Facilidade de financiamento estimula o investimento em imóveis

Facilidade de financiamento estimula o investimento em imóveis

O mercado de imóveis em Brasília está em alta, isso se deve principalmente, por causa das melhores condições de financiamento oferecidas pelos bancos e ainda pela segurança que o investimento imobiliário apresenta para seus investidores.

O ano de 2020 começou favorável para a economia brasileira, principalmente para o mercado imobiliário, onde o cenário era de taxas de juros baixas e sem grandes variações. Mesmo com a crise trazida pela pandemia do novo coronavírus, investir em imóveis não deixou de ser uma opção vantajosa para a população, principalmente em Brasília. 

No Distrito Federal, por exemplo, o índice de Velocidade de Vendas (IVV) registrado no mês de outubro, foi um dos melhores nos últimos dois anos, com um aumento significativo de 10,2%, segundo o levantamento feito pela Associação de Empresas do setor (Ademi)

O brasiliense destinou suas economias para o mercado imobiliário, porque considera uma opção rentável e segura para seus investimentos. A compra de um imóvel tornou-se mais acessível com a queda da taxa Selic , mais um ponto positivo para quem já estava buscando uma opção para fazer seu dinheiro render.  

Financiamento de imóveis

Banco de Brasília (BRB) direcionou mais de R$ 624,8 milhões em financiamentos para compra e venda de imóveis no DF, de janeiro a julho de 2020, segundo notícia publicada pelo Jornal Metrópoles

A redução nas taxas de juros para a compra e venda de imóveis foi uma das medidas anunciadas pela instituição para movimentar ainda mais o mercado nos próximos meses. A mudança ocorre tanto para imobiliárias, construtoras e incorporadoras como para comprador pessoa física desde o mês de novembro. 

Já a Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex), com o objetivo de estimular a compra de imóveis e deixar o mercado ainda mais competitivo, a partir do dia 1º de dezembro, reduziu a taxa de juros para 3,3% ao ano na linha de crédito remunerada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. 

Além disso, a instituição também aumentou o limite de liberação de crédito para 90% do valor do imóvel e reduziu o percentual de renda do consumidor. Ambas as medidas foram anunciadas em reunião de diretoria virtual da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal ( ADEMI DF ). 

Valorização de imóvel e desempenho na Construção Civil 

As construtoras e as incorporadoras também tiveram um papel fundamental nesse cenário de investimento e valorização de imóveis durante a pandemia , já que mesmo em meio a tantas dificuldades continuaram produzindo, gerando emprego, renda e movimentando o mercado imobiliário. 

As pessoas passaram a dar mais valor para sua moradia por causa da mudança brusca em sua rotina devido ao período de isolamento social. Já que muitos passaram a não só trabalhar, mas ter seu tempo de lazer exclusivamente dentro de casa. E por isso a prioridade passou a ter mais espaço e conforto, aumentando a procura por imóveis nesse perfil. 

Quando o objetivo é investir , é indispensável pensar em Brasília, pois é uma cidade em constante crescimento. O mercado imobiliário da capital é aquecido o ano todo, ao contrário de outras regiões do país. 

Alugar um imóvel, seja residencial ou comercial, em um lugar que foi estudado desde o seu nascimento, tendo sua arquitetura bem planejada e estruturada, pensada no futuro da população, é sem dúvida o desejo de muitos brasileiros. 

Leia também : Por que ter imóveis em Brasília para alugar?  

Variação no Mercado Financeiro e de financiamento

Outro fator que serviu de estímulo para o investimento em um imóvel foi a grande variação nas taxas do mercado financeiro, muito impactado pela pandemia da Covid-19. 

As negociações na bolsa de valores sofreram paralisações na tentativa de evitar o “efeito manada”, afetando os investimentos e forçando o mundo todo a reavaliar a maneira que trabalha com seu dinheiro. 

Esse foi um dos fatores que mais influenciou a valorização do mercado imobiliário, além da baixa na taxa Selic e das boas condições de financiamento. A variação tornou o investimento em imóveis muito mais garantido que demais aplicações financeiras.

Conclusão

O mercado imobiliário chega ao final de 2020 como um dos menos afetados pela pandemia do coronavírus. Superando dificuldades, conquistou um dos melhores índices nos últimos 10 anos.

Segue esperançoso, cria alternativas, e se mantém competitivo, por isso é um dos principais setores em atividade constante para a retomada econômica do país. 

Nesse sentido, a Silveira Imóveis pode te ajudar, uma vez que possui experiência e solidez no mercado imobiliário de Brasília. Se você precisa de apoio profissional em suas ações, entre em contato com a gente!

Referências: Jornal de Brasília , Correio Braziliense , Metropoles , BBC.

< Post mais antigoPost mais novo >

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp