Brasília está em 3º lugar no ranking do turismo, segundo um artigo do jornal Metrópoles publicado em julho de 2022. Essa visibilidade que chega aos moradores de Lisboa, Buenos Aires e Londres movimenta o mercado do DF e representa grandes oportunidades aos investidores.
- Turismo em Brasília
- Lugares para conhecer
- Para se hospedar
- Como isso influencia o mercado imobiliário?
- Oportunidades para investidores
- Comércio
- Aluguel por temporada
O artigo publicado pelo jornal Metrópoles fala que, “Segundo pesquisa realizada pela agência de viagens Decolar.com, Brasília, no Distrito Federal, é a terceira cidade mais procurada por estrangeiros. No ranking, a região ficou atrás apenas de metrópoles como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). O motivo da procura? Desta vez, por lazer, de fato.
… Ainda de acordo com os dados, residentes de Lisboa, Buenos Aires e Londres são os que mais procuram pela capital federal para aproveitar as férias de julho.”
Com essa movimentação de estrangeiros vindo para o Distrito Federal atrás de lazer, o cenário se apresenta bem positivo para os comerciantes e proprietários de imóveis para temporada. Veja alguns pontos turísticos e hotéis listados pelo artigo do Metrópoles, depois entenda como tudo isso influencia o mercado imobiliário.
Turismo em Brasília
A publicação do jornal trouxe três opções de lugares e cinco hotéis que são foco dos turistas. Veja um resumo abaixo.
Lugares para conhecer em Brasília
- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, um dos destaques são os três anjos sustentados na superfície superior interna.
2. Parque Sarah Kubitschek: também conhecido como Parque da Cidade, com lagos artificiais, quadras de esportes e um parque de diversões.
3. Lago Paranoá em Brasília: para contemplar o pôr-so-sol, passar um dia ao ar livre no pedalinho, aulas de stand up paddle ou ainda em um passeio de lancha.
Para se hospedar em Brasília
Ainda segundo o artigo, os turistas podem contar com cinco ótimas opções de hotéis, com fácil acesso aos principais pontos turísticos e com comodidades incríveis.
- Blue Tree Premium Jade Brasília – SGCV Sul, Lote 15 – Brasília, Distrito Federal. Está a 6 km do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. O hotel dispõe de complexo aquático contendo cinco piscinas ao ar livre. Todos os quartos incluem wi-fi, ar-condicionado, televisão de tela plana com canais a cabo e um mini-bar.
- Royal Tulip Brasília Alvorada – às margens do Lago Paranoá, vizinho ao Palácio da Alvorada, é possível encontrar uma arquitetura única e ambiente luxuoso. As acomodações têm varanda, mesa de trabalho, TV a cabo, acesso à internet e banheira, entre outras comodidades.
Para se hospedar
- Brasil 21 Convention Affiliated by Meliá – localizado no Setor Hoteleiro Sul, passando pelo Eixo Monumental, no coração da Capital. Ao lado da Torre de TV e do Parque da Cidade. Também oferece muitas comodidades interessantes, como quartos com cozinha, suítes com vista para a torre de TV dentre outras.
- Meliá Brasil 21 – próximo à Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e 15 minutos do aeroporto. Parte do Centro Empresarial Brasil 21, conta com opções gastronômicas para agradar os mais variados paladares. Único hotel de Brasília com heliponto exclusivo, além de contar com piscina, sauna, salas de reunião e bicicletas disponíveis para os hóspedes. Em todos os quartos há wi-fi gratuito, TV por assinatura, frigobar e cofre eletrônico.
- Lets Idea Brasília Hotel – localizado na Asa Norte, a 400 metros da Torre de TV, próximo ao Memorial JK, o Teatro Nacional, a Catedral Metropolitana e a Praça dos Três Poderes. Com vista para o Eixo Monumental de Brasília, o hotel oferece infraestrutura de alto padrão, espaço para eventos, restaurante e apartamentos amplos.
O artigo do Metrópoles trata sobre todos esses espaços ótimos para uma estadia rápida e bem focada nos negócios e aos empresários. O mercado imobiliário oferece uma grande oportunidade aos investidores.
Todos os hotéis têm um estilo de estadia padrão, lofts, kitnets, apartamentos e até casas são imóveis muito procurados por turistas nos tempos atuais. Investidores que adquirem imóveis com essa finalidade desfrutam de uma renda muito interessante. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.
Como isso influencia o mercado imobiliário?
Segundo um artigo do Administradores.com, o turismo contribui positivamente no cenário econômico, na geração de emprego e renda, “assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, traz com ela desenvolvimento às localidades e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local. O setor representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos.”
Oportunidades para investidores
Com uma economia pulsante, movimentação nos negócios e no comércio de Brasília, a capital do DF proporciona grandes oportunidades aos investidores de imóveis. Veja as duas principais possibilidades que resultam do turismo.
Comércio
Imóveis comerciais são uma ótima opção, são contratos mais longos e que geram grande previsibilidade de recebimento ao locador. Um ponto comercial tem grande valor ao empresário locatário, o que significa que é muito difícil um inquilino comercial trocar de endereço e deixar o imóvel vago.
Aluguel por temporada
Outro ponto positivo de estar em terceiro lugar no ranking do turismo no Brasil são as oportunidades de investimento em imóveis propícios para estadias curtas.
Kitnets, apartamentos e lofts bem equipados e em localizações centrais, casas para turistas de maior poder aquisitivo e que vêm com a família. São imóveis atrativos para pessoas interessadas em uma estadia mais particular – ou seja, não tão agitada como em um hotel – e principalmente, para turistas que pretendem passar tempos um pouco maiores – de duas semanas a dois meses.
Este modelo de locação é bem comum para investidores que não se importam em manter o imóvel sempre anunciado, renovando fotos e valorizando o espaço com constância. O ponto positivo, apesar da atenção frequente que o imóvel exige, é que os valores dessa locação são bem mais altos se comparado ao aluguel anual.
Veja como funciona o contrato do aluguel por temporada.
Conclusão
O artigo publicado pelo jornal Metrópoles fala que Brasília está em 3º lugar no ranking do turismo. Isso proporciona um crescimento gigantesco na economia do DF, movimentando o mercado imobiliário, o comércio, as empresas e consequentemente melhora a qualidade de vida dos moradores com mais ofertas de emprego.
O mercado imobiliário é influenciado pois, os imóveis comerciais ficam sempre em alta com as empresas e comércios prosperando naquele endereço. Outra oportunidade é o aluguel por temporada, que oferece aos turistas uma estadia mais privada e tranquila, e ao locador um recebimento bem satisfatório.
Se você precisa de ajuda para encontrar o imóvel ideal para investir, fale com a gente! A Silveira Imóveis é uma imobiliária consolidada no mercado imobiliário de Brasília – DF.