O mercado imobiliário está em constante crescimento. Investir em imóveis para locação e gerar rentabilidade do aluguel pode ter um retorno maior até mesmo do que o investimento em renda fixa.
- Investir em imóveis em Brasília
- Como saber qual é a melhor região de Brasília para investir
- Rentabilidade de aluguel
- Repensando o espaço
- Conclusão
A rentabilidade do aluguel vem ganhando destaque no Brasil, chegando a superar aplicações na renda fixa. Engana-se quem pensa que isso é responsabilidade apenas da pandemia.
Segundo uma notícia publicada pela CNN , essa variação começou no final de 2019 e hoje o aluguel de imóveis vale 2,5 vezes mais do que o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Sendo assim, investir em imóveis pode ser uma ótima opção para quem espera um retorno seguro de suas aplicações.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), mais conhecido por nortear a atualização de valores de contratos, foi criado em 1940 para medir a variação de valores de forma abrangente. Ele é calculado e divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE). No mês de novembro, alcançou 3,05%, o que indica que o valor dos aluguéis também aumentaram.
De acordo com um artigo publicado no Blog Toro Investimentos , normalmente, as aplicações que seguem a variação do IGP-M são consideradas as melhores opções para quem busca rentabilidade.
Saiba mais : Onde investir no mercado imobiliário 2020? Conheça as previsões
Investir em imóveis em Brasília
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) de 2019, Brasília é uma das regiões mais populosas do país, com 3,0 milhões de habitantes, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital está em constante desenvolvimento, e teve sua estrutura planejada e pensada para atender as necessidades dos seus futuros moradores.
De acordo com Índice FipeZap , pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço na venda de imóveis residenciais cresceu 0,53% no mês de setembro, se comparado com o mês anterior, agosto. A pesquisa foi divulgada no início de novembro, pela Agência Brasil.
Ainda segundo o índice, o preço médio por metro quadrado nesse período em Brasília foi de R$ 7.927/M². São dados que sustentam a afirmação de que a capital federal está entre os melhores lugares para investir em imóveis.
Como saber qual é a melhor região de Brasília para investir?
Se o objetivo é um imóvel residencial, para família, é necessário pensar nas facilidades que essas pessoas vão encontrar na região. Porém, se a escolha é um imóvel comercial, é preciso analisar a comodidade para chegar até o endereço, além da sua vizinhança e concorrência.
A cidade possui tecnologia na sua infraestrutura, a logística do trânsito é muito bem pensada, alia modernidade e qualidade de vida. Seguem algumas dicas que podem te auxiliar na escolha.
Comercial
Para o investimento em imóveis comerciais, os melhores bairros são Asa Sul e Asa Norte. O primeiro conta com grande circulação de pessoas, uma vez que é um bairro de casas, apartamentos, universidades e centros comerciais.
O Asa Norte também possui muitas casas e apartamentos, porém aqui estão localizados os principais shoppings da capital, como: Boulevard Shopping, Brasília Shopping, Liberty Mall e Shopping ID. Com uma variedade de restaurantes, redes de Fast Food e também o Parque Olhos DÁgua para quem não abre mão do contato com a natureza.
Residencial
A região Sudeste é muito bem indicada se o desejo é investir em um bairro direcionado para o público mais jovem. Essa região é predominantemente composta por apartamentos e quitinetes, não tem casa e é bem atrativa para jovens, estudantes, solteiros e casais novos com crianças.
A região nasceu 30 anos depois da inauguração da capital e tem acesso a várias linhas de ônibus. Aqui também temos o Memorial JK, um museu dedicado a Juscelino Kubitschek, como o próprio nome indica.
Já os Lagos Sul e Norte são dedicados àqueles com mais pessoas na família, local com casas grandes e chácaras, onde está localizado o Lago Paranoá e a ponte Juscelino Kubitschek. A região possui muitas facilidades. Conta com uma boa estrutura de comércio, com farmácias 24 horas, supermercados, restaurantes, academias, clínicas médicas e hospitais.
Saiba mais: 4 dicas para colocar um imóvel em Brasília para alugar e aumentar sua renda
Rentabilidade de aluguel
Como já comentado no início do texto, o aluguel está rendendo mais do que a renda fixa desde o final de novembro de 2019. Entre outros fatores, isso acontece por causa da taxa Selic , que está em queda desde o mesmo período.
Para quem pretende investir ou já tem negócios em andamento, é fundamental entender o funcionamento da Selic, a taxa básica de juros da economia. Ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária, que é um órgão do Banco Central.
Sua influência no mercado imobiliário é tão grande, porque quanto mais alta ela estiver, menores são as taxas dos juros de financiamentos. A oscilação da taxa Selic ajuda o empresário a lucrar, uma vez que o consumidor tem maior poder de compra, já que os juros de um financiamento são menores. Assim a opção para compra de imóvel aumenta, e surgem novas oportunidades para quem investe.
Por outro lado, quando a taxa Selic está alta, acontece o contrário. Quem pretendia comprar um imóvel decide esperar o momento mais oportuno, para pagar uma taxa de juros menor, e opta por locar um espaço.
Dessa forma, você, que decidiu investir em imóveis para ter a rentabilidade do aluguel , também sai ganhando, pois o valor das mensalidades tendem a aumentar seguindo o rumo do mercado.
Sendo assim, depois das análises e reflexões, os benefícios que o investidor pode alcançar utilizando a rentabilidade aluguel do imóvel, são tão significantes quanto o ganho com a futura venda da propriedade.
Saiba mais: Como funciona o financiamento na compra de imóveis em Brasília?
Repensando o espaço
Um aspecto muito importante para quem busca investir em imóveis, com objetivo de obter renda por meio de aluguel, é analisar o cenário atual. A realidade do brasileiro já não é mais a mesma desde que começou o ano de 2020. Com a pandemia, muitas transformações aconteceram, principalmente quando falamos em imóveis, seja comercial ou residencial.
Segundo conteúdo publicado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, com a pandemia muitas pessoas reavaliaram suas prioridades em uma residência, seja pelo home office (implementado por muitas empresas) ou pela nova forma de viver, com mais pessoas dentro de casa por mais tempo.
Alguns perceberam a necessidade de ter um número maior de cômodos e mais espaçosos, outros descobriram que precisam de uma área externa para aproveitar com as crianças, pets e para seu tempo de lazer.
Já nos imóveis comerciais é possível observar duas tendências: a primeira, é que essa mudança ocorreu no sentido inverso. Com menos funcionários dentro das empresas, o local de trabalho não precisa ter tanto espaço como antes. E de fato, o trabalho remoto apresenta-se como uma tendência mesmo após a pandemia. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Talenses Group em parceria com a Fundação Dom Cabral, apresentada no Jornal Diário do Comércio , 70% das empresas consultadas querem continuar com o home office integral ou parcial depois que passar esse período de isolamento social.
Repensando o espaço
Outro ponto importante é pensar nas empresas que decidiram adaptar seu imóvel às necessidades de isolamento social. Por exemplo, criando um ambiente mais arejado, com menos funcionários e proporcionado a cada um deles o espaço exigido como medida de segurança para evitar o contágio da covid-19.
Portanto antes de investir em imóveis visando a rentabilidade do aluguel é necessário levantar quais são as necessidades do cliente que você pretende atingir. Se for um imóvel residencial, o foco será família grande, casal com filhos, ou apenas uma ou duas pessoas?
Se o imóvel for comercial, o foco é uma empresa grande, que busca voltar totalmente o trabalho presencial assim que possível, ou o cliente faz parte daquelas instituições que vão adotar o trabalho remoto integral ou parcial para sempre?
Saiba mais: Espaço e conforto: Como a quarentena provocou uma valorização de Imóveis
Valorização no investimento de imóveis
A forte valorização no investimento de imóveis, construção civil e no mercado imobiliário como um todo, foi construído não só pela pandemia, mas também pelas facilidades nos financiamentos de imóveis, criado pelo Governo Federal.
Além disso, as adaptações que as imobiliárias, construtoras e incorporadoras tiveram que fazer para continuar atendendo seus clientes em tempos de isolamento social, também ajudaram a construir um cenário mais favorável.
Segundo notícia publicada pela CNN no final de outubro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) anunciou que a taxa Selic continua em 2,0% ao ano, e ainda reforçou que ela deve se manter nesse nível por muito tempo.
Se você ainda está na dúvida de deve ou não investir em imóveis, pode contar com a orientação da equipe Silveira Imóveis, temos profissionais preparados, com experiência no mercado e que ajudaram vários outros investidores.
< Post mais antigoPost mais novo >
Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.