Se você contratou uma imobiliária para administrar o seu patrimônio de imóveis, provavelmente a intenção é otimizar o tempo e diminuir riscos. Mas será que a gestão dessa empresa está cumprindo com o objetivo? Vamos colocar alguns pontos para que você analise o serviço que recebe e responda a pergunta sobre a Imobiliária ajuda em que.
Não tem nada mais incômodo do que pagar por um serviço e continuar esquentando a cabeça por ele. Na administração de imóveis não é diferente. Você precisa tomar o cuidado de analisar se a empresa que contratou está ajudando ou só gerando prejuízo.
Leve em conta dois fatores importantes:
- A taxa de administração é o pagamento para contar com um serviço completo e especializado, facilitando a sua vida e proporcionando mais tempo para você e sua família. Esta taxa fica em torno de 10% mensal no aluguel e 5% sobre o valor da venda.
- Rendimento do patrimônio, que está vinculado a: valorização do imóvel e sua avaliação, para não ficar com preço defasado; reparos na troca de inquilino; e busca por soluções quando o imóvel está vago ou não tem procura.
Quando você adquiriu o patrimônio provavelmente fez o cálculo básico de quanto estava investindo no imóvel, qual o potencial de rendimento mensal (quanto será o preço do aluguel) e em quanto tempo o investimento vai começar a dar lucro.
Se você não faz esse cálculo, leia o que é retorno sobre investimento imobiliário.
E o maior problema dessa situação é que, as pessoas com pouca experiência ou que não têm tempo para dedicar-se à administração do seu patrimônio, buscam por uma empresa especializada para confiar seus imóveis.
Porém, se essa gestão não abrange todas as necessidades do mercado, a taxa imobiliária que você paga não compensa. Entenda melhor todo esse raciocínio ao longo do texto e veja se a sua imobiliária está te dando prejuízo.
Para quê você paga taxa de administração imobiliária?
Primeiro de tudo responda essa pergunta: por que você decidiu contratar uma empresa para administrar seus imóveis?
As respostas podem ser: Não tenho tempo, não tenho conhecimento, já perdi muito dinheiro, dentre outras (deixe aqui nos comentários para conhecermos um pouco o seu lado).
Resumindo, se você terceirizou a administração é porque precisa de ajuda. E é para isso que você paga a taxa de administração imobiliária. Para que uma equipe completa e com experiência previna danos, evite erros e faça com que seu patrimônio renda sempre mais.
Mas muitas imobiliárias pecam no serviço que entregam, e esse, inclusive, foi o motivo para que Alvaro, fundador da Silveira Imóveis, decidisse oferecer este serviço ao mercado. Alvaro criou um grande patrimônio de imóveis em Brasília desde que chegou à capital na década de 60.
Por muitos anos teve problemas e dores de cabeça, mesmo pagando pela taxa de administração imobiliária. Quando percebeu que estava tendo prejuízo e não recebia a ajuda que precisava, decidiu montar o seu próprio modelo de serviço imobiliário.
Com o sucesso de sua gestão passou a oferecer o serviço aos seus amigos e conhecidos. Até que por fim ofertou ao mercado, chegando ao que é hoje a Silveira Imóveis, uma imobiliária que atende vários clientes e seus diversos tipos de necessidades e exigências.
Dito isso, decidimos compartilhar com você algumas funções que a sua imobiliária deveria desempenhar mas provavelmente não o faz, e que gera prejuízo financeiro para você.
Funções que a sua imobiliária deveria ter
Nós, da Silveira Imóveis, acreditamos que as imobiliárias deveriam desempenhar todas as funções na administração de patrimônio imobiliário, do início ao fim. Para oferecer ao proprietário tranquilidade e uma gestão eficiente, que faça o seu patrimônio render.
Mas não é o que acontece na maioria das situações. Algumas funções que Alvaro, nosso fundador, sentiu como deficiência nos serviços prestados foi a falta de segurança fiscal e apoio jurídico.
Quem tem imóveis para locação deve declarar o rendimento mensal em seu imposto de renda. É muito mais fácil se a sua imobiliária informar o exato rendimento mensalmente a você, e ao declarar você tenha todos os valores especificados em fácil acesso.
Além da facilidade, existe o risco de erro. Se você declarar um rendimento errado pode receber uma multa, significando uma perda financeira. Mesmo que a sua imobiliária não tenha ligação direta com tal erro, a situação poderia ser evitada com maior cuidado e atenção dos profissionais que auxiliam você na administração de seus aluguéis.
São nesses pequenos detalhes que a terceirização deixa de ser um auxílio para se tornar um prejuízo.
Funções que a sua imobiliária deveria ter
Aqui na Silveira, imobiliária no DF, nós nos preocupamos com isso também. Para auxiliar nossos clientes e tentar evitar perdas, informamos mensalmente o recolhimento para que o proprietário atualize o carnê-leão.
Isso significa que nossos clientes contam com uma gestão que preza pelo seu patrimônio, pelo seu rendimento e pelo seu tempo.
Para ficar visual, veja essa lista que para nós são funções essenciais de uma imobiliária. E somente com a prestação de todos esses serviços a empresa está cumprindo com o seu objetivo ao contratá-la.
- Divulgação dos imóveis disponíveis em anúncios patrocinados;
- Fotos dos imóveis feitas com fotógrafo e câmera profissional;
- Publicidade nos principais portais imobiliários;
- Assessoria jurídica gratuita por meio de escritório especializado;
- Departamento de cobrança ativa;
- Visita acompanhada dos interessados aos imóveis;
- Avaliação mercadológica de todos os imóveis para que a comercialização seja feita em valores de mercado;
- Elaboração anual da DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias);
- Informação mensal dos rendimentos aos proprietários para emissão do Carnê-Leão;
- Assessoria de reparos no imóvel quando há demanda ou troca de inquilinos;
- Assinatura digital de todos os documentos e contratos.
Quando a sua imobiliária começa a te dar prejuízo?
A sua perda financeira começa quando você não tem uma pessoa dedicada para acompanhar as visitas ao seu imóvel. Nas imobiliárias digitais, por exemplo, é uma pessoa despreparada que não conhece a fundo o seu patrimônio e consequentemente não sabe tirar todas as dúvidas do interessado.
Aqui na Silveira, por exemplo, nós adotamos um sistema que mostra uma linha do tempo completa de cada imóvel. Quando há um interessado, a pessoa responsável por acompanhar a visita estuda todo esse histórico, entendendo tudo o que já foi feito, como melhorias recentes, para agregar valor na visitação.
Pensa com a gente: Se você está pagando a taxa de administração imobiliária, é para garantir que a locação do seu imóvel terá uma gestão competente, com profissionais qualificados exercendo suas funções de especialidade.
Quando há um profissional dedicado ao seu imóvel, atendendo os interessados, cuidando desse relacionamento e acompanhando as visitas, a probabilidade de alugar mais rápido é maior. Afinal, além do atendimento personalizado você conta com a experiência de um profissional qualificado.
Neste sentido, ainda devemos frisar que, você decidiu contratar uma imobiliária justamente para poupar o seu tempo e garantir que o seu inquilino tenha um atendimento que você não pode dar. É neste momento que você percebe se está tendo prejuízo.
Quando a sua imobiliária começa a te dar prejuízo?
- Se você acaba precisando conversar com o inquilino;
- Se precisa acompanhar visitas ao imóvel ou supervisionar a vistoria;
- Se não tem apoio fiscal e jurídico;
- Se é você quem fotografa o imóvel e elabora a descrição;
- Ou ainda, se a imobiliária não oferece um serviço de qualidade. Por exemplo, a empresa até pode fotografar o imóvel, mas as fotos não demonstram o seu potencial (sol, vista livre, espaços, melhorias, etc);
- Quando os inquilinos não param no imóvel por encontrar uma relação complicada com a imobiliária (dificuldade na resolução de problemas, demora no atendimento, etc);
- E por último, se não há um processo seguro e facilitado para a entrada do inquilino, que preveja possíveis dificuldades financeiras (análise financeira do locatário) e que proporcione uma entrada simples, como assinatura de contrato digital, por exemplo, corre risco de perder dinheiro.
Enfim, a sua imobiliária está te dando prejuízo se demanda qualquer função sua que não seja tomar decisões e olhar apenas para as possibilidades. Caso contrário, você está pagando para continuar trabalhando.
É claro que você, como proprietário de um patrimônio, precisa cuidar dos bens que conquistou. Não queremos que você decida deixar todos os seus investimentos na mão de outras pessoas. A questão é que, você deve terceirizar o serviço para contar com profissionais técnicos e experientes, oferecendo soluções e trabalhando pelo rendimento.
É dessa forma que o seu investimento mensal na taxa de administração passa a compensar.
O que você precisa saber para contratar uma imobiliária
Antes de contratar uma imobiliária, você deve analisar muito bem o modelo de serviço para não se frustrar. Um atendimento de qualidade, dúvidas sanadas, soluções para os problemas e o seu inquilino bem amparado para não gerar mais problemas. Essa gestão que o seu imóvel merece.
Primeiro de tudo, tenha em mente que as imobiliárias físicas são mais eficientes que as digitais. Mesmo que ofereçam uma taxa administrativa um pouco mais alta, podem proporcionar a personalização do serviço para você não ter trabalho.
O atendimento é melhor, a atenção ao cliente e ao seu imóvel é muito maior, e a gestão de conflitos e problemas é mais rápida.
Depois, pesquise muito sobre o que as pessoas falam sobre a imobiliária que você deseja contratar. Veja os comentários no Google e no reclame aqui. Leia o que as pessoas falam e se a empresa responde os comentários negativos, trazendo uma solução.
Leia mais sobre o que você precisa saber antes de contratar uma imobiliária.
Conclusão
Tomar a decisão de colocar o seu patrimônio nas mãos de outras pessoas muitas vezes não é fácil. Você sabe que o inquilino quer ser bem atendido, e que isso faz toda a diferença na hora de encontrar um locatário que não dê dor de cabeça.
Outra ação essencial é a demonstração do imóvel e atendimento de interessados. Por isso pode ser decisivo para alugar o imóvel rápido.
Fotos de qualidade, bem enquadradas, e um anúncio convidativo nos melhores portais imobiliários também fazem a diferença para não ficar com o imóvel vago por muito tempo, gerando prejuízo.
Uma imobiliária competente e um serviço de qualidade pode evitar diversos inconvenientes. Para isso é imprescindível:
- Análise de crédito de inquilinos para segurança financeira;
- Departamento jurídico com assessoria gratuita;
- Departamento de cobrança ativo para evitar inadimplência;
- Avaliação mercadológica para não ficar com valor de aluguel defasado;
- Elaboração da DIMOB anual;
- Informes mensais de rendimento para facilitar sua declaração de IR.
Então, para uma administração completa de imóveis em Brasília, a gestão da Silveira é estruturada com sistema robusto e processos consistentes, além de apoio fiscal e jurídico para não deixar você na mão. Tenha tranquilidade e se preocupe com o que realmente importa: Você e sua família!