Projeto apresentado e aprovado pela Câmara Legislativa visa a implementação de um sistema, que tem como principal objetivo viabilizar o transporte de passageiros pelo Lago Paranoá.
Segundo uma matéria publicada pelo portal Metrópoles, o Distrito Federal é conhecido por ter uma das maiores frotas náuticas para lazer no Brasil. O objetivo então é expandir o uso do Lago para melhorar a rotina dos moradores.
A proposta de implementação do sistema aquaviário surge e é apresentada pelo presidente da Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília (Asbranaut). João Carlos Bertolucci, ao deputado Rodrigo Delmasso, que leva até a câmara para por fim ser aprovada.
“Um projeto de lei apresentado na Câmara Legislativa (CLDF). Propõe as diretrizes para a implantação de uma política pública de transporte aquaviário e coletivo na capital federal. A ideia é criar alternativa de acessos, principalmente para quem mora ou trabalha nas regiões próximas ao considerado um dos principais cartões postais brasilienses.” Fonte: Metrópoles.
Ainda segundo a matéria, este projeto irá possibilitar não só o transporte de passageiros, mas também o de mercadorias por barcos, navios ou balsas. Como já ocorre em outras capitais do país.
Proposta para transporte público aquaviário pelo Lago Paranoá
O portal Metrópoles apresenta todos os detalhes da proposta, que visa a implementação de um sistema de transporte. O objetivo é aumentar as possibilidades de transporte atual, e oferecer maior agilidade aos moradores.
“Não subsiste dúvidas de que cabe ao Estado garantir o efetivo direito ao transporte. Por meio de condições de mobilidade que abranjam ao mesmo tempo qualidade, segurança, rapidez e custos acessíveis aos cidadãos. Com a saturação viária, faz-se necessária a construção de políticas públicas de potencialização da mobilidade urbana, a qual deve ser demanda prioritária de nossos gestores públicos do DF”. Vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos)
Então, segundo ele, com a construção de decks para embarque e desembarque no perímetro do local podemos diminuir o tempo de deslocamento, e facilitar a locomoção de moradores.
“Cabe esclarecer que o referido meio de transporte exige o menor aporte de investimentos em sua execução. Diante disso, essa iniciativa legislativa tem o condão de incluir uma linha social para atendimento dos setores populares no transporte aquaviário de passageiros na orla do Lago. Se bem gerido, pode garantir sua sustentabilidade praticando tarifas mais baixas, sendo que isso se justifica pelo grande contingente a que é capaz de atender”. Finaliza o deputado em entrevista à Metrópole.
Como o Lago Paranoá poderá ser usado?
O Lago é ponto turístico de Brasília. Atualmente, usamos o local para fins esportivos e passeios turísticos. No entanto, propomos regularizar e ampliar essas atividades.
“O transporte de passageiros já existe no Lago Paranoá. Só que ainda é feito como um alternativa de lazer ao turismo. O que propomos ao deputado é criar um novo modelo de transporte público para a população brasiliense”, ressalta Bertolucci em entrevista.
Em maio de 2021 foram aprovadas novas regras para o uso do local, na proposta já consta a política de estímulo à exploração econômica do Lago Paranoá. Que inclui o uso do lago para maior exploração das atividades náuticas.
Isso abriu maiores possibilidades de atividades turísticas, mas também de melhoria para a locomoção pública dos moradores da capital.
O ponto principal é a forma como isso deve ocorrer: Visando a preservação do local, as atividades devem seguir regras de licenciamento, obrigação e deveres dos exploradores das atividades e aspectos de segurança referentes às atividades.
Então, segundo a proposta, as atividades podem ser: Passeio turístico ou recreativo em embarcação (escuna, barcos a motor e similares); passeio com inflável rebocado (banana boat e similares) e aluguel de equipamentos a propulsão humana (caiaques, stand up paddle e similares). Fonte: Correio Braziliense.
Leia a matéria completa e todos os detalhes sobre a proposta, a idealização de construções – como os decks – e também sobre um projeto de construção de Marinas no Lago Paranoá. Clique aqui e vá para o portal da Metrópoles.
O que você acha sobre este projeto? Acredita ser um bom negócio para a fluidez do trânsito em nossa capital? Conta aqui nos comentários!