Para quem deseja morar em Brasília, as regiões da Asa Norte e Asa Sul são ótimas opções, já que oferecem uma série de comodidades e benefícios, por conta da variedade de serviços, imóveis e lazer.
- Asa Sul
- Infraestrutura
- Tipos de imóveis
- Curiosidades da região
- Opções de lazer
- Asa Norte
- Infraestrutura
- Tipos de imóveis
- Opções de lazer
Você ja deve ter ouvido falar nas regiões da Asa Norte e Asa Sul em Brasília? Ambas integram o Plano Piloto e são ótimas localidades para quem deseja morar na capital.
Os dois bairros são compostos, predominantemente, por apartamentos nas superquadras, mas são nas 700 que encontramos as casas da região. As superquadras são, em geral, bastante arborizadas e bem cuidadas. Além de estabelecimentos comerciais, divididos até mesmo em ruas de serviços específicos, como a rua das farmácias, da moda, entre outras.
Se você está pensando em se mudar para a capital federal, vale a pena conhecer um pouco melhor a Asa Norte e a Asa Sul!
Leia também: Vantagens de um imóvel para alugar no Lago Norte e Lago Sul em Brasília
Asa Sul
Localizada no coração da cidade, a Asa Sul é uma das regiões mais representativas de Brasília, sendo inclusive patrimônio tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A região tem uma série de fatores positivos a oferecer para moradores do local, portanto, é o lugar ideal para construir um lar, seja com família ou sozinho.
Infraestrutura
O lugar reúne uma série de facilidades entre cultura, lazer e mobilidade urbana, favorecendo todos os tipos de públicos que decidem se mudar para a região.
O bairro conta com centros comerciais de destaque como o Pier 21, o Pátio Brasil e os setores Comercial e Bancário Sul. Além das ruas de conveniências, como a Rua dos Restaurantes, na 405 Sul, a Rua das Farmácias, nas 102 e 302 Sul e a Rua das Elétricas, nas 109 e 110 Sul.
A região também dispõe de apartamentos maiores, mais antigos, bem amplos e arejados. Os valores podem variar entre mais caros, com garagem e reformados, por exemplo, ou mais baratos, quando são mais antigos e não possuem vagas de garagem.
Segundo o blog Mudei Para Brasília, a Asa Sul é a área mais arborizada e tradicional de Brasília, além de ser a mais movimentada, com os melhores restaurantes. Há também uma diversidade de bares e comércios, com academias, mercados, postos de saúde e também estações do metrô.
Tipos de imóveis
De acordo com o blog Comdono, a Asa Sul é o lugar ideal para morar e também para investir em imóveis, por conta da mais recente valorização da região. Alguns lançamentos imobiliários, além da revitalização da W3 Sul, tem modernizado o local.
Uma das principais vantagens do bairro é poder escolher entre casas ou apartamentos, mas sem perder os privilégios de morar no centro. Quadras próximas à avenida W3 Sul oferecem residências aconchegantes, e apesar de estarem em meio a cidade, contam com muita natureza ao redor.
Em relação a apartamentos, há opções desde kitnets até 4 quartos, para agradar a todos os tipos de moradores.
Curiosidades da região
A Asa Sul foi construída para abrigar servidores públicos e políticos, que chegaram à capital ao final dos anos 1950. As histórias do bairro criaram uma sensação de cidade pequena, que vem sendo passada de geração em geração.
A quadra modelo, um dos pontos famosos de Brasília projetada por Lúcio Costa. Está localizada na SQS 308 e foi fundada em 1962, com a intenção de que se tornasse referência para outras superquadras do Plano Piloto.
O local conta com uma infraestrutura completa para atender a população, como a “Igrejinha”, o Clube Vizinhança, Posto de Saúde, Escola Parque, até um Lago de Peixes para dar um charme especial à quadra.
A ideia era que os moradores pudessem suprir suas necessidades básicas do dia-a-dia sem precisar sair de carro, estando tudo bem próximo. Os apartamentos desta quadra até apresentam um valor maior de metro quadrado.
Outra curiosidade é de que na comercial da 107 Sul, a famosa pizzaria Dom Bosco foi fundada enquanto a cidade ainda estava em construção. Na época, o local funcionava para atender trabalhadores da nova capital, que não tinham muito tempo para almoçar.
Desta forma, a estrutura de atendimento em balcões, com apenas uma única opção de pizza, é o resultado dessa história.
Opções de lazer
O local abriga o maior parque urbano da América Latina, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com 4,2 milhões de m² de extensão.
Outro grande atrativo da Asa Sul são os restaurantes. Nesta região estes estabelecimentos são tradicionais e completos, sendo uma ótima opção para quem gosta de passear à noite e aos finais de semana.
Além ainda da grande opção de comércios. Por ser um bairro tradicional, oferece variedades para esse estilo de vida sem precisar percorrer longas distâncias.
Asa Norte
A Asa Norte é um bairro tradicional da cidade e costuma abrigar servidores públicos, militares, estudantes, entre outros públicos. De acordo com o blog Emplavi, embora o metro quadrado dos imóveis seja um dos mais caros, a procura pela região aumenta a cada ano, principalmente devido à proximidade com a Universidade de Brasília (UnB).
Leia também: Por que escolher a região Asa Norte em Brasília? Entenda as vantagens!
Diferente da Asa Sul, a Asa Norte tem prédios mais novos, com garagens, e at
e cobertura coletiva com lazer completo, mas em compensação, menores. Apesar disso, há uma série de pontos parecidos entre os bairros, como espaços bem arborizados. O trânsito costuma fluir melhor e a vida é mais tranquila.
Outros fatores positivos do lugar são a infraestrutura, segurança, áreas de lazer, pontos que costumam atrair investidores de todo o país. Por conta de todos esses fatores, a Asa Norte é considerada uma das regiões mais caras para se viver em Brasília.
Infraestrutura
Segundo o portal Brasília é Aqui, a infraestrutura do bairro é um diferencial, com excelentes vias de acesso, saneamento básico de qualidade; lojas de diversos segmentos; supermercados e farmácias em diversas quadras; igrejas e templos religiosos; escolas e faculdades, como a Universidade de Brasília (UnB); shoppings, como o Brasília Shopping e o Boulevard; bares, lanchonetes e restaurantes; além de clínicas médicas e hospitais.
Quando se trata do transporte, a Asa Norte não conta com estação de metrô, mas com linhas de ônibus eficientes.
Além disso, a região é uma das mais seguras de todo o Distrito Federal, uma vez que tem policiamento ativo, além de vários órgãos de segurança. São duas delegacias, sede do DETRAN, delegacia da Criança e do Adolescente e um corpo de Bombeiro Militar.
Pela região oferecer toda essa comodidade de infraestrutura, os moradores da Asa Norte não precisam se deslocar até outras regiões para acessar serviços variados. Oferecendo uma ótima qualidade de vida, principalmente para quem está trabalhando em home office e não precisa sair de casa todos os dias.
Tipos de imóveis
Como você já leu aqui no blog, atualmente, a Asa Norte tem quase 84 mil domicílios, com uma média de 2 pessoas para cada residência. A maior parte das quadras residenciais são de prédios de até 6 andares, no entanto, a região das quadras 700 é mista e contém prédios de até 3 andares, além de casas.
Boa parte dos imóveis da região são de alto padrão, com opções bem amplas, mas há também casas e apartamentos menores, com uma média de dois a três dormitórios.
Também é possível encontrar uma pequena parcela de quitinetes ou estúdios na Asa Norte, e até apartamentos com mais de 200 m², coberturas duplex ou triplex. Além disso, a região conta com novos empreendimentos e uma forte expansão imobiliária.
Opções de lazer
Há uma série de opções de lazer e cultura na Asa Norte, como por exemplo, o Parque Olhos d’Água, um dos espaços mais populares de Brasília e da região norte da capital.
A maior parte dos moradores frequenta o local para praticar exercícios, fazer caminhadas e ter um contato com a natureza. No local é possível encontrar tartarugas, patos e galinhas da angola, que ficam circulando pelo parque. Há também um parquinho destinado a crianças, além de tendas de massagem.
A estrutura do parque favorece a prática de diversas atividades, já que abriga uma pista ampla de cooper, trilhas internas e circuito de exercícios. O local conta com um espaço destinado a aulas de meditação e atrações culturais.
Leia também: Melhores bairros de Brasília para abrir um negócio
Conclusão
Se você está pensando em morar em Brasília, tanto a Asa Sul como a Asa Norte podem ser boas opções para o seu novo lar. Os bairros contam com uma estrutura completa e oferecem uma série de comodidades e facilidades, com áreas de lazer, variedade de comércios e serviços, além de imóveis para todos os tipos de perfis, desde os mais antigos até os novos empreendimentos.
Ficou interessado em adquirir um imóvel nessas regiões? A Silveira Imóveis conta com uma equipe de especialistas no assunto e pode te ajudar a encontrar a residência dos seus sonhos. Entre em contato!