Neste ano, a taxa de juros está mais baixa e o crescimento no número de abertura de empresas manteve o setor aquecido. Isso pode indicar um bom momento para investir em imóveis comerciais como fonte de renda.
- Imóveis comerciais como meio de investimento: Conheça os benefícios
- Por que investir em imóvel comercial em 2020?
Você sabia que só em agosto deste ano, no DF, 3620 imóveis comerciais foram alugados? Entre eles, as salas comerciais tiveram o maior destaque, com 2230 locações, seguidas pelas lojas, com 1390 novos contratos assinados.
O levantamento do Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF) revelou, ainda, que mais de 2400 imóveis comerciais foram vendidos no estado.
Além disso, o valor de locação por metro quadrado de lojas atingiu uma valorização de 159,60% em regiões como o Gama. Em Ceilândia, o preço por metro quadrado de salas comerciais cresceu 20,28%, o maior incremento para esse tipo de imóvel.
Assim, a compra de um imóvel comercial deixou de acontecer apenas em casos de necessidade. Atualmente, ela se fortalece como um meio de investimento rentável, trazendo segurança financeira para o proprietário.
Na localização correta, esse tipo de espaço se torna uma fonte de renda constante e de alta demanda. Ou seja, você não precisa ser um empresário e administrar comércios para fazer desse mercado sua fonte de renda.
Segundo dados do Ministério da Economia, 2,152 milhões de empresas foram abertas até agosto deste ano. O número é 0,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O empreendedorismo é uma realidade dos dias atuais, assim como o aumento pela procura de espaços comerciais.
Por isso, 2020 é ano ideal para investir em imóveis comerciais como fonte de renda. Para te auxiliar nessa decisão, a equipe Silveira Imóveis reuniu os principais aspectos a serem analisados no processo de compra. Além disso, você conhecerá os benefícios e dicas financeiras para realizar seu sonho de forma segura.
Imóveis comerciais como meio de investimento: Conheça os benefícios
Antes de investir em um imóvel como fonte de renda, é necessário entender as diferenças entre os comerciais e os residenciais. Isso porque o tempo de contrato de aluguel, valores e o período de vacância mudam consideravelmente nessas duas modalidades.
Tempo de contrato mais longo com imóveis comerciais
Os espaços residenciais têm como característica a rápida locação e valores do aluguel mais baixos que os comerciais. Desta forma, o tempo de vacância (período em que o imóvel fica desocupado) pode ser menor.
Porém, os contratos têm menor duração, entre 12 e 30 meses. E isso pode trazer inconstância para os rendimentos do proprietário. Além de que, quando se trata de um imóvel comercial, o negócio depende exclusivamente do seu ponto comercial e público local. Já em um imóvel residencial, o locatário não tem tanta obrigação de continuar no local, e pode decidir se mudar a qualquer momento, e por qualquer motivo.
Os imóveis comerciais geralmente são alugados por maior período, trazendo uma fonte de renda fixa de longo prazo. Em média, o prazo mínimo de contrato é de 5 anos, sendo cumpridos de forma ininterrupta ou somando as renovações.
Além disso, locais com grande fluxo de pessoas ou centros comerciais aumentam o valor agregado do imóvel. Assim, ganha o empresário que tem a sua marca exposta em uma boa localização. E também o dono do imóvel, que pode estender o período do contrato e ter o espaço ocupado por mais tempo.
Leia mais: “ Imóveis residenciais ou comerciais: qual a melhor opção? ”
Menor custo de manutenção com imóveis comerciais
Para os proprietários, o custo de manutenção de um imóvel comercial é consideravelmente mais baixo. Isso porque, de acordo com a Lei do Inquilinato , cabe ao locatário manter o perfeito estado de conservação do espaço.
Aspectos como limpeza, conserto de vidros, jardinagem ou pintura entram nessa obrigatoriedade. Já o proprietário é responsável por reformas estruturais, como reparos na fundação.
A preservação da integridade do espaço é extremamente vantajosa para o locatário. Manter o imóvel com uma boa aparência é essencial para bem atender os potenciais clientes. Desta forma, a probabilidade do dono do imóvel ser surpreendido por danos e prejuízos é baixa. Nestes casos, quem se responsabiliza financeiramente pelos reparos é quem aluga.
Muitos proprietários, porém, se esquecem da importância em se fazer o Termo de Vistoria do imóvel antes de alugar. Este documento descreve tudo o que contém no espaço e o estado dele no momento de entrega para seu inquilino. O parecer é uma garantia de que os danos, sejam eles de qualquer natureza, sejam atribuídos corretamente ao dono ou locatário.
Para realizar o laudo de forma minuciosa e eficiente, conte com o apoio de profissionais experientes.. Em Brasília, a Silveira Imóveis conta com um time especializado para te ajudar a garantir a integridade de seu patrimônio. Fale com um de nossos consultores para saber mais.
Por que investir em Imóveis Comerciais em 2020?
Em um ano de incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus, você provavelmente está mais atento à forma como investe seu dinheiro. E, talvez, esteja adiando o sonho de ter novas fontes de rendimento.
Pois saiba que o mercado imobiliário segue aquecido, e investir em imóveis comerciais como fonte de renda é uma das melhores opções para investir menos, e garantir o retorno a longo prazo. Já que qualquer tipo de comércio precisa de uma loja.
Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a valorização anual média de um imóvel é de 9,4%. A taxa é 44% maior que o rendimento da Poupança no mesmo período, trazendo segurança financeira e patrimonial.
Além disso, no primeiro semestre desse ano os financiamentos imobiliários cresceram 739,7% em relação ao mesmo período em 2019. Os dados são do Banco de Brasília (BRB) e levam em consideração a venda de imóveis no Distrito Federal.
Queda na taxa de juros
Se você pretende comprar imóveis durante a pandemia, a queda da Selic , a taxa básica de juros, pode ser bastante proveitosa. O índice, estabelecido pelo Banco Central (BC), serve de referência para o mercado financeiro, inclusive para o setor imobiliário. Atualmente, o valor está em 2% ao ano, o mais baixo percentual registrado na história.
Mas como a Selic pode impactar no valor de um imóvel? Em suma, quanto mais baixa a taxa de juros, menores serão os reajustes das parcelas durante um financiamento, por exemplo. Assim, o valor final também sofre redução significativa, melhorando as condições de acesso ao crédito por parte das instituições financeiras.
Leia mais sobre como a Taxa Selic pode influenciar o mercado imobiliário.
Carência para início de pagamentos
Com o objetivo de estimular o mercado imobiliário, diversos bancos estão oferecendo carência para pagamentos de financiamentos. As condições especiais podem se estender por até 180 dias, incluindo pausas nas parcelas de contratos já firmados e renegociações.
O resultado é um aumento significativo no número de financiamentos imobiliários. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), essa modalidade de crédito já cresceu 40,5% em 2020. O valor chega a 10,82 bilhões de reais, contra R$ 6,7 bilhões no mesmo período do ano passado.
O aquecimento do mercado também é visto no crescimento de 8,3% na arrecadação do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Este tributo é pago ao governo do Distrito Federal toda vez que um comprador deseja oficializar uma negociação. Os dados são do Sistema Integral de Gestão Governamental do DF.
Por isso pesquise, converse e encontre as opções mais viáveis para o seu momento. E não se esqueça de equilibrar a sua capacidade de investimento com os objetivos para o imóvel. Com disciplina financeira e desejos estabelecidos, você poderá definir qual a melhor solução de crédito para a ocasião.
Conclusão
Adquirir um imóvel comercial como fonte de renda atualmente é uma forma segura e rentável de investimento. Observa-se que, mesmo em um ano atípico, o setor imobiliário se mantém aquecido. E a tendência de crescimento é ainda maior para os próximos anos, com o aumento no número de empreendedores no país. Esteja preparado para atender essa demanda!
Imóveis comerciais bem localizados e com a manutenção em dia sempre terão alta taxa de locação. Além disso, esta modalidade apresenta menor risco de devolução com danos, e contam com períodos de locação mais longos se comparados aos residenciais. Assim, você terá uma fonte de renda a longo prazo, com baixo custo e em constante valorização.
Leia mais: “Veja 4 dicas de compra e venda de imóveis comerciais”
Agora, mais do nunca, a compra auxiliada por profissionais experientes e voltada para as suas necessidades é essencial. Aqui na Silveira Imóveis, contamos com uma equipe especializada em imóveis comerciais para te atender. Seja para escolher a melhor localidade, tipo e tamanho de imóvel, qualidade, estrutura, ou para te oferecer segurança jurídica e fiscal, conte conosco!
Referências: SECOVI/DF , Agência Brasil , JusBrasil , Jornal Contábil , Valor Econômico