Comprar um imóvel para minha própria empresa é bom negócio?

Comprar um imóvel para minha própria empresa é bom negócio?

Comprar Imóvel para a Empresa: Considerações e Cuidados

Expandir o seu negócio e iniciar atividades em um novo endereço, ou ainda, comprar um imóvel para sua própria empresa e não precisar mais pagar aluguel, é uma ação que demanda certo cuidado. Veja algumas considerações antes de tomar a decisão e faça as escolhas certas.

Comprar um imóvel para a sua empresa é um grande passo, e antes de tomar qualquer decisão, é necessário analisar muito bem o momento dos seus negócios.

Em alguns casos, comprar um imóvel comercial pensando apenas em não pagar aluguel pode não ser um bom negócio. É necessário avaliar muito bem o momento financeiro da empresa, o mercado da região e os impactos que uma mudança causaria.

Falaremos com mais detalhes a seguir. E se depois de avaliar todos os pontos, você decidir que comprar um imóvel para a sua empresa é um bom negócio, nós traremos algumas dicas para fazer um bom investimento.

Comprar um Imóvel para Minha Empresa ou Ficar no Aluguel?

Antes de qualquer coisa, se tratando de negócios, você precisa ter muito bem definido o cenário financeiro para este investimento. Por exemplo, você já tem o valor para comprar um imóvel à vista ou pretende financiar? Se for financiar, quanto de juros vai pagar no total?

Em alguns casos, financiar o imóvel comercial não vai valer a pena, se a parcela da aquisição ficar muito mais alta do que o aluguel que você paga hoje. Financeiramente, os juros podem representar uma perda financeira relativamente alta.

Em outras situações, se o comércio não está prosperando e o empresário quer mudar de endereço, e já identificou que a perda financeira do financiamento é insignificante ou nem irá ocorrer, comprar um imóvel para a empresa é uma ação que pode fazer toda a diferença.

Por último, o ponto mais importante é entender o potencial de investimento, analisar o preço dos imóveis à venda e definir se você não terá impactos comerciais negativos por trocar o endereço.

Isso pode significar uma queda enorme no faturamento da empresa se, por exemplo, você tem uma loja e depende do movimento da rua e região, e por não ter um potencial de investimento tão alto, acaba mudando para um endereço com menor movimentação de pessoas.

Ou ainda, se tratando de escritórios que recebem os clientes. Ao mudar-se para mais longe ou para um imóvel menor, sem estacionamento ou outras comodidades, isso pode incomodar os clientes dependendo do tipo de negócio, impactando diretamente nos negócios.

Comprar um Imóvel para Minha Empresa ou Ficar no Aluguel?

Para completar, veja abaixo uma lista de prós e contras:

Prós:

  • Reformas sem limitações, você pode deixar o imóvel exatamente como precisa;
  • Pode investir na decoração e nos móveis planejados, pois o valor não vai ser perdido (como acontece muito no fim de contratos de locação);
  • Ao adquirir um imóvel para sua empresa, você está aumentando o seu patrimônio;
  • O valor agregado do imóvel é seu. Ou seja, se o investimento for certeiro, ano após ano você tem um patrimônio que vale mais;
  • Pode gerir os espaços como bem entender. Por exemplo, se comprar um terreno com imóvel e estacionamento, mas os seus negócios não exigem tanto espaço para estacionar, é possível expandir o espaço interno, construindo novos banheiros, cozinha, estoque, novas salas ou o que for necessário.

Contras:

  • Demanda um investimento alto, e se for o caso de financiar, os juros podem impactar negativamente na receita da empresa;
  • Os negócios ficarão “presos” ao endereço, e caso a escolha do imóvel não tenha colaborado para as vendas (principalmente se tratando de comércios), você terá que sair do imóvel e voltar para o aluguel, buscando um ponto comercial mais próspero;
  • Se houver uma crise e você paga o financiamento, não poderá mudar os negócios para um local menor e mais barato com a facilidade em rescindir um contrato de locação.

O Que Analisar Antes de Comprar um Imóvel para Sua Empresa

Por fim, ao analisar os pontos acima e definir que este é o momento da sua empresa, veja alguns pontos a analisar antes de comprar um imóvel para a sua empresa.

1. Região

O primeiro ponto, e talvez o mais importante, a levar em consideração é a região. Cada tipo de negócio tem suas características, assim como a equipe de funcionários e a clientela.

Veja abaixo, separadamente, os principais detalhes sobre a análise da região.

1.1 Plano de Desenvolvimento da Região

Muitas cidades brasileiras cresceram orgânica e desgovernadamente, aqui em Brasília, por exemplo, foi diferente. A cidade teve um planejamento e foi construída com ordenamento, sendo assim, nós temos espaços dedicados aos comércios (quadras comerciais) que oferecem muitas oportunidades. No DF, esta é uma região que atrai muitos empresários pelo potencial econômico.

Dito isso, você sendo de Brasília ou não, é interessante estudar sobre o plano de desenvolvimento da região. Se é um local que já apresenta oportunidades e tem o seu comércio aquecido.

Ou, se é uma região ainda em desenvolvimento, mas já com projetos aprovados para construção de universidades, shopping, parques, etc.

Se a cidade ou bairro não é desenvolvida e nem apresenta uma projeção de crescimento, o seu negócio ficará estagnado. Até mesmo escritórios e negócios que não dependam do movimento de pessoas e clientes.

1.2 Qualidade de Vida

Indo de encontro com o que falávamos anteriormente, onde a região deve conter ao menos um plano de desenvolvimento, pensar no dia a dia dos funcionários, preservando a sua qualidade de vida no trabalho, é também um ponto importante.

Isso porque, sempre irão existir fatores externos que contribuem ou atrapalham o dia a dia dos funcionários. Se a região tem apenas uma linha de ônibus, por exemplo, podem existir conflitos do horário dos ônibus e o horário comercial, representando uma grande dificuldade no transporte de quem trabalha para sua empresa.

Ou ainda, se não tem restaurantes acessíveis, mercados e padarias. Os funcionários devem poder almoçar fora todos os dias se quiserem, devem ter opções de conveniências para comprar café, suco, ou o que sentir necessidade em uma pausa do trabalho.

Sem isso, o seu quadro de colaboradores pode ser afetado com frequência, mesmo que as pessoas gostem muito de trabalhar na sua empresa.

1.3 Atividade Econômica Fomentada

Em regiões mais movimentadas, a mão de obra é consequentemente facilitada. Primeiro, por oferecer tudo o que o funcionário precisa, como falamos acima. Segundo, pela maior quantidade de profissionais que residem na própria região, ou nos arredores, facilitando o processo de contratação e retenção de bons funcionários.

2. Valorização Imobiliária

Optando por uma região de boa infraestrutura, comprar um imóvel para a sua empresa pode ser um grande investimento.

Não é novidade para quem acompanha nosso blog que, a aquisição de imóveis é uma das formas mais seguras e rentáveis de investimento.

Vale a pena investir em imóveis comerciais como fonte de renda?

Se tratando ainda da aquisição para o seu negócio, oferece não só a vantagem de aumentar o patrimônio próprio ou da empresa, mas também, a vantagem de que se você descontinuar as atividades comerciais, terá um imóvel para render com locação.

O investidor que compra um imóvel com boas projeções de valorização, além de conseguir os benefícios durante o seu tempo de uso, também pode pensar no retorno sobre o investimento imobiliário.

3. Estado do Imóvel

Atente-se ao estado de conservação do imóvel que está interessado. É interessante contar com o apoio de uma equipe de vistoriadores, para garantir que você não perca dinheiro no investimento.

Se houver defeitos na estrutura do imóvel, por exemplo, que causem infiltração, rachaduras e outros problemas, o imóvel deve ser descartado na hora! Se existirem problemas hidráulicos, elétricos, no telhado, etc., tenha atenção com o preço do imóvel.

Algumas ofertas já estão com o preço menor, justamente por considerar as reformas que o comprador deverá fazer antes de ocupar o imóvel comercial. Caso o preço esteja alto mas o imóvel seja bom, e você não se incomode em reformar, pode negociar o preço.

4. Melhorias e Reformas

Por último, tenha em mente o seu plano de negócios ao visitar imóveis comerciais. Se você pretende expandir, mesmo que vá demorar alguns anos no processo, é interessante buscar por imóveis com terrenos mais espaçosos e possibilidades de melhoria.

Observe também se a estrutura do imóvel suporta reformas, como abrir paredes ou construir mais um andar.

Como a Imobiliária Ajuda na Compra de Imóveis?

Contar com profissionais experientes na busca pelo imóvel para seus negócios pode fazer muita diferença.

Não é apenas no momento da vistoria que o apoio de profissionais é relevante, mas em todas as etapas, desde a pesquisa pelo imóvel até nas burocracias e documentações da aquisição.

Mas antes, pesquise muito bem sobre a imobiliária que irá contatar. [Leia o que você precisa

saber antes de contratar uma imobiliária](https://www.silveiraimoveis.com/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-contratar-uma-imobiliaria-no-df).

Na Silveira Imóveis, imobiliária em Brasília, estamos com você durante todo o processo de aquisição. Aqui, você não apenas adquire um imóvel para o seu negócio, mas encontra qualidade no atendimento e suporte em todo o processo de aquisição.

Conclusão

Comprar um imóvel para a sua empresa pode sim ser um bom negócio, desde que você faça isso de forma estruturada e planejada.

Se for o momento financeiro da sua empresa, é uma boa estratégia escolher primeiro as regiões que o seu negócio terá potencial de crescimento, conhecer os preços dos imóveis dessas regiões, analisar as opções do mercado, e por fim, visitar os imóveis mais interessantes com o acompanhamento de profissionais.

Se você seguir um caminho calculado, sem comprar um imóvel para a sua empresa por impulso, provavelmente fará uma aquisição relevante para o patrimônio do seu negócio.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp