fbpx

Como minimizar problemas na administração de imóveis?

Como minimizar problemas na administração de imóveis?

A administração de imóveis pode se tornar problema para quem não sabe por onde começar. Para te ajudar, reunimos informações a respeito dos problemas mais comuns e como minimizá-los.

Problemas na gestão do imóvel podem acontecer, seja ele residencial ou comercial. Mas, a forma com que a administração de imóveis é realizada pode reduzir o prazo de resolução, ou mesmo a quantidade de ocorrências, significando o surgimento de menos dores de cabeça. 

Para evitar que você, proprietário, tenha de se preocupar com este tipo de problema, reunimos algumas informações sobre como administrar imóveis de forma eficiente.

O que pode causar problemas na administração de imóveis?

Há vários motivos que podem levar a problemas na administração de imóveis, mas um dos mais comuns é a inadimplência do aluguel. Segundo uma reportagem do Jornal Opção, um fator que gerou dificuldades na gestão foi a crise econômica por conta de chegada da pandemia do coronavírus. 

Por conta dos problemas na economia no país, está em alta o envio ao Poder Judiciário de casos de desentendimento entre inquilinos e proprietários. A causa? Justamente a falta do pagamento de aluguel , ainda mais em um período difícil de crise. 

Leia mais sobre como fazer a cobrança de aluguel aqui.

Mas, além deste problema recorrente de inadimplência, há outros que envolvem a administração de imóveis, como: depredação de imóvel, brigas com vizinhos, problemas no momento de desocupação do imóvel, entre outros. 

Falta de clareza sobre as obrigações

No momento de fechar contrato com um novo inquilino, é preciso deixar claro todas as obrigações de ambas as partes. Pois, um dos problemas recorrentes é a falta de informações sobre estas, seja por parte do inquilino ou até mesmo do proprietário que deixa de fornecê-las. 

Obrigações, como pintar o imóvel se for parar de alugar, realizar o pagamento em dia ou até mesmo o pagamento dos valores de IPTU junto ao aluguel são pontos que precisam ser informados de forma clara e precisa.

É importante que todas as obrigações estejam mencionadas no contrato. Nada deve ser combinado de forma informal. Pois podem gerar dúvidas e interpretações divergentes no final do contrato. Desta forma, a chance de surgir um conflito entre as partes é bem maior, do que nos casos em que os contratos são feitos abrangendo todas as obrigações existentes. 

Contrato raso

contrato de aluguel é o documento que oficializa o negócio entre inquilino e proprietário. Tudo o que constar nele precisa ser respeitado, devido a ele também ser uma garantia. Se caso esse documento for muito simples, pode deixar brechas para que ocorram problemas na relação entre o proprietário e o inquilino. 

As cláusulas devem prever todas as possibilidades, seja a respeito de utilização do imóvel. Como também de reformas e manutenções, que podem vir a ser realizadas com ou sem permissão. 

Além disso, é no contrato que consta o vencimento. Por isso, caso o imóvel futuramente precise ser desocupado antes de data acordada, é esta cláusula que deve ser observada. Assim como, as regras para essa antecipação, que também deve estar presente para balizar a negociação.

Vale lembrar que, dependendo do caso, pode ser cobrada uma multa ao proprietário, se este não cumprir o acordo com as regras impostas pela Lei do Inquilinato. 

Saiba mais sobre a Lei da Renovatória.

Negociação mal feita

No momento de realizar a negociação entre proprietário e inquilino, todas as cartas devem ser postas à mesa com o objetivo de conseguir o melhor negócio para ambos. 

As duas partes precisam ser sinceras quanto a regras, prazos, carências e valores, que durante a negociação pode levar a um valor mais amigável para o inquilino. Assim como, para um prazo de locação de interesse do proprietário, ou realização de obras para valorização do bem que sejam ou não interessantes ao dono.

Por outro lado, uma negociação mal feita pode levar a vários problemas. Por exemplo, o mau uso da propriedade, que pode resultar em problemas com vizinhos. Outro prejuízo comum ao proprietário é a não inclusão de taxas, que podem resultar no pagamento em valor errado, entre outros. 

Por isso, na hora de negociar é necessário passar todas as informações e responder aos questionamentos das duas partes. Pois só assim, a negociação vai eliminar dúvidas e garantir o melhor resultado. 

Vistoria incompleta

vistoria de um imóvel aponta as condições e detalhes que o imóvel está no momento de entrega ao inquilino. Neste momento, realizar o trabalho de forma incompleta trará como reflexo boa chance de ocorrer prejuízos no momento da entrega do imóvel. 

Isso acontece pela falta de inúmeros detalhes. Dos mais simples – como o funcionamento de uma porta – até os mais expressivos – como a existência de uma benfeitoria como uma edícula – podem dar margem a não comprovação do estado em que o imóvel foi entregue. 

Com isso, fica difícil a real comprovação do estado em que o imóvel estava no início de locação, gerando prejuízos ou conflitos que podem retardar a entrega, e consequentemente, a nova locação do bem.   

Por isso é importante realizar um trabalho detalhado, como o Laudo de Vistoria de Imóvel , contendo todos os detalhes. Conservação; benfeitorias; infraestrutura como elétrica, hidráulica; existência de móveis; entre outros, inclusive com a apresentação de fotografias. Este documento deve ser assinado pelas duas partes envolvidas na negociação e guardado com cuidado para consulta no momento de finalização do contrato. 

Assim, se no futuro algo acontecer, como uma janela cair por exemplo, será fácil de identificar conforme o laudo qual das partes precisa realizar o reparo.

Possuir o laudo de vistoria completo garante que haverá uma forma de resolver, pelas informações contidas nele. Dessa forma evita-se desentendimentos nas duas partes.

Desorganização na cobrança

Referente à cobrança do aluguel , é preciso ter organização. Uma providência importante é o envio ao inquilino pelo proprietário do imóvel, ou imobiliária, do boleto de cobrança em prazo hábil para o pagamento na data adequada e estabelecida em contrato. 

Em caso de atrasos, é importante que o documento de cobrança esteja alinhado aos percentuais previstos no contrato. Assim viabilizando o pagamento, após o vencimento. Porém, para os casos mais graves de inadimplência, o proprietário deve estar aberto a negociar formas de pagamento com seu inquilino, para dessa forma garantir o recebimento do valor devido. 

Vale destacar que, quanto mais cedo se inicia uma negociação em meio a dificuldades, mais fácil será de se chegar a um acordo. Deste modo, evitando que o caso seja judicializado, gerando custos com um advogado e judiciais.

É importante que todo pagamento realizado seja documentado, com o fornecimento de comprovante ao inquilino.  

Problemas fiscais na administração de imóveis

Um dos problemas fiscais de imóveis é a declaração de aluguel errada, ou falta dela no imposto de renda. O proprietário precisa declarar os rendimentos vindos do aluguel, e o recolhimento mensal do chamado “Carnê-Leão” da Receita Federal.

Quando o proprietário informa os valores recebidos, o sistema de Receita faz o cálculo do imposto que precisa ser pago. A data limite é o último dia do mês seguinte após ter recebido o valor do aluguel pelo inquilino.  

Se houver atraso por parte deste pagamento, o proprietário pode receber uma multa sobre o valor do imposto a pagar. Por isso, é necessário organização para não deixar o prazo passar. Além de evitar dessa maneira outros problemas fiscais como a sonegação de impostos.

Como minimizar os problemas da administração de imóveis?

Para minimizar os problemas de administração de imóveis, recomenda-se sempre ter atenção na produção dos documentos. Seja em relação ao laudo de vistoria, contrato inicial, revogação de contrato ou o fim deste. 

O proprietário do imóvel precisa se planejar mensalmente, quanto a cobrança ao seu inquilino. De modo que é necessário realizar a cobrança sempre de forma profissional e amigável, para garantir o pagamento do débito. 

Em casos de problemas, como o mais comum deles: a inadimplência. É necessário empatia de ambas as partes. Para que seja possível negociar e chegar a um acordo que não prejudique nenhum dos lados. 

Devido a correria do cotidiano, pelo profissionalismo e facilidade nos serviços, muitas pessoas optam por contratar os serviços de uma imobiliária para ajudar nesse processo de gestão de imóveis. 

A maior vantagem deste tipo de assessoria é que, os profissionais das imobiliárias são especializados e capacitados para atuarem nestas operações. Gerando assim, melhores resultados aos proprietários dos imóveis.  

Quando você possui a assessoria de uma imobiliária em Brasília, não precisa se preocupar mensalmente com o contrato, a cobrança de aluguel ou a realização de vistoria.

Todas essas funções são realizadas pela imobiliária. Que auxilia o proprietário a economizar tempo, agilizar e alcançar mais resultado com a locação de seus imóveis. 

Conclusão

Problemas na administração de um imóvel podem ocorrer com qualquer proprietário, quando este não sabe exatamente como proceder. Casos de inadimplência, vistoria realizada de modo incompleto, negociações mal feitas e contratos rasos são as causas mais comuns desses problemas. 

Para evitar sofrer com qualquer um desses problemas, a administração de imóveis necessita ser realizada com eficiência e profissionalismo. Em especial para os proprietários que têm outras atividades profissionais, ou residem em outras localidades. Recorrer aos serviços de uma imobiliária em Brasília tem sido a garantia para ampliar a performance.

A Silveira Imóveis pode auxiliar você nesse processo, com muito conhecimento técnico e jurídico. Ao deixar seu imóvel sob nosso cuidado, a empresa realiza diversos procedimentos para que tudo saia de modo completo e o mais correto possível.

Temos uma gestão rigorosa para garantir todos os direitos às duas partes. Assim como, administrar imóveis em Brasília com excelência.

Conte com todo o conhecimento da Silveira Imóveis para administrar seu patrimônio e não sofrer por problemas. 
Referências: Jornal Opção , Sindico Online, Terra , JusBrasil.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp