Você já se perguntou como valorizar um imóvel antes de alugá-lo? Com alguns cuidados, você pode aumentar os rendimentos e aproveitar da melhor forma esse investimento, sem precisar gastar muito.
É importante ter em mente que o valor do aluguel considera todas as características do imóvel, como a aparência, o estado de conservação e os benefícios que ele proporciona. Portanto, investir em certas melhorias pode ser o diferencial na hora de disponibilizá-lo para locação.
Se você quer saber mais sobre o assunto, confira aqui 4 dicas incríveis para valorizar o imóvel!
1. Invista na qualidade dos acabamentos
Se você quer aprender como valorizar um imóvel, saiba que os acabamentos de qualidade são uma ótima opção. Além de deixar o ambiente mais agradável, eles são fundamentais na hora de conquistar o inquilino. Alguns cuidados nesse momento, são:
- fazer a manutenção ou trocar o piso;
- verificar todos os rodapés;
- consertar rachaduras e outros problemas nas paredes;
- colocar espelhos em todas as tomadas;
- não deixar fios soltos e aparentes.
O ideal é investir em opções de qualidade, com boa durabilidade e fácil manutenção. Assim, também será mais fácil para o inquilino manter tudo em perfeitas condições para a devolução do imóvel e você evita dores de cabeça.
2. Use cores neutras na pintura antes de alugá-lo
Renovar a pintura faz parte dos acabamentos, mas para isso também é preciso escolher as cores ideais. Aqui, você precisa ter foco nas possíveis necessidades do inquilino, então aposte nas cores neutras e discretas para não errar.
Elas facilitam a decoração e você não corre o risco de desagradar o inquilino por escolher cores que ele não gosta ou que não combinam com os seus móveis ou seu estilo. Dessa forma, o novo morador terá mais liberdade para decorar o imóvel do jeito que mais agradar.
3. Deixe a manutenção em dia ao alugá-lo
A manutenção do imóvel é um dos pontos fundamentais para que ele esteja em boas condições na hora de alugar. Então, antes de anunciar, faça uma vistoria completa e providencie os reparos necessários. Para isso, vale observar:
- parte elétrica e hidráulica;
- portas, janelas e fechaduras;
- torneiras, descargas e outras saídas de água;
- armários, portas e gavetas;
- tomadas, luminárias e interruptores.
Lembre-se de que as locações também envolvem a elaboração do laudo de vistoria e, nessas horas, os inquilinos costumam solicitar reparos ou pedem descontos no aluguel. Assim, você evita desvalorizar o imóvel ou atrasos para a mudança, que podem atrasar o início dos pagamentos.
4. Aposte em móveis planejados para alugar
Muitos proprietários não avaliam essa ideia por causa do custo dos móveis, mas esse é um ótimo diferencial para o aluguel. Eles aproveitam os espaços da melhor forma e são projetados para valorizar o ambiente, tornando o imóvel mais atraente. Outro ponto é que, como o valor do aluguel aumenta com os móveis planejados, logo você vai recuperar todo o valor investido.
Depois de seguir todas essas dicas, também é necessário tirar boas fotos para anunciar o imóvel. Para isso, invista na limpeza para que ele passe uma boa impressão e deixe os ambientes bem iluminados. Se possível, use uma câmera fotográfica, não o celular, e tire várias fotos (com e sem flash). Assim, você terá várias opções para escolher as mais adequadas para o anúncio.
Agora que você aprendeu como valorizar um imóvel antes de alugá-lo, basta se organizar para ver quais dicas podem ser aplicadas e garantir um ótimo rendimento quando encontrar um inquilino!
Se você gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e repasse essas dicas para os seus amigos!