Regiões do Distrito Federal: Taguatinga

regioes-do-distrito-federal-taguatinga

Taguatinga, capital econômica do Distrito Federal, é uma região com infraestrutura e expansão urbana constante. Para quem pretende empreender é perfeita, pois proporciona muito movimento no comércio. E é também ótima para moradia, porque é completa, oferecendo a seus moradores tudo que uma grande cidade oferece.

Taguatinga está localizada a exatos 19 km do Plano Piloto e possui a terceira maior população da capital. Uma região que se expande cada vez mais, teve seu início oficial em 1970, quando o Governador Hélio Prates da Silveira reconheceu Taguatinga como uma das cidades de Brasília


Desde então, abençoada por sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a cidade se desenvolve especialmente em função do comércio e da renda gerada pelos empregos da população. 


Atualmente, Taguatinga é um polo comercial para as regiões próximas, e tem o m² a R$15 – bem abaixo da maioria das regiões de Brasília – desse modo, a cidade apresenta-se como uma grande oportunidade de investimento imobiliário, e mesmo, de moradia, visto que o valor do m² tende a valorizar nos próximos anos. 

Veja também: Brasília Além do Distrito Federal

História

Para entender um pouco melhor sobre a cidade, é importante revisitarmos o passado e entender o que havia aqui, antes da construção da cidade. De acordo com o Wikipedia, a área foi povoada exclusivamente por indígenas até meados de 1749. 


Esse território, que hoje é conhecido como Taguatinga, possui uma história muito rica, e remete a dois séculos antes da construção de Brasília e do Distrito Federal. 


Os Tropeiros e Bandeirantes foram os primeiros imigrantes atraídos para a região, no período dos desbravamentos do território nacional. Alguns destes permaneceram na área com a ambição de encontrar ouro e diamantes, formando assim, o primeiro povoado. 


Nesta mesma época, foi instalada a fazenda de Taguatinga. Propriedade de Gabriel da Cruz Miranda.[livro 1] Posteriormente, essa fazenda é quem concede o nome para a cidade em questão. 


É claro que, a estruturação da cidade, como conhecemos hoje, surge muito tempo depois. Quando uma grande massa de pessoas do País todo é atraída pelas oportunidades e pelos sonhos que surgiam com a construção de Brasília. 


Os operários chegavam aqui em busca de trabalho, e encontravam um grande pátio de obras, que era Brasília na época. Encantados com as possibilidades de uma vida melhor, decidiram permanecer nesta região. Contudo, não possuíam condições para residir de forma regular.


Então, essa nova população invadiu terras e construiu barracos. Como alternativa para essa situação e resolver o problema, o Governo fundou a cidade de Taguatinga em 5 de Junho de 1958. Justamente nas terras que pertenciam àquela antiga fazenda. 


Quando fundaram a região, tentaram dar o nome de “Vila Sarah Kubitschek” em homenagem à então primeira-dama. No entanto, esse nome não “emplacou” e mudaram para “Santa Cruz de Taguatinga”. Entretanto, no fim, permaneceu apenas como Taguatinga. 

Logo em seguida, a chegada dos primeiros habitantes, a cidade recebia a construção de escolas, hospitais e comércio. Tudo isso para comportar essa nova população, e assim surgiu a primeira cidade-satélite de Brasília que em 2021 completou 63 anos.

O que tem em Taguatinga


Por conta da população trabalhadora, comércio e empregos, a região desenvolveu-se rapidamente. Hoje, Taguatinga é conhecida como a capital econômica do Distrito Federal. 


Essa cidade-satélite é super dinâmica e movimentada. Desse modo, se destaca como uma das mais auto suficientes do Distrito Federal. 


A forma como foi estruturada, e também como se desenvolveu com o passar dos anos, possibilita a oferta de diversas opções de lazer e infraestrutura, para que os seus moradores não precisem se deslocar para outros locais.

Lazer

Dentre essas diversas opções, a Administração Regional de Taguatinga cita em sua cartilha alguns destaques:

Relógio da praça central

relogio-da-praça-central

Como símbolo principal da cidade, há o Relógio de Taguatinga, que foi tombado como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal.


Inaugurado em 22 de outubro de 1970, essa obra possui 17 metros de altura, e tem suas quatro faces voltadas para os pontos cardeais. O engenheiro Adail Dalla e seu construtor, o engenheiro Roper de Souza, idealizaram o projeto. Este monumento foi uma doação do EIchi Yamada, na época presidente da relojoaria multinacional japonesa Citizen.

Praça do DI

praca-do-di

Quase tão antiga quanto a cidade, a praça do DI recebe esse nome pois era a sede do Departamento Imobiliário de Taguatinga. Na época da criação da cidade, esse era o endereço de cadastro para futuros moradores, e também, o local da organização e distribuição de loteamento. 


Sua inauguração data 1959 e na década de 80 teve seu nome alterado para Santos Dumont, apesar de continuar sendo chamada de Praça Di. 

Parque Saburo Onoyama

parque-saburo-onoyama

Uma das áreas de lazer mais utilizadas na cidade é o parque Saburo Onoyama, também conhecido como parque ecológico em Taguatinga Sul, o local é dedicado à prática de esportes e entretenimento. Oferecendo cinco quadras esportivas, duas de peteca, campo de futebol, churrasqueiras e até mesmo piscinas. 


A sua estrutura é englobada pelo ARIE – Área Relevante de Interesse Ecológico, em conjunto com o Parque Juscelino Kubitscheck, abarcando assim o Parque Boca da Mata (na Ceilândia) e o Três Meninas (em Samambaia).

O parque Taguaparque

o-parque-taguaparque

Mais conhecido como Taguaparque, essa área é o grande diamante da cidade. Oferece aos moradores lazer e contato direto com a natureza. Entre os limites de Taguatinga e Vicente Pires, o parque possui 89 hectares, contando com pista de corrida e ciclovia. 


Além disso, a estrutura comporta ginásio coberto, 10 quadras de areia, academias ao ar livre, 5 campos de futebol, 2 quadras poliesportivas, e área dedicada para crianças com um parquinho.


Mas ainda não acabou, para quem gosta de esportes radicais, o local possui pista de skate e uma de motocross. 


Essa estrutura de lazer ainda possui o Portal da 12 missa, um centro cultural de 1.160m2, um auditório com aproximadamente 400 lugares, um teatro de arena, um palco com 173m2, três salas de aula e um hall de exposição e recepção. Nestes locais são organizados grandes eventos como o aniversário de Taguatinga, Festa de Pentecostes, dentre outros.

Cultura e Eventos

A cidade, além de contar com diversos parques e áreas de lazer, também é um polo de cultura para a região. Pois recebe diversos eventos – musicais, esportivos e de arte. 

O teatro é um ponto importante no que concebe o lazer dos moradores de Taguatinga, há diversas peças e eventos espalhados pela cidade. Um espaço que se destaca com esse intuito é o Centro Cultural Sesi que recebe diversos espetáculos, como peças de teatro, musicais entre outros. 

O vôlei torna-se atração principal quando o assunto é esporte, afinal, Taguatinga é o anfitrião oficial dos jogos realizados na capital. 

Para quem gosta de compras, a cidade-satélite também não decepciona. Há diversos centros comerciais, mas a referência fica para os dois principais shoppings da cidade, o Taguatinga e o Alameda.

Além disso existem as avenidas comerciais norte e sul, que oferecem diversos estabelecimentos e comércio variado. 

Quando o assunto é comércio, é necessário dar atenção especial para a Feira dos Goianos. Ela surgiu há aproximadamente 12 anos, quando donos de pequenas confecções se uniram e adquiriram um galpão no centro do setor de indústrias. Com o intuito de conquistar o mercado de alto poder aquisitivo do consumo de roupas da região. 

Com o tempo, a feira mostrou grande potencial e atraiu as confecções do DF e entorno. Nos últimos anos, a Feira dos Goianos cresceu tanto que transformou-se no grande centro de comercialização e revenda de vestuário da região Centro-Oeste. Os preços competitivos atraem lojistas, revendedores autônomos e representantes comerciais do DF, Minas Gerais e outros estados. 

Por último, quem busca uma vida noturna agitada, Taguatinga também pode ser uma boa opção. A agenda noturna da cidade é agitada, são casas de show, pubs para todos os gostos.

Estrutura

Como dito anteriormente, Taguatinga permite aos moradores viverem uma vida sem precisar de grandes deslocamentos para outras áreas da capital. A cidade possui a terceira maior população da capital (cerca de 222.598 moradores), e apesar dos problemas recorrentes em muitas cidades brasileiras, aqui há uma boa estrutura de saúde, educação, transporte e segurança. Tornando essa região, quase uma cidade independente. 


A cidade-satélite continua em plena expansão, atualmente, são mais de R$ 400 milhões de reais em investimentos em infraestrutura. Uma das principais obras que tendem a valorizar a região é o Túnel. No momento, ele é a maior obra do Distrito Federal e será entregue em 2022. Irá integrar Taguatinga e Ceilândia através da Avenida Elmo Serejo.

Educação

A região conta com 14 Escolas, 11 Centros de Ensino Fundamental, 3 Centros de Ensino Médio, 5 Centros Educacionais e uma Escola Bilíngue.  Essa estrutura de escolas abrange todos os níveis do ensino regular.


Em suma, uma criança que nasce em Taguatinga é capaz de estudar toda sua vida acadêmica sem precisar deslocar-se para outra cidade ou região.

Transporte

A cidade conta com linhas de metrô com destino para o Plano Piloto, Ceilândia e Samambaia. Hoje, existem duas estações em pleno funcionamento: Praça do Relógio e Taguatinga Sul. 


Os ônibus também auxiliam na mobilidade urbana, há um fluxo razoável para outras regiões do Distrito Federal. 


Apesar das diversas opções de transporte coletivo, o carro ainda é o meio de transporte mais utilizado (45%), ficando o ônibus em segundo lugar (32%).

Segurança

Taguatinga é uma área que possui policiamento público ativo. Entre os departamentos de segurança pública, estão 2 postos de atendimentos do DETRAN (um deles vinculado ao Na Hora), 4 departamentos policiais – entre eles, o posto policial do Hospital Regional de Taguatinga, o 2º Batalhão da Polícia Militar, o Comando de Policiamento Regional Oeste, o 2º Grupamento de Bombeiro Militar e a Diretoria de Inativos e Pensionistas.

Saúde

A cidade possui o Hospital Regional de Taguatinga, mas também conta com 7 Centros de Saúde, 1 Clínica da Família e 1 Posto de Saúde Urbano. Há também diversas clínicas e hospitais particulares.

Comércio, indústria e empregos

Considerada por muitos a capital econômica do Distrito Federal, Taguatinga não parou de crescer desde sua inauguração. Hoje, com 63 anos de idade, esta região do Distrito Federal possui diversidade econômica, competitividade na indústria, comércio e muito mais.

A cidade alavancou o seu desenvolvimento principalmente por função do comércio. Este, é um mercado super aquecido e repleto de oportunidades para quem quer ganhar dinheiro. O comércio é extremamente diversificado, auto suficiente e atrai consumidores das regiões e cidades próximas. 

A Avenida Comercial Norte evidencia o crescimento do comércio na região. Com 8 quilômetros de extensão, tem espaço para todo tipo de comércio, desde lojas grandes a pequenas. No momento, a avenida começa a crescer verticalmente e ganha prédios de doze andares. 

Em relação às indústrias da região, estão localizadas no Setor Industrial (QI) e na CSQ. Tendo uma produção bem variada, exportam seus produtos para outros estados e outros países. 

Leia também: Regiões do Distrito Federal – DF: Grande Colorado

Diferente das outras regiões do Distrito Federal, a Agropecuária de Taguatinga é situada com grande proximidade do centro urbano, facilitando o escoamento da produção. A cidade destaca-se principalmente na produção de hortaliças e grãos com uma pequena participação na exploração da bovinocultura. 

Com uma economia tão diversificada, torna-se uma grande potência em oportunidades de negócios e geração de empregos. Sendo um terreno fértil para quem quer investir em imóveis, para residir ou alugar.

Conclusão

Taguatinga é uma cidade que se desenvolveu de forma rápida e estruturada. Apesar de não ter sido planejada, assim como o plano piloto, foi construída a partir das necessidades de seus habitantes, dito isso, fica evidente que apesar de necessitar de investimentos em segurança, saúde e infraestrutura (assim como muitas outras cidades do mundo) é capaz de oferecer uma excelente qualidade de vida a seus moradores. 

A independência da região em relação ao Plano Piloto, e também a sua autossuficiência econômica, trazem segurança aos proprietários de imóveis, que sempre possuem inquilinos interessados. 

E também aos trabalhadores, que desfrutam de uma cidade com comodidades de uma grande metrópole. Com o valor do metro quadrado abaixo de outras regiões de Brasília, Taguatinga mostra-se uma excelente oportunidade para o setor imobiliário.

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp