fbpx

Saiba quais são as regiões administrativas em Brasília

quais-são-as-regiões-administrativas-de-brasília-32a62563-640w

As regiões administrativas do Distrito Federal representam oportunidades de negócio e de moradia. Ao todo em Brasília possui 33 Regiões Administrativas (ou cidades-satélite).

Distrito Federal

O Distrito Federal possui particularidades, especialmente se comparado às demais regiões do Brasil. Dentre as distinções, uma das principais (e que mais confunde quem não é da cidade), são suas subdivisões administrativas e geográficas. 


De acordo com o IBGE, a população do DF atingiu em 2020 a marca de 3 milhões de pessoas. Mas todas essas pessoas não residem apenas no Plano Piloto, e como muitos sabem, o Distrito Federal é muito mais que apenas Brasília.


Leia também – Brasília além do Distrito Federal


Antigamente era comum chamarmos as regiões que estruturam o DF como Cidades-Satélites. Contudo, essa nomenclatura foi deixada de lado, sendo trocada por Regiões Administrativas (RAs).

Hoje, ao total, o DF é formado por trinta e três (33) Regiões Administrativas (RAs). Que ganham esse nome pois cada uma possui um órgão administrativo próprio, e tem a intenção de facilitar o controle e a administração da Capital.

O que é uma região Administrativa em Brasília


A denominação das Cidades-satélite para Regiões Administrativas (RAs) foi proposta pelo governador Cristovam Buarque. Segundo ele, a antiga nomenclatura era depreciativa para as cidades. Como se estas não tivessem importância e servissem apenas para “orbitar” o Plano Piloto. 


Então, a alteração ainda gera desconforto para alguns brasilienses, como explicita o jornal Metrópole em seu texto: Que “região administrativa” o quê? Cidade-Satélite tem história.

Seja como for, a legislação vigente nos impõe chamar essas cidades de regiões administrativas, mas o que seria isso?


De acordo com “Conceito.De”, uma região administrativa é: uma divisão regional organizada pelo Estado para facilitar a administração. Estas regiões têm uma origem artificial, pois são criadas a partir de uma lei. De fato, essas divisões não levam em conta critérios geográficos ou culturais. Ou seja, obedecem critérios puramente administrativos. 


Em linhas gerais, o Governo cria fronteiras imaginárias entre uma região e outra para delimitar quem será o responsável por gerir aquele território.

Quais são as regiões Administrativas de Brasília


No total, o DF possui trinta e três (33) regiões administrativas, sendo elas:


Plano Piloto (61 anos), Gama (61 anos), Taguatinga (63 anos), Brasilândia (88 anos), Sobradinho (61 anos), Planaltina (162 anos), Paranoá (64 anos), Núcleo Bandeirante (64 anos), Ceilândia (50 anos), Guará (52 anos), Cruzeiro (61 anos), Samambaia (32 anos), Santa Maria (28 anos), São Sebastião (28 anos), Recanto das Emas (28 anos), Lago Sul (61 anos), Riacho Fundo (31 anos), Lago Norte (61 anos), Candangolândia (65 anos), Àguas Claras (18 anos), Riacho Fundo 2 (26 anos), Sudoeste / Octogonal (18 anos), Varjão (30 anos), Park way (60 anos), SCIA (32 anos), Jardim Botânico (17 anos), Itapoã (16 anos), SIA (52 anos), Vicente Pires (32 anos), Fercal (64 anos), Sol Nascente (2 anos), Arniqueira (2 anos).

Essas regiões são verdadeiras cidades e geram grandes oportunidades de investimento no setor imobiliário. 


Veja também 4 dicas para colocar um imóvel em brasília para alugar e aumentar sua renda

Conheça as Regiões Administrativas do DF

Região Administrativa RA I: Plano Piloto

Criado em 21 de abril de 1960, o plano piloto é o pilar principal de Brasília. É aqui que estão localizados os ministérios, Senado e Câmara dos Deputados. Em suma, é o centro administrativo do País. Para quem não é de Brasília, esse é o principal cenário do imaginário popular quando falamos de Brasília. Mas também é o principal plano de fundo dos principais telejornais do Brasil. Localizado no centro, o Plano Piloto possui 210 mil habitantes e conta com um dos m² mais valorizados da região e do País.


Veja como funcionam os endereços de Brasília, e você também entenderá muito melhor sobre o planejamento inteligente do plano piloto.

Região Administrativa RA II: Gama

Então, fundada em doze de outubro de 1960, a cidade de Gama, que emprestou o nome de uma fazenda da região, possui 134 mil habitantes e fica a 30km do plano Piloto. É uma região em desenvolvimento e também uma das regiões com os imóveis mais baratos do Distrito Federal.

Região-Administrativa-Gama

Região Administrativa de Brasília RA III: Taguatinga

Oficialmente, Taguatinga foi fundada em 5 de junho de 1958, possui 207 mil habitantes e está localizada a 19 km do Plano Piloto. É considerada por muitos a Capital econômica do DF. 


Por isso, praticamente uma cidade autossuficiente, Taguatinga surgiu da necessidade de alocação dos moradores que vieram construir Brasília. 


Possui um comércio e indústria pungente, capaz de causar inveja em muitas outras cidades do país. Mas, por conta do seu desenvolvimento, e do constante investimento em infraestrutura, a Região Administrativa RA III é uma das responsáveis por movimentar o setor imobiliário da Capital Federal. 


Hoje, ainda, é possível encontrar o m² barato, mas a precificação de imóveis pode oscilar muito de acordo com o que o imóvel oferece e a região escolhida.


Conheça mais sobre a cidade em:
 Regiões do Distrito Federal:Taguatinga

Regiao-Administrativa-Taguatinga

Região Administrativa de Brasília RA IV: Brazlândia

Repleta de encantos e atrativos, contempla 8,32% do território do DF e é polo de festas tradicionais como a do Divino, Morango, Carnaval e a Via Sacra.


Brazlândia foi fundada muito antes do Plano Piloto, e ainda possui ares de interior. Com 51 mil habitantes e a 51 km do Plano Piloto, possui sua própria cultura e costumes.


Por isso, pelo seu clima de interior, o mercado imobiliário tende-se a regiões agrícolas e grandes propriedades rurais.

Região Administrativa RA V: Sobradinho

Assim como o Plano Piloto,  Sobradinho é uma cidade planejada e estruturada. Com a data de fundação em 13 de maio de 1960, possui 68 mil moradores e fica a uma distância aproximada de 22 km do plano piloto. 


Essa região possui um mercado imobiliário extremamente aquecido e com oportunidades constantes para investimento no ramo imobiliário. 


As atividades são predominantemente no Comércio 34%, Administração Pública 24%, e Serviços Gerais 11%. A Construção Civil representa 4%.


Conheça também uma das regiões mais valorizadas dentro do Sobradinho, o Grande Colorado 

Região Administrativa RA VI: Planaltina

Recebendo milhares de turistas todos os anos, Planaltina é a sede dos principais eventos religiosos da Capital. Foi fundada em 19 de agosto de 1859, sendo a região mais antiga de todo o Distrito Federal. Possui cerca de 190 mil moradores e está a 39 km do Plano Piloto. 


Por ser uma cidade muito mais antiga que outras regiões, ela não planejou sua infraestrutura e urbanização tão detalhadamente quanto em outros locais, e desenvolveu-se conforme crescia.


Por isso, a região tem sérios problemas de infraestrutura, saneamento e saúde. Fazendo com que a região tenha imóveis mais desvalorizados em relação a outras áreas do DF. 

Região-Administrativa-Planaltina

Região Administrativa RA VII: Paranoá

A Administração Regional do Paranoá fundou oficialmente a Região Administrativa RA VII, com aproximadamente 44 mil habitantes e a 25 km do Plano Piloto, pela Lei nº 4.545 de 10 de dezembro de 1964.


As Administrações Regionais de Brasília e do Paranoá, contudo, só foram implantadas efetivamente em 1989 pela Lei nº 049 (25/10/89). Nesse meio tempo, esta região ficou subordinada ao Gama. 


O território do Paranoá constitui-se por Unidades de Conservação, incluindo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Lago Paranoá e a Área de Captação do Tamanduá, que a Caesb administra.

Região Administrativa RA VIII: Núcleo Bandeirante

A 26 km de distância do Plano Piloto, e conhecida anteriormente como “Cidade Livre“, essa região foi uma das primeiras ocupações dos operários construtores de Brasília. Posteriormente, a área foi urbanizada e tornou-se uma das regiões administrativa do Distrito Federal.


Foi estruturada como parte das obras de infraestrutura necessárias à construção de Brasília. Sua existência estaria limitada ao período da construção da Capital Federal (1956-1960).


Os lotes foram cedidos em sistema de comodato, isto é, a escritura não era definitiva e deveriam ser devolvidos no final de 1959. Para incentivar a vinda de comerciantes para a região, a localidade também estava livre do pagamento de impostos. E é daí que surge a origem do nome Cidade Livre. 


Contudo, em 1989, o Núcleo Bandeirante passou a compor a Região Administrativa VIII, englobando a Candangolândia e o Riacho Fundo, com uma área de 143,43 km². Em 1994, estas duas localidades são transformadas nas RA XIX e XVII e o Núcleo Bandeirante teve sua área reduzida para 82,32 km².

Por ser uma das regiões mais tradicionais de Brasília, e portanto conhecida, o Núcleo do Bandeirante é uma região com o maior índice de imóveis alugados. E ainda conta com pontos turísticos bem conhecidos, como: Casa do Pioneiro, a estação ferroviária Bernardo Sayão, Paróquia Dom Bosco e Museu Vivo da Memória Candanga. 

Região Administrativa RA IX: Ceilândia

Uma das áreas mais populosas do DF, a Região Administrativa RA IX foi fundada em 26 de março de 1956. Hoje possui uma média de 479 mil habitantes e está localizada a 26 km do Plano Piloto. 


Então, com um dos maiores crescimentos imobiliários dos últimos anos, em relação às outras regiões de Brasília, Ceilândia abriga um dos campus da Universidade de Brasília (UNB). O que torna a região um campo fértil para investimentos imobiliários, especialmente para quem tem intenção de investir em imóveis para locação (com destaque para estudantes).

Região Administrativa RA X: Guará

Considerada uma das regiões mais promissoras quando o assunto é investimento imobiliário, a Região Administrativa RA X, mais conhecida como Guará, foi fundada em 5 de maio de 1969. Recebeu esse nome em homenagem ao córrego Guará, que por sua vez faz menção ao Lobo Guará. 


Com 133 mil habitantes, e a 11km do Plano Piloto, a região tem mudado muito desde sua fundação. As residências, que antes eram principalmente as casas originais construídas pela Sociedade Habitacional de Interesse Social, deram lugar a condomínios de classe média, prédios de luxo de até vinte andares e à construção de novas quadras residenciais.


Conheça também o Park Sul, pertencente à cidade do Guará, é uma região de grande expansão imobiliária.

Região Administrativa RA XI: Cruzeiro

Fundado em 30 de novembro de 1959, o Cruzeiro é muito próximo ao Plano Piloto (7km de distância). Possui em média, 29 mil habitantes e foi constituído prioritariamente por quadras residenciais (casas e apartamentos). Por sua localização privilegiada, próximo ao parque da Cidade Sarah Kubitschek, é uma excelente opção para morar ou investir em imóveis de aluguel.

Região Administrativa RA XII: Samambaia

Apesar da sua fundação recente, 25 de outubro de 1989, Samambaia é a segunda cidade com o maior número de habitantes, um total de 258 mil (8,01% da população do DF). O nascimento dessa região surge justamente dessa necessidade: abrigar pessoas que migram de outros estados para a Capital Federal. 


No passado recente, Samambaia pertencia a RA de Taguatinga, contudo, com o crescimento populacional da região, a área tornou-se uma Região Administrativa. Subdivida em quadras residenciais, comerciais, e industriais. A área total da RA é de 102,64 km2 que geram grandes oportunidades para o setor imobiliário que cresce ano a ano.

Região Administrativa RA XIII: Santa Maria

Com a data de fundação de 10 de fevereiro de 1990 e com 125 mil habitantes, Santa Maria está a 26 km do Plano Piloto. A Região possui um dos metros quadrados mais baratos da Capital e é rica em nascentes, rios e cachoeiras. 


O Governo realizou um grande programa de distribuição de lotes que deu origem à área. Nos primeiros anos de fundação, a região tinha pouca infraestrutura urbana. Contudo, atualmente, a cidade conta com quase 100% de ruas asfaltadas e recentemente inaugurou seu primeiro hospital, o Hospital Regional de Santa Maria.

Região Administrativa RA XIV: São Sebastião

Fundaram essa região administrativa em 25 de junho de 1993, a 26 km de distância do Plano Piloto, em homenagem direta ao “Seu Sebastião”, um comerciante muito conhecido na época. Com 99 mil habitantes, essa cidade viu na última década um aumento exponencial no setor imobiliário.

Região Administrativa RA XV: Recanto das Emas

Fundada em 28 de julho de 1993, a Região Administrativa RA XV chama atenção pelos seus imóveis de baixo custo. É próxima de Taguatinga e Samambaia, que em comparação, possuem imóveis de maior valor.

A cidade fica a 26km do Plano Piloto e possui uma população de 146 mil habitantes. Gerando possibilidades de investimentos a longo prazo.

Região Administrativa RA XVI: Lago Sul

Considerada uma das regiões mais nobres da Capital Federal, como é comumente chamado, o Lago Sul fica a 8 km do Plano Piloto e foi fundado em 10 de janeiro de 1964. Possui aproximadamente 28 mil moradores e um dos metros quadrados mais valorizados de todo DF. 


Para os que têm interesse em escolher uma nova região para investir em imóveis para alugar, vale a pena considerar as vantagens de ganho oferecidas pelo Lago Sul. 


Localizado perto do famoso Lago Paranoá, entrega facilidades aos moradores por ter muitas lojas de conveniências, como drogarias 24 horas, supermercados, restaurantes, academias, clínicas médicas, hospitais, etc. 


Além disso, o Lago Sul se destaca por estar muito próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília. Essa característica possui uma forte influência na movimentação de pessoas e no poder de compra. 


Veja mais em: Vantagens de ter um imóvel para alugar no Lago Norte e Lago Sul em Brasília

Região Administrativa RA XVII: Riacho Fundo

O Riacho Fundo foi fundado no dia 13 de março de 1990. Com 31 anos de existência, a região abriga 40 mil habitantes numa área que fica a 18 km de distância do plano piloto. 


O nome da cidade surge como homenagem ao córrego Riacho Fundo, um dos diversos córregos e nascentes da região que é famosa por suas belezas naturais.


A cidade conta com Feira Permanente, Parque Ecológico, Skate Park, praças e diversas quadras de esporte, Shopping e outras atrações, o que valoriza os imóveis da região.

Região Administrativa RA XVIII: Lago Norte

Próximo ao Lago Paranoá, a Região Administrativa RA XVIII é habitualmente chamada de Lago Norte, por conta da proximidade com as margens do lago. Muito próxima ao Plano Piloto, a região possui 35 mil habitantes. 


Devido à sua localização e imóveis, essa é uma das cidades mais valorizadas do DF. Sendo fundada em 1 de janeiro de 1964, possui lotes residenciais a partir de R$ 1.000.000,00. 

No Lago Norte você encontra o Iguatemi Shopping, restaurantes renomados, comércio diversificado, academias e escolas.

Região Administrativa RA XIX: Candangolândia

Candango é o nome dado aos operários responsáveis pela construção de Brasília. E é dessa nomenclatura que surge o nome da RA XIX (Candangolândia). Essa cidade surgiu como cidade dormitório, e foi fundada em 27 de janeiro de 1956.


Hoje possui 15 mil habitantes e fica a 11km do Plano Piloto. O mercado imobiliário tem ganhado cada vez mais importância, e um crescimento constante na última década. 

Região Administrativa RA XX: Águas Claras

A 20 km do Plano Piloto, Águas Claras é uma das queridinhas do Distrito Federal. A cidade é muito jovem, fundada em 8 de abril de 1992, mas já conta com 138 mil habitantes e é considerada uma excelente área para residir no DF. 


Por ser uma região repleta de prédios com lazer,  a área ganhou destaque do público que prefere apartamentos em condomínio. A Região Administrativa RA XX no passado pertencia a cidade de Taguatinga, contudo, devido ao seu crescimento, foi necessário essa subdivisão. Apesar de nova, a cidade já ganhou destaque no entorno de Brasília. 


Uma curiosidade e diferencial de Águas Claras é o projeto pioneiro do urbanista Paulo Zimbres, responsável pela urbanização da cidade em meados de 92. Todas as praças da cidade recebem nomes da fauna brasileira. Por sua vez, ruas e avenidas recebem nomes de plantas da nossa flora.


As praças Rouxinol, Faisão, Beija-Flor tiveram seus nomes escolhidos pelos próprios moradores em uma enquete (“Que pássaro deve cantar na sua praça”) realizada em 2008.

Se precisa de ajuda para encontrar um imóvel nesta região, fale com uma imobiliária de Águas Claras.

Região Administrativa RA XXI: Riacho Fundo II

De um imenso vazio no cerrado, foi fundada no dia 6 de maio de 1994 a Região Administrativa RA XXI, mais conhecida como Riacho Fundo II. 


Atualmente com a estimativa de 100 mil habitantes, a cidade nasceu da insatisfação e da luta de uma população que buscava a moradia própria. Essa região com apenas 24 anos de existência, está situada a 18 km do Plano Piloto e se transforma diariamente. Contudo, no momento, o setor imobiliário mantém-se estável. 

Região Administrativa RA XXII: Sudoeste/Octogonal

Uma das áreas com os imóveis mais valorizados do Distrito Federal. Fundaram o Sudoeste em 6 de maio de 1994, e ele conta com aproximadamente 52 mil habitantes. Localizada a 7 km do centro do Plano Piloto, a área destaca-se pelo alto padrão de suas quadras residenciais, imóveis de luxo e um mercado imobiliário muito aquecido.


Então, para quem busca por um local de investimento de alto padrão, talvez essa seja uma das melhores opções de localização.

Região Administrativa em Brasília RA XXIII: Varjão

Fundaram a Região Administrativa RA XXIII em 6 de maio de 1989, geograficamente próxima ao Setor de Mansões do Lago Norte. Estimaram a população urbana em 9.215 habitantes em 2015.


Em pouco tempo, a região vem mudando muito. A 11km do Plano Piloto, as casas antes feitas de madeira, que eram fruto de invasão ,hoje são minoria na cidade. 

Houve um período em que a cidade era considerada violenta e alvo predileta de invasões. Hoje, porém, o cenário é totalmente diferente.


O alto investimento em melhorias urbanas e na segurança pública, bem como um trabalho intenso de conscientização social, ambiental e sustentável mudaram a fisionomia inicial do Varjão.


Com localização privilegiada (próxima ao Setor de Mansões do Lago Norte) e a melhoria dos índices sociais da cidade fizeram com que os imóveis ganhassem valor. O comércio local é a principal atividade econômica. Pois a cidade também é exportadora de mão de obra no setor de serviços

Região Administrativa em Brasília RA XXIV: Park Way

Referência pela preservação ambiental, abriga reservas ecológicas e importantes recursos hídricos. Os criadores estabeleceram o Setor de Mansões Park Way (SMPW), ou apenas Park Way, como é popularmente chamado pelos moradores, em 13 de março de 1961. Mas, essa área do Distrito Federal destina-se exclusivamente para fins residenciais.


Com o tempo, a região acabou se tornando uma das áreas mais valorizadas do DF, com os imóveis e o mercado imobiliário sendo super aquecido. Há aproximadamente 30 anos, os terrenos eram trocados por apartamentos inferiores no Plano Piloto, porque se tratavam de lotes distantes da cidade e, na época, não havia grandes expectativas de valorização na região. Com aproximadamente 22 mil moradores, entendeu-se a necessidade de instituir uma unidade administrativa com autonomia própria.

Região Administrativa em Brasília RA XXV: SCIA

De acordo com a Administração Regional do Scia e Estrutural, a cidade compõe o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – SCIA. 


Em janeiro de 2004, a Lei nº 3.315 criou o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), que transformou-se na Região Administrativa XXV, com a Vila Estrutural como sua sede urbana. Hoje, a população estimada é de 35.801 habitantes.


Ou seja, o tipo de imóvel mais comum da região são galpões para abastecimento de empresas locais.


Os imóveis próprios quitados ou em processo de aquisição não chegam a cinco por cento. Os serviços infraestrutura urbana, no entanto, estão presentes em 90% dos domicílios. 

Região Administrativa em Brasília RA XXVI: Sobradinho II

Uma das cidades mais rentáveis do mercado imobiliário de Brasília. Sobradinho II ganhou esse nome pela proximidade com Sobradinho. 


É uma região que não para de expandir e possui 100 mil habitantes, está localizada a 18 km do plano piloto. A sua fundação aconteceu em 27 de janeiro de 2004.

Região Administrativa em Brasília RA XXVII: Jardim Botânico

Criada em 31 de agosto de 2004, a Região Administrativa RA XXVII possui 26 mil habitantes e está a 15 km do Plano Piloto. É uma das regiões mais arborizadas do DF, e por isso pode ser a opção perfeita de moradia para famílias, e para quem gosta de um visual bem arborizado ao redor de sua residência.

Região Administrativa em Brasília RA XXVIII: Itapoã

Entãp, uma novidade no mercado imobiliário, a região de Itapoã foi fundada em 3 de janeiro de 2005, e conta com 67 mil moradores. Sua localização está a 15 km do Plano Piloto.

Região Administrativa em Brasília RA XXIX: SIA

Recém criada, em 1 de agosto de 2005, SIA (Setor de Indústria e Abastecimento) está a 12 km de distância do Plano Piloto e possui 2 mil habitantes. É uma região prioritariamente industrial e possui mais de cinco mil empresas instaladas.

Região Administrativa RA XXX: Vicente Pires

Ainda um pouco carente em infraestrutura, Vicente Pires surgiu em 26 de maio de 2008, hoje com 72 mil habitantes. No passado próximo, a região pertencia a unidade de Taguatinga, contudo, por sua rápida expansão, a região conseguiu tornar-se independente.

Por isso, devido ao crescimento recente, a região tem se desenvolvido e gerado grandes oportunidades de buscas no setor imobiliário.

Região Administrativa RA XXXI: Fercal

Com pouca busca, e situado entre Sobradinho e Sobradinho II, a região tem baixo poder aquisitivo e conta com 8 mil moradores. Foi fundada em 11 de setembro de 1956 e está a 24km do Plano Piloto.

Região Administrativa RA XXXII: Sol Nascente/Pôr do Sol

Anteriormente compunha Ceilândia, a Região Administrativa XXXII foi fundada em 14 de agosto de 2019 a 38 km do Plano Piloto, então ainda está em fase de desenvolvimento inicial. Essa região foi criada por conta do crescimento populacional e para melhorar a administração pública do DF.

Região Administrativa em Brasília RA XXXIII: Arniqueira

A mais nova das regiões administrativas, Arniqueira foi criada em 01 de outubro de 2019, e está localizada a 18km do Plano Piloto. Essa região foi desmembrada da cidade de Águas Claras, então é uma boa opção para quem trabalha nas proximidades e quer aproveitar todos os benefícios de Águas Claras.

Conclusão

Com tantas regiões que se diferenciam em população, história e composição, o Distrito Federal torna-se um ambiente repleto de oportunidades imobiliárias e com cidades para todos os gostos e bolsos.

Nas regiões descritas acima, é possível encontrar cidades pequenas mas com infraestruturas de grandes metrópoles. Como também regiões majoritariamente agrícolas, e que ainda preservam a paisagem e os hábitos do campo. 


Há regiões que representam grandes possibilidades de lucro no futuro, pois ainda estão em fase de estruturação e foram criadas recentemente. E existem outras áreas já estruturadas e com um mercado imobiliário pungente, perfeitas para quem quer investir em imóveis com potencial de locação maior. 


Se você precisa de ajuda na aquisição do seu imóvel, entre em contato com a gente!

Share the Post:

Você Também pode Gostar

Scroll to Top

Preencha seus dados e receba seu guia completo!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha seus dados e fale pelo whatsapp