O mercado imobiliário é cenário de muitos questionamentos entre as pessoas. Uma vez que, além de extremamente valorizado, é um setor que conta com diversos detalhes e burocracias em suas negociações. Diante dessa realidade, saber quem decide o preço do aluguel , se é o dono do imóvel ou a imobiliária, é muito importante.
- Por que pedir um valor justo é tão importante?
- Quem decide: o dono do imóvel ou a imobiliária?
- Afinal, o que é considerado para decidir o valor?
Estipular quanto pode ser pedido pela locação de uma casa, apartamento ou mesmo uma loja comercial é uma verdadeira arte que precisa considerar fatores mensuráveis. Como metragem e acabamento, com outros abstratos, como os anseios do proprietário. Confira, abaixo, como isso é feito!
Por que pedir um valor justo é tão importante?
Algumas pessoas acham que podem fazer qualquer estratégia na hora de venderem ou alugarem um imóvel, pois os interessados em potencial farão propostas de maneira que se chegue a um denominador comum. No entanto, a situação é muito mais complexa e envolve detalhes de engajamento e visualização de anúncios, por exemplo.
A internet mudou paradigmas e a definição do preço do aluguel é um dos parâmetros mais utilizados nos sites e plataformas imobiliárias. Pedir uma quantia razoável faz com que muitos mais usuários cliquem no seu anúncio , em busca de um local que atenda às suas demandas, mas que não extrapolem o seu orçamento no final do mês.
Quem decide: o dono do imóvel ou a imobiliária?
Depois de ler todo esse conteúdo, é bastante provável que você esteja pensando que é o corretor de imóveis o único responsável por decidir qual será o preço cobrado para a locação da propriedade. Entretanto, mais uma vez, o cenário é mais complexo do que parece e o dono do local também tem voz ativa durante todo o processo.
Embora a imobiliária e seus profissionais tenham mais experiência nesse sentido e conheçam muito bem o segmento, sendo capazes de estipular um valor mais justo, o futuro locador também deve emitir suas expectativas, para que se chegue a um preço que não afaste os interessados, mas que também supra as necessidades do senhorio.
Afinal, o que é considerado para decidir o valor?
Decidir o valor de um imóvel é quase uma arte. No entanto, mesmo que existam fatores um pouco mais abstratos, essa é uma tarefa que exige muita expertise e conhecimento do mercado, pois as pessoas não estão dispostas a pagar mais se isso não for absolutamente justificável. O papel do corretor é, portanto, fundamental.
Ele é o profissional que detém os conhecimentos técnicos para uma avaliação adequada, em consonância com o momento da economia e a demanda para aquele local. Na unidade propriamente dita, serão considerados itens como a localização, o tamanho, a distribuição dos cômodos, vagas na garagem, documentação e muito mais.
Como você pôde ver, a definição do preço do aluguel não é feita somente pelo dono do imóvel ou a imobiliária, mas sim de um conjunto de avaliações sobre o local, a economia e os anseios do proprietário para com aquela negociação!
Gostou de aprender mais sobre quem decide o preço do aluguel ? Então confira também nosso outro conteúdo que fala sobre o valor do imóvel!
< Post mais antigoPost mais novo >
Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.