Ter um apartamento para alugar em Brasília é um investimento ideal!
Você precisa ter certeza do que as pessoas mais prezam na hora da escolha. Você pode investir com confiança, tendo a certeza de que o seu patrimônio nunca deixará de render.
Quando pensamos em investimento imobiliário, a gama de possibilidades é tão grande que acabamos ficando confusos sobre o que escolher. Investir em um imóvel não é tão simples, e se você já tem um patrimônio dedicado a renda extra mensal, já sabe de todo esse processo de investimento.
Nesse texto, focamos apenas em falar sobre o que devemos nos atentar ao investir em um apartamento para alugar em Brasília e o que as pessoas buscam. Diferente de outras cidades do DF, o ritmo de vida e os objetivos estudantis e de trabalho aqui podem ser bem diferentes.
Agora, o que o público que procura por um imóvel em Brasília está buscando? Quais seus objetivos e quais as suas necessidades? Antes de ir direto ao ponto, vamos explicar brevemente o beabá da cidade, para investidores que não são do Distrito Federal.
Quais são as regiões de Brasília?
A capital do país é composta em sua totalidade pelo plano piloto e pelo Parque Nacional de Brasília. No plano piloto, encontramos: Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte. Essas regiões compõem o centro da capital, com suas quadras residenciais e comerciais, setores hoteleiro, hospitalar, bancário, comercial, entre outros.
Melhores regiões de Brasília para ter um apartamento para locação
Todas as quatro regiões de Brasília (Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte) são muito boas para moradia, com infraestrutura de imóveis residenciais e comércio. Faz com que sejam locais perfeitos para investir, sempre há pessoas interessadas em morar.
Ter um apartamento para alugar em Brasília ou em outras cidades?
Investir em Brasília é uma boa opção pela variedade de pessoas buscando um imóvel na capital. Um apartamento em Brasília raramente fica vago, a demanda de pessoas na cidade é enorme.
A escolha do apartamento para render o aluguel deve levar em consideração o valor de investimento e o potencial de rendimento do imóvel. Dentro de uma mesma região, podemos encontrar apartamentos de diversos valores, o valor de rendimento em si não deve ser uma preocupação quando falamos sobre a escolha da cidade.
O ponto principal para definir a localização será o potencial de crescimento da região e o movimento já existente. Se a cidade tem um projeto de metrô, shopping, se os asfaltos são reparados com frequência, etc. Esses questionamentos não ocorrem, a cidade já é completa, além de ser foco político e exigir manutenção e crescimento natural.
Se você gosta da ideia de ter um apartamento para locação em Brasília, por conta da alta procura por imóveis e estrutura perfeita da cidade, fale com uma imobiliária do Distrito Federal e conheça todas as oportunidades do mercado.
Outras regiões que vale a pena investir
O Distrito Federal é enorme, e Brasília não é a única região que traz um bom retorno sobre o investimento, pensando na rentabilidade e na garantia. Você pode optar também por: Águas Claras, Taguatinga, Gama, Samambaia, Noroeste, Cruzeiro e Sudoeste.
Todas são cidades que oferecem boas garantias de retorno, a estrutura comercial e residencial são ótimos atrativos para novos moradores.
Nesses locais, encontramos comércios, farmácias, mercados, clínicas, escolas e tudo para suprir as necessidades básicas, sem que os moradores precisem ir até outras cidades para encontrar o que precisam. E um último atrativo, que talvez seja quesito decisório aos moradores, é a qualidade dos imóveis disponíveis.
Essas cidades proporcionam uma qualidade de vida excelente.
Qual é o público de moradores de Brasília?
As pessoas que procuram por um imóvel em Brasília querem ficar próximas ao plano piloto. Segundo um estudo da Codeplan, os moradores de Brasília são, em sua maioria, casais sem filhos, solteiros ou casais com até dois filhos.
Podemos imaginar o público superficialmente como funcionários públicos, estudantes e parlamentares, com em média 35 anos (idade média dos moradores segundo a Codeplan), casados prioritariamente (44,3%).
A partir desses dados, temos uma visualização geral sobre o estilo de vida dos moradores, o que nos guia sobre como escolher um apartamento para aluguel em Brasília e quais as necessidades das pessoas que buscam um imóvel por aqui:
- Imóveis de 2 a 3 quartos, com vaga de garagem e fácil acesso ao transporte público. Essas dicas são essenciais para suprir as necessidades do público em geral.
O que as pessoas buscam em um apartamento em Brasília?
Agora que você entendeu o potencial da cidade e conheceu um pouquinho o público, vamos falar sobre o que as pessoas buscam em um apartamento em Brasília! A maior procura considera:
- Um valor mensal entre R$ 1.000 e R$ 3.000;
- Regiões da Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste e Noroeste;
- Imóveis de 1 a 3 quartos, garagem e valor de condomínio baixo.
Áreas de lazer dentro do condomínio não são relevantes, já que Brasília contempla uma variedade de estabelecimentos, como restaurantes, bares, shoppings e parques, o valor do condomínio iria encarecer e afastar os locatários. Apartamentos em Brasília com condomínios simples são uma ótima opção, levando em consideração a soma de aluguel + IPTU + condomínio, que se for muito alta, dificulta a locação.
Leia um pouco sobre as regiões da Asa Sul e Asa Norte e entenda as possibilidades de lazer.
É essencial que o apartamento em Brasília tenha uma ou, se o apartamento for maior (3 quartos), até duas vagas de garagem. Isso valoriza o imóvel e atrai mais os interessados, fazendo com que o mesmo seja alugado com maior facilidade.
Valorização
Um ponto muito observado nas visitas em imóveis é a valorização e modernização do mesmo. Além das questões estruturais, como quantidade de quartos, vaga de garagem, condomínio, os móveis planejados, iluminação, pintura e detalhes pequenos fazem toda a diferença.
A modernidade do apartamento, mesmo que não seja uma construção nova, encanta o visitante e faz com que o imóvel não fique vago nem um mês inteiro. Considere uma pequena reforma repaginando e deixando o local atualizado. O “cheiro de novo” encanta todos os visitantes.
Outra estratégia é sempre ficar atento e aberto às negociações com o inquilino. Caso este ofereça a possibilidade de alguma reforma em troca de carência ou desconto, considere fortemente aceitar. O aceite garante o aluguel, cria um bom relacionamento com o locatário e valoriza o seu imóvel.
Lembrando que este jogo de cintura vale também para negociações de reajuste. Leia também: Como fazer um contrato de locação de imóvel.
Conclusão
As pessoas buscam em um apartamento para aluguel em Brasília praticidade para o dia a dia de trabalho, espaços compactos para não demandar muito trabalho, sem muito aperto, para suportar a rotina de um casal sem ou com apenas um filho.
Essa é a média de perfil dos moradores do plano piloto. Você até pode optar por imóveis maiores, com mais quartos, em condomínios que ofereçam espaços de lazer, e isso não quer dizer que o apartamento ficará vago e que não terá procura.
Devemos sempre focar no perfil de moradores que mais se sobressaem nas pesquisas, como a da Codeplan, que citamos ao longo do texto.
Leia também: Quais serviços são oferecidos pela Silveira Imóveis em Brasília.