Quais são as Regiões de Brasília com casas em condomínio?

regiões-de-brasília-com-casas-em-condomínio

Caso você esteja investindo ou procurando um imóvel para morar no Distrito Federal, veja quais são as regiões de Brasília com casas em condomínio e as vantagens desse modelo de imóvel. Você pode se surpreender com o que estes espaços têm a oferecer para o seu estilo de vida ou de seu inquilino.

Escolher um imóvel para morar ou investir exige uma grande pesquisa, e o DF oferece as mais diversas possibilidades. Você pode optar por casas em rua, apartamentos, condomínios horizontais ou verticais.


A grande vantagem aqui no Distrito Federal, é que cada região foi planejada e construída para oferecer residências, comércios, etc. Por exemplo, a região do Jardim Botânico é estruturada para condomínios de casas ou condomínios horizontais. 

Região do Guará


Isso não quer dizer que as regiões disponham de apenas de casas ou prédios de apartamentos, isso pode variar. Mas no geral existe um estilo predominante. Por exemplo, no Guará você encontra muitas opções de condomínios de casas, mas também pode encontrar ótimos apartamentos de luxo e prédios com até 20 andares.


A definição de qual região de Brasília é ideal para o seu objetivo vai depender muito do seu estilo de vida, ou do estilo de vida do inquilino que você deseja ter. 


Então, se você é um investidor e quer alugar um imóvel para estudantes, provavelmente o seu foco deve ser um imóvel de valor relativamente baixo. Neste caso, a melhor opção são apartamentos de 1 quarto, lofts ou kitinetes. Visando um estilo de vida mais barato e simples.


Leia também: Apartamento para alugar em Brasília: O que as pessoas buscam?


Por isso, quando o assunto são as casas em condomínio, os investidores podem visar famílias com uma renda média/alta.


Veja as vantagens de investir em um imóvel de alto padrão, e entenda como isso pode influenciar na sua renda.


Você já ouviu falar de retorno sobre investimento imobiliário? Se não, conheça tudo sobre o assunto clicando aqui. Você poderá decidir entre um aporte inicial maior ou menor. Naturalmente imóveis de valor mais baixo renderão um aluguel mais barato, e imóveis de alto padrão exigirão maior investimento, mas consequentemente, aluguel mais elevado. A atenção deve estar no percentual de retorno mediante o valor que você tem disponível.

Tipos de condomínios no Distrito Federal

Antes de citar quais regiões de Brasília têm casas em condomínio, e falar sobre as vantagens deste modelo de imóvel, é importante ter em mente que existem dois tipos de condomínios: os horizontais e verticais.


Os condomínios verticais são aqueles com prédios de apartamentos, um modelo bem comum aqui no Distrito Federal também. Mas aqui vamos focar nos horizontais.


Os condomínios horizontais são aqueles compostos por casas. Estes oferecem um estilo de vida único, com muito conforto e comodidade. Dependendo do seu objetivo e valor de investimento, você pode adquirir uma casa em condomínio com diversas opções de lazer, esporte e convivência social.


Mas logo iremos falar sobre as vantagens, veja primeiro quais são as regiões de Brasília com casas em condomínio.


Veja aqui uma lista completa dos condomínios no Distrito Federal, incluindo apartamentos e casas.

Regiões de Brasília com casas em condomínio

Aqui no Distrito Federal, você poderá encontrar condomínios horizontais dos mais diversos tipos nas seguintes regiões: Vicente Pires, Arniqueiras, Park Way, Jardim Botânico, Setor de Mansões Dom Bosco, Altiplano Leste e Grande Colorado.


Nem todas essas regiões são totalmente focadas em casas em condomínio. Algumas oferecem uma grande diversidade de imóveis. E por isso você precisa conhecer muito bem a região interessada antes de tomar qualquer decisão.


Por exemplo, o Jardim Botânico é uma região totalmente voltada para casas em condomínio de padrão médio/alto e está mais próxima ao Plano Piloto. Por isso, o valor do metro quadrado é um dos maiores dentre os condomínios de casas do DF. 


O comércio da região vem melhorando a cada dia: com diversas opções de mercados, drogarias, escolas, lojas e serviços do dia-a-dia, mas o trânsito é um fator complicador. Nos horários de pico, os acessos para entrar e sair estão sempre engarrafados.


Já o Vicente Pires e Arniqueiras estão muito mais afastados do Plano, têm condomínios mais simples e valor de metro quadrado mais baixo. Estão próximos a Águas Claras e Taguatinga e essas regiões do DF oferecem excelente apoio de infraestrutura aos moradores dos condomínios.


Para saber mais sobre cada uma das regiões, você pode clicar em cima dos nomes de nossa lista. Assim você conhece mais a fundo o objetivo e o que tem em cada cidade, facilitando a sua decisão. Também indicamos que você vá conhecer a região pessoalmente, andando pela redondeza e conhecendo os comércios e residências ao redor.

Quais as vantagens para os moradores?

Se está na dúvida sobre escolher ou não uma casa em condomínio, é preciso, primeiro de tudo, entender as possibilidades de investimento que você tem e o estilo de vida que pretende levar.


Os moradores de casas em condomínio têm vantagens muito atrativas, proporcionando um estilo de vida confortável e super seguro. 

  1. A primeira e grande vantagem é a segurança! Para famílias com crianças, por exemplo, morar em um condomínio fechado proporciona muita tranquilidade.
  2. Depois, podemos falar sobre as facilidades quando o assunto é manutenção. Sabemos que algumas demandas são bem incômodas, como a manutenção de portões e muros (pintura, alarme e cerca, etc.), das áreas de lazer (churrasqueira e piscina), das calçadas e ruas, dentre outras. Por exemplo, ao receber os amigos você pode contar com um espaço fora do seu ambiente familiar, e a manutenção deste não fica sob sua responsabilidade (pintura, investimento, melhorias…), sempre terá alguém encarregado de sugerir e executar. Ou ainda, se alguma calçada rachou, não é você que deve ir atrás da mão de obra e supervisão, diferente de quando o assunto é uma casa fora de condomínio.

continuação

  1. Os espaços de lazer de um condomínio podem ser muito, muito atrativos. Para as famílias com crianças pequenas, imagine ir no parquinho gastar energia todos os dias, sem precisar passar do portão para isto. Ou ainda, fazer uma festa de aniversário fora da sua casa, mas sem precisar alugar um espaço externo para isso. 
  2. Convivência e vínculos. Você pode encontrar amizades e proporcionar um convívio para seus filhos; com os vizinhos ainda dentro da zona de conforto e segurança. Geralmente, é do costume de moradores de condomínios firmar amizades com outros moradores do mesmo local, e com isso, você pode deixar as crianças na casa dos amigos sem se preocupar tanto, e com muita facilidade, sabendo que a hora que seu filho quiser voltar para casa, você não precisa pegar o carro para ir buscá-lo.
  3. Acesso restrito e monitorado. Esse tópico pode fazer parte também da segurança, pois com uma portaria e uma pessoa encarregada por essa administração, você fica tranquilo que o fluxo de pessoas ao redor da sua casa é monitorado. Não há a possibilidade de estranhos sem registro de identificação circulando ao redor da sua casa.

Quais as vantagens para os moradores?



Leia também: SLU inicia coleta em 17 condomínios horizontais do DF


Como falamos aqui no começo, para aproveitar todas essas vantagens é preciso ter uma possibilidade de investimento, por vezes, maior do que comparado a casas em rua ou edifícios de apartamentos.


Os valores variam conforme o padrão do condomínio e comodidades que ele oferece. É preciso pesquisar e comparar dentre as regiões e o tipo de imóvel desejado. 


São diversos os fatores que compõem um preço de aluguel ou venda das casas de condomínio, tais como: metragem, estrutura do condomínio, estado de conservação da casa, região do condomínio, condições do trânsito de acesso, se há portaria 24h ou somente portão eletrônico, entre tantos outros. Incrivelmente uma casa de condomínio pode sair mais barata que um apartamento na Asa Norte.


Outro ponto a considerar é o valor do condomínio. Para as manutenções de espaços e salário dos funcionários, você paga o preço mensal do condomínio. Além disso, podem ocorrer reparos pontuais ou melhorias e reformas dos espaços, são taxas extras além do mensal que você deve considerar.


Veja aqui quem deve pagar o valor de condomínio e taxas extras em uma locação de imóvel.

Quais as vantagens para os investidores?

Para os investidores, adquirir uma casa em condomínio e colocar esta para locação tem também grandes vantagens:

  1. Primeiro, todas aquelas que listamos acima para os moradores se tornam argumentos para você. Ao anunciar e oferecer o seu imóvel para locação, você pode convencer o inquilino com os benefícios, visto que, este terá todas as comodidades e segurança.
  2. Facilidade na locação. Em se tratando de um imóvel bem atrativo, você terá maior facilidade para locação do que se comparado àqueles com menos opções (como o salão de festas, espaço kids, churrasqueiras, etc).
  3. Rentabilidade e retorno sobre o investimento. O valor de aluguel pode ser mais alto que os valores de casas de rua.

Papel da imobiliária na administração de casas em condomínio

Assim como em todas as outras locações, a imobiliária tem um papel importantíssimo na administração de casas em condomínio. Tudo o que envolve a administração do condomínio em si –  você deve recorrer ao síndico ou administradora do local –  mas quando o assunto é o seu imóvel, a responsabilidade de gestão fica com a imobiliária.


Por exemplo, assuntos como: salão de festas, piscina, áreas de lazer, calçadas, ruas, portaria e funcionários; é o síndico ou administradora do seu condomínio que podem te ajudar.


Agora, quando o assunto for: vazamentos e manutenção no imóvel, reparos, visitas em imóveis para locação, divulgação, taxas e recolhimento para declaração de imposto de renda, assessoria jurídica, avaliação do imóvel, você pode contar com a sua imobiliária. 


Veja aqui todas as responsabilidades da imobiliária e saiba mais sobre o assunto. 


Veja também o papel do síndico e o papel da imobiliária.

Conclusão

Muitas pessoas ficam em dúvida se alugar ou comprar uma casa em condomínio é realmente uma boa escolha. E aqui neste texto tratamos sobre todas as vantagens de adquirir este tipo de imóvel tanto para morar,  quanto para fonte de renda.


Outra dúvida é em quais regiões de Brasília estão os condomínios de casas e em qual escolher para investir. Cada uma das regiões do Distrito Federal têm suas características, vantagens e desvantagens. As regiões mais próximas ao Plano Piloto vêm apresentando uma melhora na qualidade e diversidade de comércio, mas ainda se apoiam muito na solidez do Plano.


Já as regiões mais afastadas, como Vicente Pires e Arniqueiras, usufruem das estruturas de Taguatinga e Águas Claras. Juntas, essas duas cidades oferecem ótimas soluções para um dia-a-dia confortável que não depende do Plano Piloto. Ideal para quem trabalha nas regiões ou em home-office.

Então, se precisa da ajuda de uma imobiliária em Águas Claras, fale com a gente


Por isso, as melhores regiões, na nossa opinião, para investir em casas de condomínio como fonte de renda e moradia, são: Jardim Botânico, Setor de Mansões Dom Bosco, Grande Colorado e Vicente Pires. Mas como falamos, a escolha vai depender muito do estilo de vida e do potencial financeiro de investimento.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp