Decidir sobre vender ou alugar o seu imóvel não é uma tarefa fácil. Diversos fatores devem ser levados em conta, como a possibilidade de valorização, a sua situação financeira e a realidade do mercado, que podem influenciar diretamente na viabilidade da negociação da casa/apartamento ou imóvel comercial.
Neste post, mostraremos as vantagens e as desvantagens das duas opções. Continue a leitura!
O que levar em conta na decisão entre vender ou alugar?
É necessário avaliar uma série de fatores antes de tomar a decisão sobre colocar o imóvel para vender ou alugar . Confira alguns pontos!
Avalie a sua condição financeira
Ter um planejamento financeiro é o primeiro passo para saber o que vale mais a pena para você. Alugar um imóvel garante um valor fixo na sua conta todo mês, mas também pode implicar em alguns gastos, como a conservação da estrutura física e possíveis consertos na parte elétrica e na parte hidráulica.
Em caso de dívidas, por exemplo, vender um imóvel significa um respiro financeiro e ainda uma sobra de dinheiro para outros fins. Porém, se o valor devido não for tão alto, é possível negociar e utilizar o pagamento do aluguel para quitá-lo, e ainda conserva o seu patrimônio.
Um ponto que deve ser destacado é que a burocracia para vender um imóvel não é das mais simples. Por isso, se o valor necessário é urgente, procurar outras formas de consegui-lo é o mais indicado. Escolher alugar ou tentar uma negociação com valores fixos (pagamento de vários meses de aluguel na entrada, por exemplo) são opções melhores.
Estude o potencial de valorização do imóvel
Já imaginou vender a sua casa por um valor e, poucos anos depois, ela passar por uma grande valorização? Além de fazer uma avaliação para saber o preço atual do seu imóvel, é necessário pesquisar para conhecer o potencial daquela região e decidir o melhor momento para vendê-lo, se esse for o objetivo.
Uma propriedade é considerada um patrimônio, pois, além de render um valor mensal pelo aluguel, pode ser revendido no futuro. Um bairro com boas perspectivas de crescimento (novas linhas de ônibus ou novas construções, por exemplo) deve ter um boom no preço dos imóveis, o que indica que uma venda posterior seria melhor.
Conheça o preço médio dos aluguéis da sua região
A localização do imóvel influencia diretamente no seu preço, na hora de alugar ou vender. Áreas que recebem mais investimento público e contam com um sistema de transporte mais eficiente, por exemplo, têm um custo mais alto, que pode fazer o aluguel ser vantajoso.
Dessa forma, fazer uma pesquisa sobre o valor cobrado na região ajuda a escolher se locar o imóvel é a melhor solução. Nesse ponto, também está inclusa a questão do potencial de valorização: se existe a possibilidade de a área receber uma atenção maior do Governo, então vender nesse momento pode ser um mau negócio.
Considere os custos do aluguel
O dono ganha um valor mensal pelo aluguel da sua propriedade, mas isso não significa que ele deixe de ter gastos com ela. No contrato de locação, ficam especificadas as responsabilidades de cada parte e, em alguns casos, o locador continua responsável pelo pagamento de algumas contas.
Outro ponto é que as reformas , geralmente, ficam por conta do proprietário. Ou seja, possíveis vazamentos ou infiltrações, por exemplo, devem ser pagos pelo dono do imóvel. Assim, mesmo com o aluguel, é importante ter uma reserva de emergência e se planejar para esses problemas que podem acontecer.
Veja a realidade do mercado imobiliário
Nos últimos anos, o país passou por uma crise, o que influenciou no preço dos imóveis. Com as pessoas com menos dinheiro disponível para gastar, as propriedades perderam valor, e aqueles que precisaram vender ou alugar seu apartamento ou a sua casa tiveram que aceitar propostas mais baixas.
Com o mercado em retomada , a tendência é que o preço dos aluguéis e de venda cresçam, mesmo que de forma lenta. O número de interessados também deve subir, já que um aumento da renda significa uma maior possibilidade de procurar novos investimentos.
Pondere a possibilidade de vacância do imóvel
Um dos grandes problemas de quem disponibiliza um imóvel para alugar é a possibilidade de não encontrar um inquilino. Sobretudo em tempos de crise, é mais difícil encontrar pessoas dispostas a pagar o valor pedido mensalmente, o que resulta em uma queda nos preços médios de aluguel.
Deixar um lugar fechado também resulta em prejuízo, já que o proprietário fica responsável por arcar com os seus custos, como as contas de condomínio, taxa extra, por exemplo. Além disso, a falta do valor do aluguel pode fazer diferença no seu orçamento, então pesquise a procura na região do seu imóvel.
Procure por uma imobiliária para ajudar nesse processo
As imobiliárias fornecem uma ajuda importante ao dono na hora de vender ou alugar o seu imóvel. Seu papel é prover uma orientação profissional para que o cliente resolva todas as questões jurídicas e tenha tranquilidade para receber o dinheiro da negociação de forma correta.
A empresa auxilia em todas as fases do processo de aluguel, desde a procura por interessados até a administração do imóvel. Um dos diferenciais é a possibilidade de receber o repasse do valor mensal mesmo em caso de inadimplência do inquilino, o que traz garantias financeiras para o proprietário.
Além disso, os corretores fazem uma avaliação detalhada do imóvel, o que permite conhecer o seu preço de mercado e saber o quanto se deve cobrar aos interessados. Eles também participam da visita e garantem um atendimento personalizado para o proprietário, que perde menos tempo nessa parte.
Com essa análise, a decisão sobre vender ou alugar o seu imóvel se torna mais fácil. O principal é fazer as contas e conhecer o impacto financeiro das duas possibilidades no seu orçamento, além de todas as questões burocráticas que envolvem esse processo. Não deixe de procurar a ajuda de profissionais para facilitar a decisão!
A Silveira Imóveis tem um departamento jurídico à disposição do cliente e ainda conta com o repasse de aluguel garantido. Entre em contato conosco e saiba mais!