Reformar Antes de Alugar: Vale a Pena?
Todas as decisões tomadas na gestão do seu patrimônio terão um impacto. Reformar antes de alugar o imóvel pode significar o aumento da renda e até a facilidade na locação. Porém, isso também pode significar perda de dinheiro. Entenda melhor ao longo do texto.
Se você tem imóveis para locação já se deparou com algumas adversidades ao longo de um contrato. Uma infiltração, janelas emperradas e até a diminuição do preço do seu imóvel. Tudo isso e outros problemas são resultado de uma má gestão do patrimônio.
Reformar antes de alugar o imóvel pode fazer toda a diferença. Mas também é preciso tomar cuidado, pois nem todas as reformas vão valorizar e trazer um retorno positivo sobre o investimento feito. Algumas modificações podem, inclusive, diminuir o valor da locação.
Vale a Pena Reformar Antes de Alugar o Meu Imóvel?
Antes de entrar em detalhes, vamos responder a pergunta do texto. Geralmente, reformar antes de alugar o imóvel vale a pena.
Se você já tem um patrimônio de imóveis, sabe que imprevistos sempre irão acontecer. Atualizar a estrutura do imóvel, realizando reformas sempre que possível, é uma ação preventiva para evitar gastos emergenciais.
Segundo a Lei do Inquilinato, todas as melhorias, reformas e reparos que se referem à estrutura do imóvel e seu bom funcionamento são responsabilidade do proprietário. Sendo assim, os reparos devem ser pagos pelo locador.
Convenhamos, ninguém quer receber a notícia de que precisa pagar um grande reparo na fiação elétrica do imóvel que não reside. Para evitar esse incômodo, garantindo tranquilidade na gestão do seu patrimônio, reformar antes de alugar o imóvel é a solução.
Essa é a melhor forma de evitar dores de cabeça. Além disso, proporcionar uma locação satisfatória fará com que o inquilino queira passar mais tempo no imóvel, evitando o desgaste da mudança e o trabalho de divulgação.
Ou seja, vale a pena investir em reformas antes de alugar o imóvel sempre que:
- Estrutura: Quando a reforma tem como objetivo atualizar a estrutura do imóvel para evitar problemas estruturais futuros.
- Atualização de mercado e valorização de preço: Oferecendo conforto e segurança, o imóvel é valorizado e seu preço de locação aumenta, proporcionando um melhor retorno sobre o investimento.
- Equipar o imóvel: Proporcionando qualidade de vida ao morador, atraindo locatários mais facilmente e aumentando as chances de locar em um curto espaço de tempo.
Mas nem todas as reformas são um bom negócio. Aqui em Brasília, por exemplo, o ar condicionado é um item essencial nos imóveis para locação. Em cidades menos quentes, esse item pode ser dispensado, afinal, encarece o aluguel e não é tão utilizado pelos moradores.
Por isso, tome muito cuidado ao reformar o imóvel e equipar com móveis e eletrodomésticos. Você deve pensar estrategicamente no inquilino que busca por essa locação. Se o item não faz muita diferença em sua rotina, pode ser visto como um gasto desnecessário.
Em Quais Reformas Investir?
Vale a pena reformar antes de alugar o imóvel sempre que se tratar de uma atualização estrutural ou quando oferecer conforto e qualidade de vida para o inquilino, sem encarecer o valor do aluguel com itens pouco utilizados.
Mudanças e Atualizações Estruturais
Primeiro, analise se a mudança faz parte de uma atualização pontual, ou se é uma alteração que acompanha o estilo de vida dos moradores independente da moda.
Por exemplo, se você tem um apartamento para locação em uma avenida movimentada, atualizar as janelas para melhorar a vedação do barulho é uma mudança que, independente do momento, fará a diferença.
Essa é uma reforma que valoriza o imóvel por proporcionar qualidade de vida ao inquilino. Além disso, é uma reforma que irá render para sempre, pois não haverá desgaste.
Outras reformas que vêm fazendo a diferença no dia a dia das pessoas são as voltadas para a praticidade e o dia a dia agitado. O conceito aberto é o maior exemplo que podemos citar aqui.
Pinturas e Revestimentos
Em segundo plano, temos as reformas superficiais. São mudanças menos necessárias do que as anteriores, como a troca de uma janela para isolar o barulho, ou da abertura de paredes para otimizar espaços e unir a família.
Estas reformas têm como objetivo restaurar o imóvel para manter sua conservação, principalmente na troca de inquilinos. É extremamente necessário preparar o imóvel para atrair interessados na locação.
Mobília e Eletrodomésticos
Em alguns casos, equipar muito o imóvel pode causar um efeito reverso. Por isso, nessa terceira esfera deve-se tomar cuidado redobrado.
A mobília, em certas vezes, faz toda a diferença em um imóvel. Aqui na Silveira Imóveis, temos coberturas alugadas onde os móveis foram essenciais para atrair interessados na locação.
Assim como temos apartamentos totalmente sem mobília, que encaixaram perfeitamente no estilo de vida dos inquilinos. Não é em todo caso que alugar um imóvel mobiliado faz sentido. O inquilino pode não gostar do estilo dos móveis, por exemplo.
Móveis planejados costumam causar bons efeitos em qualquer tipo de imóvel. Por serem itens que, ao desmontar e montar, perdem completamente sua qualidade, pouquíssimos inquilinos têm armários da cozinha, banheiro e guarda-roupas. Se o seu imóvel tem isso, gera boas impressões.
Já cama, mesa, forno, máquina de lavar e outras mobílias podem dificultar a locação. Muitos inquilinos já têm seus itens próprios e descartam completamente esses imóveis, por não ter espaço para encaixar sua própria mobília.
Atualização de Mercado
Depois das reformas essenciais, que evitam surpresas financeiras; das reformas superficiais, que deixam os ambientes agradáveis e bonitos; e das atualizações simples, que proporcionam algumas facilidades no dia a dia, como os móveis planejados, temos, por último, as reformas que representam um aumento significativo no valor do aluguel.
São as reformas radicais que visam atualizar o imóvel conforme as mudanças de mercado e suas novidades. Automação residencial, criação de espaços para home office, espaços modernos de lazer, dentre outras. Estas são algumas mudanças que fazem valer a pena reformar antes de alugar o imóvel quando o assunto é rendimento.
Como uma Imobiliária Pode Ajudar?
A imobiliária assume o papel da gestão completa, o que inclui a indicação de melhorias e ações que vão fazer o seu patrimônio render mais.
A principal função da empresa é dar apoio ao proprietário sempre que necessário, desde as decisões fáceis até as mais difíceis. Oferecendo o conhecimento de anos de administração, para evitar erros e dores de cabeça.
Mas antes de contratar uma imobiliária no DF, você deve analisar muito bem o modelo de serviço para não se frustrar. Um atendimento de qualidade, dúvidas sanadas, soluções para os problemas e o seu inquilino bem amparado. Essa é a gestão que o seu imóvel precisa.
Conclusão
Para saber se vale a pena reformar antes de alugar o imóvel, você deve analisar uma série de fatores:
- Estado de conservação: Verifique os itens essenciais para o bom desempenho do imóvel: hidráulica, elétrica, portões, janelas e vidros. Este tipo de reforma não pode esperar, pois o prejuízo depois é muito maior.
- Estética do local: Este tipo de reforma atrai mais interessados e agiliza o processo de locação.
- Praticidade para os inquilinos: Móveis planejados, closet e melhorias não tão essenciais mas que fazem a diferença são válidas.
- Atualização de mercado: Este tipo de investimento só é válido se você tem uma boa estrutura financeira. Estas reformas vão elevar o nível do imóvel e consequentemente irão atrair inquilinos com um poder aquisitivo mais alto.
Para saber se é o momento certo de investir, ou saber se está na hora de realizar alguma reforma essencial, conte com profissionais.
Aqui na Silveira, trabalhamos com uma equipe de reparos parceira e de confiança, que faz análises criteriosas em nossos imóveis em Brasília. Mas nossos clientes – proprietários ou inquilinos – ficam livres para realizar a reforma sugerida. Ou até, para procurar outros profissionais para dar andamento na melhoria.
Se você está pensando em contratar uma empresa, recomendamos fortemente uma análise profunda dos serviços. Pagar a taxa de administração é um investimento como qualquer outro, por isso, analise muito bem onde está colocando o seu dinheiro.
A sua imobiliária ajuda em quê? Veja quando você está tendo prejuízo.
Se você tem imóveis no Distrito Federal para locação, conte com uma imobiliária. Com um serviço completo e atenção totalmente dedicada ao proprietário, inquilino e ao imóvel, garantimos a tranquilidade de um rendimento satisfatório, sem dores de cabeça.