Por ser uma cidade completa, o Gama, que é uma das principais Regiões do Distrito Federal, é auto sustentável quando o assunto é comércio e moradia. Por conta disso, dá apoio a diversas regiões do entorno em relação a estrutura.
- História
- O que tem no Gama – DF
- Lazer
- Estrutura
- Qualidade de vida
- Acesso e transporte
- Hospitais e clínicas
- Educação
- Segurança
- Curiosidade
- Imóveis no Gama
A região do Gama foi criada no início dos anos 60. Seu objetivo inicial foi abrigar a população de construtores de Brasília. Por conta disso, a cidade tem um acesso facilitado ao plano piloto, mesmo que não esteja tão perto como outras regiões administrativas.
Em 1966, a cidade serviu também de abrigo para famílias que residiam às margens do Lago Paranoá. E em 1989 foi reconhecida como uma Região Administrativa do Distrito Federal. A partir daí, começaram os planejamentos e construções que deram início à estrutura que o Gama tem hoje.
Pelo início da sua história, a primeira impressão que nos dá é que a estrutura da cidade não é tão boa quanto outras regiões administrativas. O que é um engano, pois o Gama teve um crescimento exponencial no quesito comércio, indústria e moradia nos últimos anos.
Atualmente, a cidade dá apoio a diversas outras cidades do entorno, recebendo diariamente muitas pessoas que vêm do Distrito Federal e também de Goiás.
História
Como dito acima, o Gama surgiu para abrigar primeiramente os trabalhadores que construíram Brasília. Em seguida, abrigou diversas famílias que por volta de 1966 moravam às margens do Lago Paranoá. E somente após 1989 a cidade se tornou uma região administrativa de Brasília.
Veja aqui quais são as regiões administrativas.
Segundo informações de um artigo publicado pelo Correio Braziliense, o comércio e a oferta de serviços no Gama foi consolidada depois que o setor de indústria não prosperou. Este setor inicialmente era composto por sete quadras na entrada da cidade, e já chegou a ter aproximadamente 20 indústrias no local.
Então, o restante do espaço foi reestruturado para receber postos de gasolina, distribuidoras, oficinas mecânicas e até mesmo residências. Sendo que atualmente, metade dos empreendimentos industriais não estão mais neste setor.
Com essa mudança de paradigmas – onde no começo a previsão era para que o Gama abrigasse uma alta demanda de indústrias e seus trabalhadores, a estrutura da cidade foi mudando pouco a pouco até os dias atuais, onde há um grande setor de moradia, comércio, shopping, escolas e instituições de ensino superior.
Como dispõe de uma estrutura completa e diversas possibilidades de trabalho, outras cidades do entorno se beneficiam do Gama, tais como: Santa Maria, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Luziânia e Santo Antônio do Descoberto.
Por isso, se comparado a todas estas demais cidades, o Gama oferece possibilidades de estudo, saúde e lazer mais consolidadas e completas.
“Empresários calculam que cerca de 600 mil pessoas das cidades vizinhas frequentam o Gama por dia, descontados os mais de 150 mil habitantes. São 6,5 mil empresas funcionando, incluindo lojas, faculdades, bancos e indústrias. A economia da cidade pode ser comparada à de Taguatinga e Ceilândia, outros polos de peso no Distrito Federal.” Correio Braziliense.
O que tem no Gama – DF
Podemos encontrar atividades para todos os estilos de vida aqui no Gama. Aos estudantes, a cidade tem opções de universidades públicas ou particulares. Para as famílias, temos opções de educação, emprego e lazer.
Mas, como a faixa etária de moradores desta região do Distrito Federal é em média 34 anos, segundo um estudo feito pela CODEPLAN DF, encontramos muitas opções para curtir com a família. Também há uma porcentagem considerável de aposentados e assalariados.
Sendo assim, as atividades e estrutura visam oferecer qualidade de vida para o público de famílias e trabalhadores, como bares, restaurantes e um shopping. Mas são poucas opções de atividades no estilo “noitada”, como baladas e festas, que atraem mais os jovens e adolescentes.
Lazer
Para falar sobre o lazer em Gama – DF, não podemos deixar de citar que a cidade dispõe de diversas opções de restaurantes, lanchonetes e um shopping. Mas, sem contar as atividades na natureza e aventuras ecológicas da cidade e nas regiões do entorno, como reservas ecológicas, hotéis fazenda, pesque e pague, parques, córregos, sítios, chácaras, cachoeiras e outros.
Segundo o site Brasília é aqui, um dos melhores pontos da região é a comida! O artigo chega a relatar que muitas pessoas saem de outras regiões para apreciar uma deliciosa refeição no Gama.
“Há dezenas de quiosques e estabelecimentos para você aproveitar variados tipos de comida, como crepes, sanduíches, pizzas, churrasquinhos, sorvetes e vários outros. Também vale a pena visitar os barzinhos, restaurantes e cafeterias espalhadas pela cidade. Se você gosta de comer bem, no Gama vai ficar em dúvida entre as opções.” Brasília é aqui.
Apesar de os restaurantes e bares proporcionarem um ótimo momento em família, este estilo de passeio é mais voltado para casais, grupos de amigos, encontro entre colegas de trabalho… Então, falando especificamente sobre as atividades mais confortáveis para famílias, o Gama oferece duas opções que ganham bastante atenção:
- Gama Shopping: Inaugurado em 1997, vem oferecendo opções de passeio, lanches e aquele cinema que toda família adora!
- Estádio Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão): Um dos cartões postais da região, foi construído em 1977 e tem capacidade para 20 mil pessoas. O estádio pertence ao Governo do Distrito Federal e abriga os treinos e jogos do time do Gama, mas não se restringe a ele. O estádio também realiza diversas outras partidas entre times grandes. O estádio já recebeu a final do campeonato brasileiro, em 2008 e o, mais recente, foi a final da Copa do Mundo sub-17. Também foi o campo de treino das seleções nas Olimpíadas de 2016 e Copa do Mundo de 2014.
Por isso, uma curiosidade é que, o estádio Bezerrão é conhecido internacionalmente como o primeiro estádio no padrão FIFA.
Estrutura
Segundo o wikipédia, Gama foi projetada para ter cinco setores, sendo que cada um tem sua especialidade. Atualmente conta com nove setores: Leste, Central, Industrial, Norte, Oeste, Sul, Cidade Nova (Vila DVO), Ponte Alta Sul e Ponte Alta Norte.
Existem áreas residenciais e comerciais no Setor Oeste. No Setor Leste, comércio e indústria com pouca moradia. No Norte e Sul encontramos a parte nobre da cidade, com lotes maiores (ficando conhecido o Sul como “Setor de Mansões de Gama”). Já o Central o comércio tem maior força, com grande movimentação de pessoas.
E por último, o Setor Leste abriga o Setor industrial, este veio se consolidando como um setor independente e autônomo, já que é possível encontrar habitações, indústrias, fábricas e oficinas.
“É uma cidade considerada auto suficiente, pois possui os principais pontos de infraestrutura, como hospitais, escolas e delegacias. A região do Gama ocupa uma área de aproximadamente 28 km² e possui uma população de, aproximadamente, 127 mil habitantes, segundo dados de 2015 da CODEPLAN.
Estima-se que existam 42 instituições de ensino, entre escolas, jardim de infância, centro de línguas e até um campus da Universidade de Brasília. Além de diversos cursos preparatórios e universidades particulares.” Brasília é aqui.
Qualidade de vida
Uma pesquisa da CODEPLAN fez um levantamento sobre a moradia e estrutura da cidade do Gama no Distrito Federal:
- 97,1% dos domicílios têm acesso à rede geral da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); 2,3% têm poço artesiano; e 38,4% declararam fazer captação de água da chuva.
- 94,5% dos domicílios estão ligados à rede geral de esgotamento da CAESB; 6% declararam ter fossa séptica; e o esgotamento a céu aberto existe em apenas 0,1% dos domicílios.
- 99,4% da população declarou possuir conexão à rede geral da Companhia Energética de Brasília (CEB).
- Sobre o recolhimento de lixo, 99,4% afirmaram ter coleta direta.
Acesso e transporte
Além das questões de divisão (Setores) e a qualidade de vida. Outro ponto positivo é o fácil acesso à outras regiões:
- A principal saída da cidade se dá ao Norte pela DF-480 que liga até a DF-003 EPIA – Estrada Parque Indústria e Abastecimento, dando acesso ao Plano Piloto.
- A Nordeste, a DF-483 liga ao centro de Santa Maria.
- Ao Sul, a DF-290 liga as cidades de Santa Maria e Novo Gama e também dá acesso às BR-040 e BR-060.
- A zona rural da cidade conta com a DF-475, asfaltada, sendo a única saída do lado Oeste.
Sobre o transporte, em sua maioria é feito por veículos particulares ou ônibus. O Gama não possui estações de metrô, mas conta com 29 linhas de ônibus que atendem os moradores.
Hospitais e clínicas
Além do Hospital Regional do Gama, a região conta também com 11 Unidades Básicas de Saúde e clínicas de diversos especialidades.
Educação
Há uma grande estrutura educacional pública ou particular, para todas as faixas etárias:
- 17 Centros de Ensino Fundamental
- 11 Escolas Classes
- Centro de Atenção Integral à Criança
- 4 Jardins de Infância
- 2 Centros Educacionais
- 1 Centro de Ensino Especial
- 1 Centro de Educação Infantil
- 4 Centros de Ensino Médio
- Centro Interescolar de Línguas
- Sociedade Brasileira Educação Infantil
- Colégio OCTA
- INEB – Instituto Educacional de Brasília
- Colégio Adventista do Gama
- Colégio Dom César
- Colégio Vitória COC
- Colégio JK – Gama
- Elite Rede de Ensino – Gama
- Edukmais Centro Educacional
- E diversas outras.
Com diversas opções de universidades e faculdades, públicas ou privadas, no formato presencial ou EAD:
- Universidade de Brasília
- UED – Unidade de Ensino e Docência
- Instituto Federal de Brasília – Gama
- UNICEPLAC – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
- Polo UNIP EAD
- Universidade Anhanguera
- Polo Estácio Gama
- Faculdade Unyleya
- Faculdade JK
- Universidade Anhembi Morumbi
- Faculdade UniBRASILIA Gama
- Instituto Educacional Águia
- Uninove Gama
- Unicesumar – Gama
- E mais!
É uma estrutura completa para crianças, adolescentes e adultos. O local perfeito para abrigar famílias e universitários. O que faz com que Gama seja uma opção bem atrativa para investidores de imóveis.
Segurança
Então, em relação a segurança, o Gama oferece uma estrutura e um planejamento muito similar às demais regiões administrativas de Brasília. Entre os departamentos de segurança pública estão a 20º e a 14º Delegacias de Polícia, além do 16º Grupamento de Bombeiro Militar e pontos policiais distribuídos em toda a região.
Curiosidade
Uma curiosidade sobre a cidade de Gama, região do Distrito Federal, é que lá reside a Penitenciária Feminina do Distrito Federal – PFDF, conhecida como “Colmeia”. Mas, é um centro de detenção de segurança média e possui um tratamento de ressocialização para as detentas.
O local é bem significativo sobre esta realidade de vida, pois há um trabalho sobre a ressocialização humanizado. Com aulas de alfabetização e ensino básico, cursos, aulas de teatro, entre outras. Além de um espaço para grávidas e lactantes.
Imóveis no Gama
Dos imóveis no Gama, uma pesquisa da CODEPLAN e do Governo do DF fez um levantamento sobre as moradias da cidade. E como resultado, os números são: 99% dos imóveis são construções de alvenaria. Com um número médio de 6,5 cômodos, 2,5 sendo dormitórios e 1,6 banheiros.
Por isso, você pode encontrar diversas opções de imóveis no Gama, como kitnets, apartamentos ou casas. O que faz com que a cidade abrigue diversos estilos de vida, desde estudantes, solteiros, casais no início da vida familiar, famílias com filhos, e idosos.
Então: se você está em busca de um imóvel para morar, saiba que o Gama pode oferecer uma qualidade de vida funcional muito interessante. Já se você está buscando um imóvel comercial ou residencial para investimento, é uma ótima opção!
Então, os imóveis comerciais no Gama também são uma fonte de investimento interessante. Como a cidade tem a cultura da auto sustentabilidade, o comércio é bem movimentado pelos moradores da região e do entorno.
O investimento tanto focado no comércio quanto na moradia tendem a trazer um retorno atrativo, pois pelo movimento da região, a procura de imóveis na cidade é alta.
Veja como é o custo de vida no Gama.
Conclusão
A Região do Distrito Federal – Gama oferece muitas oportunidades para quem pensa em morar ou investir em imóveis como fonte de renda. Mas a estrutura da cidade é avançada, oferecendo suporte de educação, saúde, consumo e lazer para a população do local e das cidades do entorno.
Por conta disso, a procura por imóveis é alta, o que faz com que para os investidores seja um atrativo forte. Lá, você pode investir em imóveis de diversos modelos: kitnets para solteiros, estudantes ou casais novos; apartamentos também para este público incluindo famílias e idosos, de um poder aquisitivo mais alto; ou casas para famílias ou um público mais velho.
Ou seja, em relação ao investimento, a possibilidade de público alvo é enorme, o que faz com que você tenha maior variedade na escolha dos seus objetivos.
Leia sobre o ROI imobiliário – Retorno sobre Investimento de imóveis.
E por fim, se você busca uma cidade completa e com muitas opções de investimento comercial (abrir negócios), ou até para morar perto do trabalho, o Gama proporciona uma qualidade de vida ótima.
Então, se está buscando imóveis no Gama, ou em qualquer outra região do Distrito Federal, fale com a gente! Podemos ajudar você na busca do seu lar, ou com as possibilidades de investimento em imóveis comerciais e residenciais como fonte de renda.
Veja quais serviços oferecemos para proprietários de imóveis para locação, e faça a escolha certa na hora de contratar uma imobiliária para administrar o seu patrimônio!