Fique por dentro do panorama do mercado imobiliário em 2019

Fique por dentro do panorama do mercado imobiliário em 2019

O Brasil vem experimentando muitas mudanças nos últimos anos, tanto na economia quanto na política e isso, logicamente, influencia em todos os segmentos do país. Portanto, se você deseja investir bem o seu dinheiro, ou mesmo que o seu desejo seja somente mudar de casa, conhecer o panorama do mercado imobiliário em 2019 é indispensável .

Em linhas gerais, as perspectivas para os próximos meses são bastante positivas e podem reservar excelentes oportunidades de negócios, para quem tiver um olhar atento e procurar mais informações sobre o setor. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

Crescimento da economia

Uma das maiores expectativas do mercado imobiliário em 2019 é que ele cresça junto com a economia brasileira . Os primeiros meses do ano já mostraram patamares recordes em nossa bolsa de valores e, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), o nosso PIB deve crescer mais de 2%.

Quando comparamos isso aos cenários pouco favoráveis que experimentamos nos últimos anos, verificamos que se trata de um valor expressivo, que deve se refletir em um aumento na renda das pessoas e, consequentemente, na melhoria de diversos segmentos que dependem do consumo do público e de volume de investimentos.

Queda da inflação

O Brasil já viveu épocas nefastas e, quando o assunto é inflação, especialmente antes do advento do Plano Real na década de 90, o dinheiro perdia valor e o poder de compra das pessoas era minado em questão de dias ou semanas, criando uma sensação de baixíssima confiança para investimentos em médio e longo prazo.

Diante dessa realidade, não é difícil perceber o quanto é importante manter esse indicador sob controle e dentro de uma margem saudável. Felizmente, para 2019, parece que não teremos problemas quanto a esse aspecto, visto que a meta central de inflação determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) é de 4,25%, podendo ficar ainda menor.

Redução da taxa de desemprego

Ninguém faz um investimento que demanda um grande aporte financeiro sem ter estabilidade no trabalho e algum nível de garantia de que vá receber o seu salário no final do mês, não é mesmo? Por isso, a redução da taxa de desemprego é uma ótima notícia, que deve impactar positivamente o panorama do mercado imobiliário em 2019 .

Com a retomada do crescimento do PIB, com uma inflação controlada e um contexto positivo e favorável para os próximos meses, muitas pessoas físicas e jurídicas perderão o medo de empreender e de aumentar os seus negócios, o que, logicamente, aumentará a oferta de cargos e posições remuneradas.

Se considerarmos que, nos últimos anos, o país teve muitas pessoas desempregadas, a perspectiva para esse ano é muito animadora e pode colocar o Brasil como um dos países que terão uma das maiores (senão a maior!) quedas nos níveis de desemprego em números absolutos em todo o mundo.

Taxas de juros mais atrativas

O mercado imobiliário é um dos segmentos que mais depende da liberação de crédito, uma vez que, sobretudo para comprar uma casa ou um apartamento, muitas pessoas precisam recorrer a empréstimos e financiamentos, até porque, os bens imobiliários aqui no Brasil são muito valorizados mesmo em períodos de crise.

Sendo assim, épocas com taxas de juros elevadas, naturalmente, acabam diminuindo o número de unidades vendidas. Como a nova realidade é de inflação baixa e mais confiança dos investidores, a conjuntura deve fazer com que muitas pessoas percam o medo e tentem aumentar o seu patrimônio comprando propriedades.

A taxa básica de juros, que é a Selic, beirou os 14,5% nos últimos anos, mas agora está em 6.5%. Isso faz com que o crédito imobiliário fique com taxas de juros mais atrativas, mesmo que haja uma discreta variação dessa alíquota. Negociando bem e fazendo várias simulações, é possível achar uma opção que atenda a qualquer orçamento.

Menor endividamento da população

É muito difícil comprar ou até mesmo alugar um imóvel se você estiver com dívidas até o pescoço, não é verdade? E, como no momento de crise houve um aumento do desemprego, isso implicou também em um endividamento muito maior nas famílias brasileiras, que sofreram maus bocados durante esse período.

Contudo, como dissemos, o panorama atual é muito mais otimista e as melhores remunerações implicarão em um menor comprometimento da renda com o pagamento de financiamentos e empréstimos, por exemplo. Dessa forma, a expectativa é que o volume de liberação de crédito seja cada vez maior.

Agora, os bancos e instituições financeiras terão mais liberdade para utilizar usar os recursos obtidos com as cadernetas de poupança, por exemplo, para conceder mais créditos imobiliários. De acordo com a lei, 65% do montante captado dessa maneira deve ser destinado ao setor, mas 80% desse valor era reservado exclusivamente para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Aumento de novos empreendimentos

Por fim, corretores e imobiliárias estão comemorando que todo esse cenário positivo deve se refletir no aumento das vendas, tanto de unidades usadas quanto de novos empreendimentos residenciais ou comerciais. Como dissemos, todo esse prognóstico de recuperação econômica vem animando não apenas a população, mas também as empresas do setor.

Com a palavra crise já ficando para trás, incorporadoras e construtoras já estão procurando novas oportunidades e espaços livres, sobretudo nos grandes centros urbanos, para apostarem em projetos que atendam às demandas do homem moderno, com automação residencial, áreas de lazer e bom custo-benefício.

A própria conjuntura do marketing também deve se adaptar, por meio de anúncios com foco na internet e em redes sociais, além da utilização de tecnologias mais modernas, como imagens em alta definição e visitações em 3D, que dispensam a necessidade e os custos de criar uma unidade decorada.

Como você pode ver, as expectativas para o mercado imobiliário em 2019 são as melhores possíveis e investir nesse segmento deve trazer excelentes retornos em médio e longo prazos!

Gostou de aprender mais sobre o mercado imobiliário em 2019? Ficou interessado em comprar uma casa ou um apartamento? Então não perca mais tempo, entre em contato conosco e conheça as opções que nós temos para oferecer!

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp