fbpx

Por que Brasília não tem bairro?

por-que-brasilia-nao-tem-bairro

A capital foi planejada com muito cuidado e com objetivos bem específicos. Por isso, apresenta uma estrutura e nomenclaturas bem diferentes do restante dos municípios. E na verdade, a dúvida sobre “por que Brasília não tem bairro?” é bem simples de ser respondida. Entenda tudo sobre o assunto e conheça mais a capital do país.

O Distrito Federal é muito rico em diversidade cultural e estilos de vida. Depois da chegada da capital na década de 60, em que os planejamentos começaram e a construção de Brasília foi iniciada, o DF nunca mais foi o mesmo e passou a receber pessoas de todos os cantos do Brasil. 


Todo esse planejamento teve um único objetivo: Melhorar a estrutura e a fluidez para a administração do Governo do Brasil. Por isso, houve um concurso que definiu o projeto arquitetônico da capital. E para entender como funciona a questão dos bairros ou regiões de Brasília, você precisa voltar à história e conhecer o planejamento da cidade.


Então, o projeto selecionado para a construção de Brasília foi o de Lúcio Costa, chamado de Plano Piloto. Este planejamento seguiu e melhorou a estrutura que já existia no Distrito Federal, com as nomenclaturas de quadras e endereços seguindo a proposta do plano cartesiano.


Ou seja, a partir de siglas que indicam Norte, Sul, Leste e Oeste. E com numerações que apontam a posição da quadra em relação ao plano piloto como um todo.


Leia aqui tudo sobre os endereços de Brasília.


Dito tudo isso, já deve ter ficado claro que a capital do país segue uma lógica única quando o assunto é nomeação. E não seria diferente quando falamos sobre “bairros”.

Como funciona o Distrito Federal

O DF funciona a partir de Regiões Administrativas. Ou seja, todas as 32 cidades deste Estado dão suporte ao funcionamento de Brasília (ou Plano Piloto), que seria a primeira cidade, totalizando as 33 regiões do Distrito Federal.


Veja aqui cada uma dessas Regiões.

Por que Brasília não tem bairro?

A questão não é porque Brasília não tem bairro, mas sim a nomenclatura destes. Os bairros são mais conhecidos como Setores, por uma única questão de cultura. O Distrito Federal, como falamos, é muito diverso e apresenta uma estrutura completamente diferente dos outros Estados do país. O motivo é o objetivo da capital: sediar a administração pública e política. 


Então, respondendo à pergunta, Brasília tem bairros sim, mas aqui nós os chamamos de outra forma: Setores.


Dentro de Brasília nós temos a Asa Sul e Norte, Lago Sul e Norte, e muito próximo a estes  setores que formam o Plano Piloto, estão as populares cidades do Jardim BotânicoSudoeste, Noroeste, Cruzeiros (Velho e Novo) – regiões consideradas integrantes de Brasília por muitos moradores por conta de sua proximidade. 


Leia também: Motivos para amar Brasília.

Outras regiões para morar no Distrito Federal

Já que você chegou até aqui, vamos citar algumas outras Regiões que são excelentes para moradia, mas estão fora do Plano Piloto. Brasília é livre de diversos problemas comuns a outras cidades, com relação à sua estrutura, planejamento e ao que oferece aos moradores, mas o custo de vida no Plano Piloto é alto. Se você trabalha em casa ou em outra região, sair do Plano é uma ótima opção.


Outras Regiões do Distrito Federal oferecem tantas comodidades quanto a própria capital. São destaques: Águas ClarasTaguatinga, Guará, GamaSamambaia e Grande Colorado. Também podemos citar o Setor Park Sul, muito popular por ser diferenciado com seus condomínios de prédios e estar bem próximo ao plano piloto (mais próximo que as demais cidades citadas acima).


Todos esses locais apresentam uma infraestrutura completa para moradia e comércio. Você irá encontrar shoppings, parques, quadras comerciais de todos os tipos. Segurança e estrutura viária em constante atenção pelo governo, além de metrô em alguns lugares. 


São regiões autossustentáveis, que oferecem uma qualidade de vida excelente para quem não precisa ir ao Plano Piloto todos os dias. Mas para quem precisa, o ponto negativo é o trânsito, que costuma ser pesado nos horários de pico.

Investimento de Imóveis em Brasília

Se você é um investidor do mercado imobiliário e está chegando agora na capital, saiba que o investimento de imóveis em Brasília ou nas demais regiões do tópico anterior são ótimas alternativas.


Tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais, você terá oportunidades de rentabilidade bem atrativas. As regiões administrativas crescem mais a cada dia para suportar o alto fluxo de trabalhadores, além de todos os moradores antigos que são apaixonados pela capital do país e não a trocam por nada.


Mas, o plano piloto oferece muitas comodidades para famílias, estudantes, concursados e parlamentares. O que convida uma gama enorme de pessoas em busca de moradia nessa região. Além de todo comércio que é constantemente melhorado e diversificado para atender a quantidade e variedade de pessoas que circulam por aqui.

Apartamento em Brasília

Nas Asas Norte e Sul, a maior parte de imóveis residenciais são apartamentos. A maioria das pessoas que moram no centro do DF são famílias, estudantes, servidores públicos, empreendedores, trabalhadores da iniciativa privada e parlamentares. Os apartamentos são de metragens variadas e uma procura constante.


Então, se você pensa em investir em duplex, lofts, apartamentos de 2, 3 ou 4 quartos, você está no lugar certo!

Casa em Brasília

As casas de médio e alto padrão estão localizadas nos Lagos Sul e Norte e Jardim Botânico. As casas das Asas Norte e Sul estão em lotes menores e são, por consequência mais baratas. Para todas elas é grande a procura por compra ou aluguel, então o desafio fica para acertar no preço da oferta. Nesse caso, o fechamento é muito rápido!

Loja e Sala Comercial em Brasília

As lojas comerciais em Brasília que estão bem posicionadas, em locais de grande circulação de carros, boa visibilidade e opção de estacionamento são excelentes opções de investimentos imobiliários. As salas comerciais sofreram um grande impacto devido às exigências de adaptação em função da pandemia e as novas opções de trabalho remoto fizeram reduzir a procura por salas comerciais.

Imobiliária em Brasília

Por isso, como imobiliária de Brasília nós podemos afirmar que, contar com uma equipe capacitada para a administração completa dos seus imóveis é essencial. Mas, se você não tem o apoio destes profissionais, provavelmente terá muito mais dificuldades de acertar nas melhores opções de investimento.


Cobrança, renovação, administração financeira e fiscal, auxílio jurídico, divulgação e fotografia, contratação e negociação. Todos esses processos demandam tempo e técnica para um retorno positivo. 


Então, se você quer que seu patrimônio não seja motivo de dores de cabeça, entre em contato com a gente!


Veja aqui quais serviços são oferecidos pela Silveira Imóveis de Brasília.

Conclusão

O Distrito Federal é rico em culturas e muito diverso. E por este motivo apresenta diversidade também em relação a estrutura e nomenclaturas. Sendo assim, os bairros de Brasília são mais comumente chamados de Setores, e as cidades de Regiões. 


A dúvida sobre “Por que Brasília não tem bairro?” surge principalmente em quem não mora na capital, e não conhece a estrutura e planejamento do Plano Piloto. Para os brasilienses é comum e claro o motivo dessa diferença de nomes.

Quando o assunto são os imóveis da capital, podemos afirmar que o investimento imobiliário pode ser uma ótima fonte de retorno, pois a cidade oferece uma fluidez enorme em residências e comércio. Se você precisa de ajuda no mercado imobiliário, entre em contato com a gente e podemos te ajudar.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp