O que um imóvel precisa ter para guardar um barco ou lancha?

o-que-um-imovel-precisa-ter-para-guardar-um-barco-ou-lancha

Ao estudar a possibilidade de armazenar sua lancha ou jet-ski em casa, alguns problemas e dificuldades podem assustar. Por isso, vamos resumir aqui o que o seu imóvel precisa ter para guardá-lo bem. Assim, você fica tranquilo e conquista uma grande comodidade.

Os transportes náuticos deixaram de ser populares apenas para uso prático (como as travessias para outras regiões), e passaram a ser um foco de diversão. Aqui em Brasília, por exemplo, o Lago Paranoá é repleto de atividades com lanchas e iates.


“Nascido em Salvador, Thiago Brandão, 38 anos, encontrou na lancha uma forma de aproximação com a terra natal. Há três anos em Brasília, ele trouxe ao quadradinho a mulher e o filho. Antes companheiro de surfe do pai, o menino hoje acompanha o casal em passeios motorizados no lago e em atividades mais radicais: eles praticam wakeboard, modalidade na qual a prancha é puxada por um barco. ‘Eu não vivo fora d ‘água. Surfava todos os dias em Salvador. Não perdi essa conexão aqui na capital, estou todos os fins de semana no lago’, conta.” Correio Braziliense.


Com o aumento no número de pessoas fazendo destas atividades um passeio comum, também houve um aumento nas atividades das marinas.


Comumente, uma pessoa que tem um barco, lancha ou iate deixa este guardado em uma marina, o que requer altos custos de manutenção mensal. Então, antes de trazer o que um imóvel precisa ter para armazenar um barco ou lancha, vamos relembrar os principais prós e contras de se manter em casa ou na marina.

Prós e contras – Marina versus Casa

Existem prós e contras nas duas situações, e é muito difícil para outra pessoa determinar o que é melhor para o seu estilo de vida. Por isso é relevante você usar a listinha abaixo, e fazer um “check” em cada um dos pontos que fazem sentido em sua vida.


Assim, conseguimos tirar a prova final de que realmente é interessante adaptar a sua casa, veículo e rotina para manter o barco ou lancha no seu imóvel, e não em um lugar especializado.


Prós da marina

  • Profissionais prontos para resolver qualquer problema – Na marina você não precisa se preocupar em procurar profissionais quando o seu barco ou lancha precisar de manutenção. Os profissionais já estão ali, preparados para resolver.
  • Evita transportes desnecessários – Levar a lancha ou barco para todo lado (quando você quer passear) pode resultar em desgastes no casco, o que degrada o seu bem.
  • Cuidados no manuseio – Para colocar no lago ou armazenar na garagem, o manuseio dos profissionais e máquinas da marina são muito mais cuidadosos. Pela experiência dos funcionários, e por dispor de grandes maquinários especiais para tal.
  • Frequência de manutenção – As maiores exigências do motor de um barco ou lancha são: Ligar o motor com constância; Rodar em alta velocidade ao menos uma vez por mês; etc. Na marina, esse tipo de atividade é muito mais simples de ser feita, sem demandar transporte (e sem contar no seu tempo / investimento em uma pessoa responsável por isso).


Quando você conta com uma marina, esta geralmente fica responsável pelas manutenções e exigências de manutenção do motor. O que oferece uma grande tranquilidade e comodidade.


Sem isso, você mesmo deve ficar responsável por atender às exigências. E, contando com uma rotina corrida, isso pode ser inviável.


Contras da marina

  • Custo – Para contar com toda essa comodidade, o custo pode ser bem alto.
  • Movimento no local – Em finais de semana ou feriado, não é só você que quer pegar o seu barco e sair passear. Ao chegar na marina, você pode se deparar com uma fila de pessoas aguardando para embarcar. O processo de tirar os barcos e lanchas da garagem pode ser demorado, fazendo com que você precise esperar até horas para iniciar o passeio. 
  • Movimentações – Algumas marinas limitam o número de movimentações que você poderá fazer. Por exemplo, você pode ter até 12 movimentações por mês, o que equivale a 6 saídas. Ou seja, você tem um número limitado de passeios que pode dar. Isso ocorre para tentar evitar o problema anterior que citamos. Não é em todos os locais que isso acontece, confirme antes com a empresa para não ter surpresas depois.
  • Armazenamento na água – Se os barcos, iates e lanchas não ficam armazenados em garagens (o que pode ser positivo por evitar manuseios e rebocos), estes ficam muito mais expostos, tanto ao tempo quanto à possíveis choques com outros veículos.


Prós em armazenar o barco ou lancha no seu imóvel

  • Menos gastos – A maior vantagem que todos os proprietários desse tipo de veículo relatam, é o fato de não precisar desembolsar o valor de aluguel mensal de uma marina.
  • Abre o seu leque de possibilidades de passeio – Quando guardamos em uma marina, ficamos mais propícios a passear sempre pelas mesmas rotas da região. Já quando o barco está em casa, você se abre para a possibilidade de conhecer lugares novos.
  • Proximidade nas situações – Você está sempre acompanhando de perto a manutenção do seu veículo, tendo a certeza de que as atividades necessárias estão sendo feitas para melhor conservação do mesmo.
  • Garagem – Você prepara a garagem com tudo o que precisa para que o armazenamento do barco/lancha seja o melhor possível, evitando situações como as que citamos, onde o barco fica 24h na água (criando limos e ficando suscetível a batidas).


Contras em manter o barco/lancha em casa

  • O seu tempo – Mantendo o veículo em casa, você terá que correr atrás de profissionais e materiais sempre que precisar de alguma manutenção ou conserto. 
  • Transporte – Sempre que quiser fazer um passeio, terá que tomar os cuidados do transporte (rebocar, carregar, manusear). Para isso, é necessário ter um carro bem grande e potente. 
  • Rampa de acesso à água – Quando você opta por manter o barco ou lancha em casa, você tem a preocupação de encontrar uma rampa para o lago. Muitos locais não tem isso, o que pode estragar o seu passeio.


Estes pontos são cruciais na decisão de muitas pessoas, pois desprender tempo de: manutenção semanal e mensal; lavagem; transporte e manuseio. São quesitos que dificultam o passeio, fazendo com que a frequência de uso diminua.

O que um imóvel precisa para guardar o barco ou lancha?

Para deixar o barco ou lancha armazenado em casa, você terá que tomar alguns cuidados relacionados à infraestrutura do seu imóvel. Veja um check list de tudo o que o seu imóvel precisa para cumprir com o objetivo:


  • Ter uma garagem espaçosa – 
    Se você tem mais atividades naquele espaço, a casca e superfície do seu barco ou lancha ficam expostas, abrindo margem para riscos e danos. Então tome cuidado.
  • Ter espaço para manuseio – Ao tirar e colocar o veículo da garagem, é preciso ter espaço suficiente para evitar batidas. Além ainda do espaço para lavagens, de casco e motor. 
  • Garagem fechada – Deixar o casco do barco/lancha exposto ao sol, chuva e vento pode danificar muito com o tempo. Por isso é muito importante que o local onde o veículo fica seja fechado.
  • Equipamentos – Além dos equipamentos para limpeza e manutenção que você precisa ter em casa. Os equipamentos para deixar parado (suporte), para carregar no carro (carreta) e para reboque são essenciais.
  • Você precisa também de um carro adequado – Para levar o barco/lancha até o destino do passeio, é preciso um carro potente e grande.


Veja algumas dicas de como manter e guardar o seu barco.

Conclusão

Manter um barco ou lancha tanto na marina, quanto em casa, tem os seus prós e contras. E como falamos no começo do texto, a sacada é você entender o que melhor se encaixa no seu estilo de vida.


O principal motivo para pessoas escolherem manter a lancha, barco ou iate em casa, é pela conservação: Você prepara uma garagem para que o transporte fique resguardado de possíveis danos (batidas, chuvas, vento e sol). E também, garante que não haja o desgaste do casco, pois a maioria das marinas armazena na água, o que contribui para a criação de limo de descascamento da pintura.


Se por acaso concluir que manter o seu veículo guardado em casa é a melhor opção, tenha em mente que é necessário seguir também todos os cuidados de manutenção. Sem isso, você pode degradar o bem ao longo do tempo, fazendo com que ele perca o valor aquisitivo.


Para quem mora em Brasília e procura uma marina, à beira do lago Paranoá encontramos diversas opções. Mas independente de qual é a sua decisão final, não deixe de aproveitar as lindas paisagens que um passeio aquático oferece, abrindo mão de ter um barco por achar difícil a sua manutenção. 


E se você não é de Brasília mas tem a possibilidade de chegar até aqui, venha para apreciar a combinação do Lago Paranoá com as belas cores e horizonte do céu da cidade! Com certeza o passeio irá valer muito a pena.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp