Aluguel direto com o proprietário: entenda os riscos!

Aluguel direto com o proprietário: entenda os riscos!

Em decorrência da valorização do mercado imobiliário em nosso país, sobretudo nas grandes cidades, muita gente está em busca do famoso “jeitinho brasileiro”, tentando realizar os principais trâmites do segmento por conta própria. Diante desse contexto, algumas pessoas estão apostando no aluguel direto com o proprietário.

O intuito dessa prática é o de tentar reduzir eventuais gastos com os profissionais do ramo, ou mesmo, com as imobiliárias. Mas essa é uma escolha que não está livre de riscos e que pode cobrar um preço bastante significativo depois. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

Você pode pagar a mais do que deveria

Um dos principais riscos das pessoas que estão apostando no aluguel direto com o proprietário é exatamente o de pagar mais do que deveria. Parece um contrassenso, visto que muita gente escolhe esse caminho justamente para pagar menos, mas o fato é que esse é um “barato” que pode sair bem caro no futuro.

Quando você conta com a ajuda e a expertise de profissionais especializados no ramo e de uma imobiliária idônea, eles informarão se estão pedindo uma quantia mais alta do que o real valor do imóvel, considerando detalhes importantes, que podem passar despercebidos por quem não é da área.

Sendo assim, é muito mais seguro alugar com uma empresa ou corretor apto a te fornecer as melhores opções e informações sobre a unidade propriamente dita e o segmento como um todo, fazendo uma avaliação criteriosa das suas alternativas e garantindo negociações mais rápidas e seguras para todos os envolvidos.

Você pode descumprir as exigências legais

O mercado imobiliário é, por definição, um segmento com diversas complexidades. Quando pensamos no Brasil, que é um país burocrático e cheio de minúcias, essa realidade pode ser multiplicada, o que torna qualquer negociação difícil para quem não é do ramo. Dessa forma, alugar direto com o proprietário pode não ser uma boa ideia.

As regras sobre as garantias locatícias, por exemplo, podem ter diversas variações importantes, que passam incólumes à avaliação de uma pessoa menos experiente. Elas precisam não apenas estar bem definidas e esclarecidas no contrato, como também muito bem detalhadas em suas cláusulas e alíneas.

Uma boa imobiliária e seus profissionais ajudarão tanto inquilinos quanto os próprios proprietários a terem mais clareza sobre esse e outros aspectos, mostrando quais são as melhores alternativas disponíveis, elucidando quem é responsável por eventuais encargos e até mesmo agilizando o fechamento do acordo.

Você perde qualquer segurança jurídica

É bem possível que você não saiba, mas os corretores podem servir de testemunhas em eventuais processos ou pendências judiciais. Embora esse cenário não seja o mais comum, o fato é que, até mesmo pelos seus conhecimentos profundos sobre o assunto e pela participação nos trâmites, os juízes podem chamá-los a depor.

O que o ocorre, na maioria das vezes, é que golpistas oferecem aluguéis, até mesmo em anúncios de jornais, por exemplo, com um preço abaixo do praticado no mercado e oferecendo muita facilidade para o fechamento do negócio. Quem fica interessado pode pagar taxas de reserva e nunca mais ver esse dinheiro.

Infelizmente, não é apenas no Brasil que estamos sujeitos a golpes, pois pessoas sem idoneidade estão por toda parte, podendo utilizar suas más intenções e querendo tirar vantagem de gente de bem. Se você resolver fazer tudo por conta própria e alugar direto com o proprietário, você estará sozinho nessa empreitada.

Você dá margem para desgastes evitáveis

Vamos supor que você encontrou uma pessoa idônea locando a sua propriedade e acabou fechando o contrato sem maiores dificuldades. Esse cenário também é possível, mas isso não quer dizer que você esteja livre de problemas no futuro. Afinal, qualquer relação, comercial ou não, está sujeita a discordâncias e diferenças de opiniões.

Como todos sabemos, qualquer tipo de relacionamento sofre desgaste. No entanto, no mercado imobiliário, isso pode ser facilmente evitado se houver um profissional ou uma empresa especializada intermediando os contatos. A discussão sobre os reajustes de aluguel são um clássico, que costumam causar atritos.

O mesmo vale para outros itens, como a responsabilidade por reformas, atraso no pagamento e assim por diante, ou seja, tudo aquilo que faz parte do dia a dia de proprietários e inquilinos. Mesmo depois da assinatura do contrato , você continuará contando com orientação para tudo, tendo uma relação mais simples e amigável.

Você diminui o seu número de opções

A internet facilitou bastante a vida de quem está procurando um imóvel. Afinal, os portais imobiliários e demais sites do gênero possuem uma série de anúncios , nos quais você pode encontrar praticamente qualquer tipo de propriedade. No entanto, ao contrário do que você pode achar, as imobiliárias possuem alternativas únicas.

Muita gente simplesmente não anuncia na web e os profissionais do ramo estão sempre em contato com os donos de casas e apartamentos, que buscam, justamente, uma melhor assessoria para o seu patrimônio. Dessa maneira, existem alternativas que você simplesmente não terá acesso se decidir fazer tudo por conta própria.

Você perde rapidez em solucionar problemas

Em tempos tão dinâmicos quantos os dias de hoje, ninguém quer perder tempo com coisas que podem ser evitadas, não é mesmo? Pois, se você se identifica com esse tipo de situação, alugar direto com o proprietário não é a melhor escolha, visto que as imobiliárias e seus profissionais ajudam bastante a solucionar qualquer problema.

Ao contar com esse tipo de auxílio especializado, você ganha a prerrogativa de ter a quem recorrer na hora do aperto. Caso haja algo de errado com o imóvel, você tem um apoio importante da equipe e é ela que entrará em contato com o proprietário, dialogando e cobrando constantemente uma solução por parte dele.

Agora que você já leu esse conteúdo, é bem provável que tenha percebido que aluguel direto com o proprietário pode não ser a melhor escolha. Uma boa imobiliária ajuda em diversos aspectos e torna o relacionamento muito mais benéfico para todos os envolvidos!

Gostou de aprender mais sobre o aluguel direto com o proprietário? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook !

< Post mais antigoPost mais novo >

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp