A Região Administrativa RA XII, conhecida como Samambaia, é excelente para investimentos imobiliários. Com grande população e uma ótima infraestrutura, é capaz de deixar grandes centros urbanos com inveja. Samambaia tornou-se um chamariz para o mercado imobiliário do Distrito Federal. Vamos entender um pouco mais sobre o prazo de contrato para locação comercial.
- História de Samambaia
- Desenvolvimento da Região Administrativa XII
- Lazer e Cultura para moradores de Samambaia
- Segurança e Saúde
- Mercado Imobiliário em Samambaia
Apesar da sua fundação recente, 25 de outubro de 1989, Samambaia é a segunda cidade com o maior número de habitantes, um total de 258 mil (8,01% da população do DF).
O nascimento dessa região surge justamente dessa necessidade: abrigar pessoas que migram de outros estados para a Capital Federal.
No passado recente, Samambaia pertencia a RA de Taguatinga. Mas com o crescimento populacional, a área tornou-se uma Região Administrativa.
Esta é subdividida em quadras residenciais, comerciais, e industriais. A área total da RA é de 102,64 km2 e está há aproximadamente 36 km do Plano Piloto, o que gera grandes oportunidades para o setor imobiliário que cresce ano a ano. Atraindo imobiliárias e empreendimentos como prédios, residências e comércio.
Saiba quais são as regiões administrativas de Brasília
História de Samambaia
A história de Samambaia deu início em 1981, quando foi aprovado o projeto que definia a fundação da nova região. Neste, a previsão de moradia era para 330 mil habitantes. Contudo, a cidade só surgiu oficialmente em 25 de outubro de 1989 no antigo Núcleo Rural Taguatinga, com a desapropriação de algumas chácaras da região.
O nome da cidade surge abaixo das quadras residenciais 127 e 327 onde há a nascente do Córrego Samambaia. Este ganhou tal denominação devido a abundância de plantas dessa espécie na região de sua nascente.
Saiba como funcionam os endereços de Brasília
Apesar de planejada, a ocupação da região foi mais acelerada do que o previsto. E em um período de 5 anos, Samambaia deixava de ser território administrado por Taguatinga e tornava-se área administrativa própria.
Atualmente, a área urbana de Samambaia subdivide-se em quadras residenciais (QR), comerciais (QN e QS), industriais (QI) das quadras 416 e 616 e, ainda, o Setor de Mansões Sudeste (SMSE) e Leste (SML). A área total da RA é de 102,64 km², com uma área rural de 76,90 km², onde existem diversos condomínios e chácaras que desenvolvem atividades agropecuárias. Samambaia, assim, reúne 8,01% da população total do DF e está localizada a 36 km do centro do Plano Piloto.
Desenvolvimento da Região Administrativa XII
Hoje, a região possui localização privilegiada, afinal está situada entre as áreas mais populosas do Distrito Federal (Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas e Riacho Fundo).
Com uma infraestrutura bem desenvolvida, 100% asfaltada, rede de esgoto eficaz e comércio em pleno desenvolvimento, a área conta ainda com um crescimento populacional planejado, fazendo com que a região se destaque quando o assunto é investimento e oportunidades no mercado imobiliário.
Dividida em Norte (Quadras 200, 400, 600, 800 e 1000 – Expansão); Sul (Quadras 100, 300 e 500); Setor das Mansões e áreas rurais compostas por fazendas, sítios e chácaras. Samambaia tem mais de 1.200 quadras oficializadas e não oficializadas. A maior delas é a quadra 502 seguida por 501 e 406.
Leia também: Como funcionam os endereços de Brasília
Devido a essas características, e por diferenciar-se de outras regiões que estão saturadas, grandes empresas do ramo imobiliário escolhem Samambaia para investir e construir empreendimentos. O que acelera o processo de urbanização, que já é um dos mais dinâmicos da região.
Os moradores sentem dificuldade em acompanhar todas as mudanças que ocorrem na região administrativa. Surgem prédios, comércio e novos empreendimentos imobiliários constantemente. Samambaia recebe moradores de todos os níveis socioeconômicos, que escolhem a cidade para investir e para morar graças à facilidade de acesso a outras regiões, hospitais, vias amplas e metrô.
Lazer e Cultura para os moradores de Samambaia
Como foi dito acima, Samambaia surgiu da desapropriação e da extinção de chacarás que existiam no local. Mas uma delas não foi extinta e merece todo destaque no tema lazer: a chácara Granja Três Meninas, que hoje tornou-se o Parque Três meninas.
O parque foi criado em 1993 e é administrado pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). Tem em seu território uma diversa flora típica do cerrado, fauna diversificada e vários pássaros da região. Sua estrutura ainda conta com quadras para prática de esporte como: futebol, vôlei de areia, skate e ciclovias.
De segunda a quarta os visitantes podem fazer aula de ginástica, yoga e terapia comunitária. Além do parque, Samambaia conta com alguns pontos turísticos bem conhecidos na região, são eles:
- Biblioteca Pública: EQR 609 / 611 (Parque Ecológico Três Meninas).
- Casa da Cultura: EQR 609 / 611 (Parque Ecológico Três Meninas).
- Estádio Regional de Samambaia (Rorizão): Centro Urbano, Quadra 301
- Feicenter: QS 410
- Feira Permanente: Área Especial QN 202
- Paróquia e Santuário de Santa Luzia: QS 304, Conjunto 3, lotes 1 a 3
- Parque Gatumé: Entre as QR’s 425 e 427.
- Pistão de Lazer: Avenida Sul, entre as quadras 100 / 300, e nas 1ª e 2ª Avenida Norte, entre as quadras 200 / 400/600
- Praça do Cidadão: QN 519 / 521
- Vila Olímpica Rei Pelé: QS 119
Segurança e Saúde
Assim como muitas outras cidades do Brasil, a Região Administrativa XII pode melhorar quando o assunto é Segurança e Saúde Pública. Mas o Distrito Federal como um todo, especificamente a temática da segurança, tem se destacado nacionalmente pela redução na taxa de criminalidade.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), um estudo realizado em 2020 a taxa de homicídios caiu em 13,4% se comparado ao ano anterior. Enquanto o restante do País viu sua taxa aumentar em 5,6%. Esse decréscimo advém de várias ações, dentre elas uma específica realizada na região de Samambaia.
O projeto Cidade da Segurança Pública (CSP), presente em Samambaia, visa justamente a redução dos índices de criminalidade, realizando ações sociais e aproximando os órgãos públicos e os responsáveis pela segurança junto à comunidade. Vale ressaltar que a Região Administrativa XII possui 2 Delegacias da Polícia Civil e 1 Batalhão da Polícia Militar.
Agora, quanto à saúde, a Regional de Saúde de Samambaia conta com o Hospital regional de Samambaia (HRSAM). Inaugurado em 24 de janeiro de 2003 é um hospital público e geral, destinado ao atendimento e internação nas especialidades médicas de clínica geral, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia.
A população ainda tem a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, que atende clínica médica, pediatria e odontologia. Atualmente possui quatro centros de saúde, quatro clínicas da família, três unidades básicas de saúde – UBS, dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS para transtornos mentais e CAPS-ad para usuários de álcool e drogas) e uma Unidade de Acolhimento, vinculada ao CAP-ad.
Mercado imobiliário em Samambaia
Em uma busca rápida no Google, é possível ver uma quantidade impressionante de novos empreendimentos surgindo na região de Samambaia. São prédios, condomínios, casas, empreendimentos comerciais e até industriais. Essa quantidade de imóveis e de imobiliárias demonstra o grande desenvolvimento da região no setor imobiliário.
São diversos fatores que determinam e promovem esse crescimento, e projeções de aumentos ainda maiores no futuro. Primeiro, uma cidade com infraestrutura e interligação a diversos pontos da Capital Federal. Segundo, uma população que cada vez mais considera Samambaia como uma opção viável de moradia e investimento. Fazendo com que as empresas percebam que a construção de moradia e de comércios pode ser muito rentável a curto, médio e longo prazo.
Por último, em comparação a outras regiões de Brasília, Samambaia ainda tem muito o que crescer. Deixando o metro quadrado mais barato que em diversas outras regiões, que já estão saturadas de empreendimentos, seja prédio ou residências.
Conclusão
Uma das cidades que mais se desenvolvem no entorno do Plano Piloto é a Região Administrativa XII, conhecida como Samambaia. E esse local não deve ser ignorado pelos investidores de imóveis.
A chegada de novos moradores faz com que aumente a demanda por casas e apartamentos para alugar. Novos moradores de classe média também são atraídos pelo metro quadrado ainda barato, o que proporciona o crescimento do comércio, visto que, esses novos moradores levam recursos para gastar na região.
Após todas essas informações, você deve estar curioso para conhecer as possibilidades imobiliárias da região. Entre em contato conosco e conheça ainda mais a região de Samambaia.