitar para evitar problemas e saber se existe alguma pendência. Comece com o título de propriedade com registro, o “habite-se” e as principais certidões negativas, como a de IPTU, a de ônus reais e a do próprio condomínio, se for o caso.
Outra atitude interessante é pedir o chamado registro de ações reipersecutórias e alienações, que serve para comprovar que a propriedade não foi vendida de maneira informal. Completam essa lista a planta baixa, a averbação da construção junto ao Registro de Imóveis e a Certidão enfitêutica, caso a edificação tenha sido construída em terrenos foreiros.
Contrato de compra e venda
Por fim, um outro documento indispensável é o contrato de compra e venda, que precisa ser preenchido corretamente. É muito importante ler e prever esse item, ficando atento quanto aos detalhes e tomando cuidado para que nada passe desapercebido e, dependendo do caso, você venha a ter uma bela dor de cabeça no futuro.
A orientação de um profissional do ramo, como um corretor de confiança ou um advogado especialista no mercado imobiliário, é muito importante. Devem constar os dados básicos do vendedor e do comprador, o valor da unidade, a forma de pagamento, a comissão e eventuais multas no caso de rescisão, atraso ou discordâncias.
Ao reunir os documentos para compra de um imóvel, você agiliza todo o processo e, de quebra, evita que algum erro venha a colocar em risco a transação ou fazer com que você tenha um eventual prejuízo.
Gostou de aprender como reunir os documentos para compra de imóvel à vista ? Então não deixe de conferir também o nosso outro artigo do blog que explica sobre a venda de imóveis comerciais!
< Post mais antigoPost mais novo >
Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.